Essa não é a primeira iniciativa da França sobre o assunto. O país vem desenvolvendo outras ações para diminuir o desperdício do setor têxtil, um dos maiores do mundo. Crédito de imagem: Getty Images

No dia 11 de julho, foi anunciado que o governo francês passará a pagar um bônus em dinheiro para os cidadãos do país que desejem consertar peças de roupas e sapatos que estão velhos ou danificados. 

A nova medida foi anunciada por Bérangère Couillard, secretária de Ecologia da França, durante uma visita a um centro de moda sustentável em Paris, segundo foi noticiado pelo jornal francês Le Monde

O projeto deve entrar em vigor em outubro de 2023, oferecendo um desconto de 6 a 25 euros (cerca de 31 a 130 reais) no valor do conserto de peças, com o bônus sendo aplicado diretamente no preço dos serviços de reparo. Os valores variam de acordo com a complexidade de cada ajuste, que podem incluir desde um simples furo a uma costura mais detalhada.

A iniciativa visa diminuir o desperdício do país, levando em conta principalmente o setor têxtil (responsável por tecidos e peças de vestimenta). Bérangère Couillard declarou que, segundo estimativa, cerca de 700 mil toneladas de roupas são jogadas fora na França anualmente, com uma boa parte acabando em aterros sanitários, espaço destinado ao descarte final de resíduos sólidos. 

O projeto será financiado por impostos do setor têxtil da França, com um fundo já existente de 154 milhões de euros (aproximadamente, 830 milhões de reais). “Financiado pela contribuição dos fabricantes do setor, esse auxílio reduzirá o custo de seus reparos. A partir de outubro, será mais fácil consertar suas roupas e sapatos do que comprar novos”, escreveu Bérangère Couillard no X (antigo Twitter). 

Publicação da secretária de Ecologia francesa no X

A organização francesa Refashion também participará da gestão do projeto. A secretária de Ecologia espera que diferentes empresas do setor têxtil, como oficinas de costura e sapateiros, passem a aderir à medida, também influenciando, assim, a economia do país e a geração de empregos.

Essa não é a primeira iniciativa da França sobre o assunto. O país vem desenvolvendo outras implantações para diminuir o desperdício do setor têxtil, um dos maiores do mundo: Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), o planeta produz 170 mil toneladas de lixo têxtil anualmente.

Glossário: 

Impostos: taxas que os governos (municipais, estaduais e federal) cobram da população. O dinheiro arrecadado é utilizado em áreas como educação e saúde. No Brasil, alguns dos principais tributos são o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), cobrado das pessoas que têm algum imóvel (casa, apartamento, loja etc.), e o Imposto Sobre Serviços (ISS), em que empresas e trabalhadores pagam para determinado município uma parte do que recebem.

Fontes: G1, CNN, Le Monde, publicação de Bérangère Couillard e Abit

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Mariana Moreira

    8 meses atrás

    Eu achei bem legal! pra não ficarmos jogando fora o que pode ser consertado e ajudar o planeta!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido