Arte: Milena Branco

Além dos sapos e das rãs, existem as pererecas. Todos fazem parte do grupo dos anfíbios, mas são animais completamente diferentes. A forma mais fácil de diferenciá-los é reconhecendo cores, tamanhos e onde vivem.

Algumas pessoas confundem e até acham que rãs e pererecas são as fêmeas dos sapos. Isso não é verdade, existem sapos machos e fêmeas, como rãs e pererecas machos e fêmeas.

Você consegue identificar sapos pela pele mais seca e cheia de bolinhas bem pequenas. Além disso, eles não são grandes saltadores, conseguem apenas dar saltos curtos.

As rãs, por outro lado, têm a pele úmida, lisa e vivem sempre perto de rios e lagos. Possuem uma pele fina entre os dedos, parecida com a dos patos, chamada membrana interdigital, que serve para a natação.

Já as pererecas têm pernas longas e conseguem dar grandes saltos. Possuem pequenos “discos” parecidos com ventosas nas pontas dos dedos, o que as ajudam a escalar troncos, galhos e folhas. Muitas vezes elas buscam alimento e abrigo em árvores bem altas.

É só lembrar dessas características marcantes e, na próxima que você encontrar um desses bichos por aí, já vai saber como diferenciar.

Glossário

Anfíbios: animais vertebrados com representantes que passam parte da vida na água e outra parte em ambiente terrestre.

Pergunta enviada pelo leitor Pedro P., 13 anos, de São Paulo (SP).

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Alice Carretta Rosa

    2 anos atrás

    Olá Jornal joca! Eu achei interessante a notícia sobre entre sapo e rã mai poderia colocar mais outros anfíbios fora isso achei muito legal tchau Serra ES 23/06/2021

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido