Os dentes dos elefantes e os chifres dos rinocerontes são feitos de materiais diferentes.

As presas dos elefantes, também chamadas de marfins, são os dentes incisivos superiores. Elas são cobertas por uma camada de esmalte, que serve para proteger (não se confunda, não tem relação nenhuma com o produto que passamos na unha). Depois, vem a dentina, que tem uma estrutura menos dura. E, por fim, a polpa dentária, que é a parte com mais vasos sanguíneos e terminações nervosas.

Os marfins crescem durante toda a vida do elefante, em média 15 centímetros por ano. As presas dos elefantes-africanos podem medir 3 metros de comprimento (cerca de duas vezes o tamanho de uma menina de 13 anos) e pesar até 90 quilos. Já nos elefantes-asiáticos, elas são mais leves e mais finas, chegando a pesar 40 quilos.

Os elefantes usam as presas para se defender, cavar o solo para procurar água e arrancar cascas das árvores para comer. Uma curiosidade bem legal é que existem elefantes canhotos e destros (ou seja, alguns possuem mais facilidade em usar o lado esquerdo do corpo, enquanto outros preferem o direito). Por isso, eles ficam com uma das presas mais gasta.

Já os chifres dos rinocerontes são feitos de queratina. Esse material é o mesmo das nossas unhas e pelos. Eles também crescem durante toda a vida do rinoceronte.

Os chifres não possuem vasos sanguíneos nem terminações nervosas. Quando o chifre quebra, cresce novamente sem problemas. Normalmente, o rinoceronte usa o chifre para se defender dos predadores.

Os dentes dos elefantes e os chifres dos rinocerontes são bem diferentes, mas infelizmente o que essas duas espécies têm em comum é que são ameaçadas de extinção. Isso porque muitas pessoas caçam esses bichos para retirar suas presas e chifres e fazer objetos de decoração e remédios. Algumas ONGs e autoridades de vários países trabalham para proteger esses animais.

Pergunta enviada pela leitora Ariela T., 10 anos, de São Paulo (SP).

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    3 anos atrás

    GOSTEI MUITO DA MATERIA "O DENTE DO ELEFANTE É DO MESMO MATERIAL DO CHIFRE DO RINOCERONTE?" DO BIÓLOGO GUILHERME DOMENICHELLI. TRISTE SABER QUE ESSES ANIMAIS SÃO CAÇADOS E ESTÃO AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO, MAS FELIZ POR SABER QUE EXISTEM ONGS E AUTORIDADES DE DIVERSOS PAÍSES, TRABALHANDO PARA PROTEGER ESSAS ESPÉCIES TÃO MAGNIFICAS NA NATUREZA. PARABENS EQUIPE DO JOCA PELO TEMA. ABRAÇO CARINHOSO - PROFª ANGÉLICA NOGUEIRA.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido