Para marcar o Dia Nacional do Surdo, em 26 de setembro, o Joca conversou com alunos portadores de deficiência auditiva para saber como eles se relacionam com as notícias
Em 2022, o número de alunos surdos na rede municipal de ensino de São Paulo aumentou 33% em relação ao ano anterior. Eles podem se matricular em dois tipos de escola da prefeitura: colégios municipais de educação bilíngue (que ensinam português e Libras – a Língua Brasileira de Sinais) e escolas regulares (onde estudam com alunos sem deficiência auditiva e o apoio de intérpretes).
“Os surdos começam a consolidar o processo de alfabetização a partir do 7º ano. Mesmo assim, os mais novos são curiosos em relação às imagens”, explica Luciano Silveira, coordenador da Emebs Anne Sullivan, em São Paulo (SP). Por lá, estudantes que virem uma imagem no Joca e quiserem saber mais podem perguntar para os educadores. Um deles é Carlos Eduardo F., 9 anos: “Aprendi sobre a guerra na Ucrânia. Acho importante saber o que está acontecendo no mundo, então às vezes vejo notícias na TV, como a morte da rainha [Elizabeth II], e jogo os games [no portal] do Joca”.
Já entre os que sabem ler e escrever, os jornais são um modo de aprimorar o português — a primeira língua aprendida por eles na escola é Libras. “Leio o Joca uma ou duas vezes por mês, sozinha ou com o apoio dos professores. É essencial para aprender palavras […] e conhecer o mundo”, diz Taylane da S., do 8º ano.
Na Emebs Professora Vera Lucia Aparecida Ribeiro, também na capital paulista, o jornal é lido pelos alunos com a colaboração de profissionais. “Lemos quinzenalmente com a professora e a instrutora de Libras”, explica Julia da S., 15 anos. Para Maria Eduarda S., 12 anos, ter contato com notícias é uma ferramenta para melhorar o mundo: “É importante conhecer as dificuldades sociais para nos esforçarmos em mudá-las”.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 195 do jornal Joca.
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Acho muito legal! Esse tipo de escola para libra,porque as pessoas com deficiência auditiva podem se comunicar com pessoas que sabem a linguagem de sinais. Assim, eles aprendem a ler,escrever e tudo que deve aprender na infância. Davi Volpe - Magister - 4º A.
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