China e EUA
Um dia antes da abertura oficial da cúpula do G20, Joe Biden, presidente norte-americano, e Xi Jinping, presidente chinês, encontraram-se pela primeira vez desde que Biden foi eleito, em 2020. A relação entre as nações é delicada por diversos motivos, como a recente aproximação dos EUA com Taiwan — Taiwan se considera um país independente, enquanto o governo chinês declara que, na verdade, o território faz parte da China (relembre na edição 191).

Após a reunião de cerca de três horas, Biden disse que a conversa foi sincera e que não é preciso se preocupar com uma nova Guerra Fria.

Bonecas russas (formadas por bonecas de vários tamanhos, que se encaixam umas dentro das outras) de Joe Biden e Xi Jinping comercializadas em Kiev, Ucrânia, antes da guerra | #pracegover: a boneca de Joe Biden (à esquerda) é marrom e o traz vestindo terno preto e branco, com a bandeira dos EUA ao fundo. A boneca de Xi Jinping também é marrom, ele também veste terno preto e camisa branca. O fundo é vermelho com a bandeira da China. Crédito de imagem: Chris McGrath/Getty Images

Para Alexandre Uehara, professor de relações internacionais da ESPM e doutor em Ásia, “é necessário que haja conversas entre os presidentes Biden e Xi Jinping. Não se pode fechar as possibilidades de diálogos entre as duas maiores economias do mundo. A manutenção de boas relações entre EUA e China é importante não apenas para o âmbito bilateral, como para todo o mundo, pois atritos entre esses dois países certamente influenciam a economia das outras nações, a segurança e a estabilidade internacional”.

Guerra na Ucrânia
Enquanto a reunião do G20 era realizada, a Polônia (país vizinho à Ucrânia) informou que um míssil caíra em seu território, matando duas pessoas. Até o fechamento desta edição, as investigações apontavam que o mais provável é que o disparo do míssil não tenha sido um ataque intencional e deve ter vindo da defesa aérea da Ucrânia.

As autoridades presentes na cúpula (Vladimir Putin, presidente da Rússia, não compareceu) fizeram uma declaração final condenando a guerra e exigindo a retirada do exército russo do território ucraniano.

Glossário

G20: formado por África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia.

Guerra Fria: período entre 1947 e 1991, em que EUA e Rússia (na época, integrante da União Soviética – URSS) viviam em tensão. Não houve conflito armado, por isso o termo “guerra fria”.

Fontes: DW, CNN Brasil, G1 e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 198 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Sophia Ferreira Raposo aluno.sophiaraposo@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    Meu deus essa guerra ainda :(

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido