Greta Thunberg discursa em manifestação em Luetzerath, na Alemanha, no dia 14 de janeiro. Foto: Getty Images/Bernd Lauter

A ativista ambiental sueca Greta Thunberg, de 20 anos, foi presa, em 17 de janeiro, na cidade de Luetzerath, localizada no oeste da Alemanha, após protestar com outros manifestantes contra a destruição de uma vila para obras de expansão de uma mina de carvão mineral a céu aberto.

Em vídeo e imagens, a jovem aparece sendo carregada pela polícia alemã até um ônibus da corporação. Greta estava acompanhada de outros manifestantes, que também foram presos pela polícia. 

O grupo estava sentado perto da borda da mina e protestava contra a demolição da vila e de localidades próximas, além de argumentar que a queima do carvão nas atividades da mina intensifica ainda mais o processo de emissão de gases que agravam o efeito estufa. Os ativistas defendem que o carvão que venha a ser encontrado na localidade deve permanecer sob o solo. 

As autoridades locais alegaram que afastaram os manifestantes de uma região supostamente perigosa durante a operação.

Esse não foi o primeiro conflito no local. No dia 14 de janeiro, manifestantes entraram em confronto com a polícia em outro protesto, que também teve a presença de Greta e mais 35 mil pessoas. O grupo tentava entrar em áreas restritas das minas de carvão. 

Manifestantes entram em confronto com a polícia em protesto contra a construção de minas de carvão em Luetzerath, Alemanha. Créditos da Imagem: Getty Images/Sean Gallup

Greta foi liberada horas depois da prisão e fez uma publicação no Twitter sobre o ocorrido:

“Ontem fiz parte de um grupo que protestou pacificamente contra a expansão de uma mina de carvão na Alemanha. Fomos calados pela polícia e depois detidos, mas fomos soltos mais tarde naquela noite. A proteção do clima não é um crime.”

Tradução livre para o português da publicação de Greta.

A mineração em Luetzerath 

Luetzerath, localizada no oeste da Alemanha, tornou-se foco de atenção de ambientalistas em 2020, quando começaram a surgir notícias de que a cidade seria usada para a exploração de linhito, um tipo inferior do carvão fóssil, chamado de carvão marrom pelos alemães. 

Em outubro de 2022, uma área foi vendida pelo governo para a RWE, maior empresa de energia alemã. A justificativa do governo alemão para a construção das minas, destruindo parte da localidade, é de que o país precisa de novas fontes de combustíveis fósseis para suprir a crise energética que a nação passou a enfrentar com a guerra da Ucrânia.

Combustíveis fósseis: materiais produzidos por meio da decomposição de seres vivos, capazes de gerar energia elétrica. São exemplos de combustíveis fósseis: carvão mineral, petróleo e gás natural.

A Alemanha dependia fortemente do gás exportado pela Rússia para a geração de energia. No entanto, por causa da guerra na Ucrânia e das sanções (restrições) que diversos países impuseram aos russos após a invasão do território ucraniano, muitas nações deixaram de dispor desse abastecimento.

No entanto, os combustíveis fósseis são extremamente prejudiciais para o meio ambiente, pois não são renováveis e contribuem para a piora do efeito estufa. Além disso, os manifestantes alegam que a atual quantidade de linhito na Alemanha é suficiente para as atividades de geração de energia, portanto não haveria necessidade de explorar novas áreas. 

Raio X de Greta Thunberg

A ativista ambiental ficou conhecida por realizar diversos protestos no parlamento sueco, pedindo por mais ações contra a degradação do meio ambiente e os efeitos causadores das mudanças climáticas. Greta já fez discursos que ficaram famosos durante a Cúpula das Nações Unidas de Ação Climática de 2019, além de se pronunciar na Cúpula Internacional do Clima de 2018, a COP24. 

Relembre outros momentos importantes na trajetória de Greta e saiba mais sobre a história de vida da ativista:

• A primeira vez em que Greta ouviu falar sobre mudanças climáticas foi aos 8 anos. Na escola, ela assistiu a um filme sobre plásticos nos oceanos e ursos afetados pelo aquecimento global e ficou muito impressionada. 

• Quando tinha 11 anos, ela foi diagnosticada com uma condição que faz parte do transtorno do espectro autista (TEA) que envolve diferentes situações e níveis ligados ao relacionamento social. “Basicamente, isso significa que só falo quando julgo necessário”, explicou Greta em palestra em Estocolmo, na Suécia, em 2018. “Para nós, autistas, quase tudo é preto e branco. Normalmente, não mentimos e não gostamos de participar de jogos sociais, que parecem tão atraentes à maioria de vocês”, afirma a jovem no livro Nossa Casa Está em Chamas.

• Foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz de 2019 e 2020 (dado a pessoas que se mobilizam para promover a paz e um dos maiores reconhecimentos que uma pessoa pode ganhar).

• Em 20 de setembro de 2019, esteve entre as lideranças de um ato que levou milhares de manifestantes às ruas em mais de 150 países, pedindo políticas públicas para combater as mudanças climáticas. Essa foi a 57ª manifestação da sueca pelo clima. 

• Em 2019, foi a cidadã mais jovem a receber o prêmio Pessoa do Ano, da revista Time, além de ser incluída na lista das cem mulheres mais poderosas do mundo, da Forbes.

Greta Thunberg na capa da revista TIME. Abaixo do seu nome está escrito "Power of the youth", que significa "poder da juventude" em inglês. Foto: TIME/ Reprodução.
Greta Thunberg na capa da revista Time, em 2019. Abaixo do nome da sueca está escrito “Power of the youth”, que significa “poder da juventude” em inglês. Foto: Time/reprodução

Glossário

Carvão mineral: tipo de combustível fóssil encontrado no subsolo, capaz de gerar energia elétrica. Esse tipo de combustível é produzido por meio da decomposição de seres vivos. Além do carvão mineral, são combustíveis fósseis substâncias como petróleo e gás natural.

Decomposição: destruição e separação dos elementos que compõem uma matéria natural ao longo dos anos. O processo é feito por bactérias e fungos que absorvem a matéria orgânica e, então, liberam outros nutrientes.

Efeito estufa: fenômeno que mantém o planeta aquecido, mas que é intensificado por gases poluentes, como dióxido de carbono. Ao ser liberados (por transportes ou indústrias, por exemplo), esses gases sobem para a atmosfera terrestre e ficam “presos” ali, acumulando-se em uma espécie de camada. Essa camada impede o calor de sair da Terra e, ao ser intensificada pela ação humana, leva ao aquecimento global, responsável, por exemplo, pelo derretimento de geleiras, que faz com que o nível dos mares aumente.

Fóssil: restos de seres vivos e vegetais, ou evidências de sua existência, preservados em rochas e, muitas vezes, encontrados abaixo do solo terrestre.

Gás russo: é produzido por meio da extração do gás natural e do petróleo, ambos combustíveis fósseis, e é exportado (vendido a outros países) pela Gazprom, empresa de energia da Rússia.

Políticas públicas: conjunto de programas, ações e atividades desenvolvidas pelos governos para garantir direitos da população.

Fontes: Folha de S.Paulo, G1, Exame, Veja, Wikipédia, Exame, Wikipédia e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • GABRIELA GROSSI SILVA

    10 meses atrás

    Que corajosa

  • Nina Oliveira de Araujo

    1 ano atrás

    Nossa!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido