Sim, é possível. Não precisa ser cientista para descobrir novas espécies, qualquer pessoa pode fazer isso, incluindo crianças. Existem, provavelmente, milhares de seres vivos que ainda não foram descobertos pela ciência, principalmente entre os invertebrados (animais que não têm ossos) e insetos. Na profundeza dos oceanos, também existem diversos bichos que não conhecemos. 

Quando um pesquisador suspeita que descobriu uma nova espécie, ele vai até o local em que pode encontrar profissionais taxonomistas, como no Museu de Zoologia da USP, em São Paulo, e no Museu Emilio Goeldi, em Belém, no Pará. Os taxonomistas são os responsáveis por avaliar o bicho e catalogá-lo, caso seja uma nova espécie. 

Em 2014, Robert Beeton, com 12 anos na época, descobriu uma nova espécie de aranha durante um acampamento infantil de exploração da natureza no oeste da Tasmânia (estado da Austrália). O garoto estava sob supervisão de adultos e avistou de longe uma aranha diferente de todas que já tinha visto.

Ele apontou de longe o animal para um dos responsáveis, pois não é aconselhável tocar em bichos desconhecidos soltos na natureza (eles podem ser perigosos). Depois que os cientistas comprovaram que aquela espécie nunca havia sido classificada, Beeton teve a chance de nomear a aranha, chamando-a de “paruwi”, uma palavra de origem nativa local que significa “besouro”. Paruwi, segundo o menino, era também o apelido do pai dele, justificando assim a escolha do nome.

Pergunta enviada pelo leitor Luan C., 9 anos, de São José dos Campos (SP).

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Samara Amaral de Oliveira

    1 ano atrás

    que legaaaaaaaal isso é animal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido