Confira casos do uso da tecnologia dentro das escolas
Com o lançamento de ferramentas de inteligência artificial (IA) cada vez mais avançadas, muitas escolas têm buscado maneiras de adaptar suas estratégias de ensino e conciliar a sala de aula com essa tecnologia. Enquanto alguns educadores têm uma série de receios sobre como os alunos vão usar a IA, outros aproveitam o recurso no trabalho com os estudantes.
É o caso do Colégio Vital Brazil, na cidade de São Paulo, que utiliza a plataforma Matific nas aulas de matemática. Essa ferramenta é capaz de, por meio de IA, oferecer exercícios personalizados aos estudantes, conforme a necessidade de cada um. Segundo Vanessa Inagaki, coordenadora pedagógica da instituição, o sistema ainda elabora relatórios aos professores que indicam as facilidades e dificuldades de cada aluno. “Todo dia, entro na Matific para ver se tem um jogo novo, a própria plataforma atribui desafios para mim”, diz Heloísa B., aluna do 5o ano.
Segundo Marcelo Lopes, diretor pedagógico e cofundador da Foreducation Edtech — empresa que promove o uso de tecnologias digitais nas escolas por meio de formações de professores e tecnologias próprias —, mesmo antes de os aparelhos eletrônicos surgirem, as inovações sempre causaram uma desestabilização na sociedade. Não é diferente com a IA.
Arthur C. e Lara A., estudantes do ensino médio do Colégio Mater Dei de São Paulo (SP), acreditam que ferramentas como o ChatGPT (IA geradora de textos criada pela OpenAI, saiba mais na edição 199) auxiliam seus estudos, mas não substituem o aprendizado mediado por um professor. “[Esses recursos] não trazem a solução completa do problema, fazendo com que a gente ainda continue pensando e analisando”, explica Lara. Já Arthur diz: “O ChatGPT abrange todas as questões de modo bem geral e faz com que eu consiga decompor a ideia em partes e pequenas novas questões”.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 202 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.