No começo de outubro, mais de mil pares de irmãos gêmeos se reuniram na cidade nigeriana de Igbo-Ora para um festival que celebra a fertilidade local. O evento, na 12ª edição este ano, é uma maneira de comemorar esse aspecto raro da região, já que quase todas as famílias dali têm filhos gêmeos. Além de moradores da cidade, pessoas de outras regiões e até de outros países participaram do festival. 

Não há comprovação científica que explique o porquê do grande número de gêmeos na cidade, de cerca de 200 mil habitantes. Algumas pessoas acreditam que o fato se deve à dieta das mulheres de Ibgo-Ora, que inclui a àmàlà, prato típico feito com farinha de inhame.

Segundo o médico nigeriano John Ofem, em entrevista ao jornal The Washington Post, os alimentos consumidos em Ibgo-Ora têm alto nível de determinados hormônios que podem possibilitar a hiperovulação (quando a mulher produz uma quantidade grande de óvulos, sua célula reprodutiva), facilitando casos de gêmeos bivitelinos. Mas a cidade também tem alto registro de gêmeos univitelinos.

BIVITELINOS E UNIVITELINOS
Irmãos gêmeos podem se formar durante a gestação de dois modos. Um deles é quando apenas um óvulo da mulher é fecundado e, então, divide-se em duas partes iguais. Neste caso, os gêmeos terão as mesmas características físicas e o mesmo sexo, sendo chamados de idênticos ou univitelinos. Mas existem também os gêmeos conhecidos como fraternos ou bivitelinos. Eles se formam na gestação quando dois óvulos diferentes da mulher são fecundados. Assim, os irmãos não têm, necessariamente, características físicas nem sexo iguais.

Fontes: Estadão, Fiocruz, G1 e The Washington Post.


Esta matéria foi originalmente publicada na edição 196 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido