RABBIT & BEAR (Julian Gough e Jim Field, Silver Dolphin Books) 

Por Helena Y. T., ex-integrante do Clube do Joca, Araçatuba (SP) 

Rabbit & Bear é uma série com cinco livros, em que cada obra apresenta uma estação do ano e, ao mesmo tempo, mostra a construção de uma amizade. Rabbit e Bear se conhecem quando o coelhinho rouba a comida da ursa no inverno, enquanto ela estava hibernando.

A partir desse conflito, eles viram amigos, e a ursa ensina o coelho a não ser egoísta nem convencido. Ao mesmo tempo em que as estações se vão, a amizade vai se tornando cada vez maior e o coelho vai ficando mais gentil.

A obra é em inglês e não existe uma tradução para o português, mas a linguagem é muito simples e é uma ótima oportunidade para quem está aprendendo a língua. Eu adoro esta série e recomendo muito, pois as imagens são encantadoras (parecem de desenho animado) e os livros são muito engraçados. 

#pracegover: cartaz mostra diversas capas ilustradas de Rabbit & Bear. Em todas há um urso marrom parado em alguma paisagem, como neve e beira de rio. Crédito de imagem: divulgação

BRANCA DE NEVE (Irmãos Grimm, várias editoras) 

Por Clarice Marie L., 6º ano B, Emef Professor Ricardo Vitiello, São Paulo (SP) 

Olá, leitora e leitor!
Somos a turma do 6º ano B e estamos muito felizes em dividir com vocês o que nós achamos do conto original da Branca de Neve, escrito pelos Irmãos Grimm, por volta de 1800.

Você sabia que a versão da Disney que a gente conhece não é a história original da Branca de Neve? Isso porque a Disney achou melhor mudar algumas coisas para o conto ficar mais apropriado para crianças. O mais legal é que não é o príncipe que salva a Branca de Neve da maçã envenenada.

Sobre o conto, achamos que, na hora da vingança da Branca de Neve, ela foi mais maldosa do que a própria madrasta. Você quer saber como ela se vingou? Leia o conto. 

A rainha tenta matar a menina várias vezes, mas não consegue, porque os anões sempre acham um jeito de salvá-la. Como já falamos, não é o príncipe que salva a vida da Branca de Neve com um beijo, e achamos isso superlegal, porque nós, mulheres, não precisamos que príncipes encantados venham nos salvar. Nós podemos fazer isso sozinhas. Só não gostamos muito porque, no fim, o príncipe tenta comprar a princesa. Mulher não é objeto para se comprar.

Se você gostar deste conto, é bem provável que também goste do conto Pretinha de Neve e Os Sete Gigantes, que é mais uma versão de Branca de Neve e Os Sete Anões, escrita por Rubem Filho. Até a próxima e boa leitura!

#pracegover: capa de Branca de Neve mostra uma ilustração da personagem dormindo em uma cama e cercada pelos sete anões. A cor de fundo da capa é roxa. Crédito de imagem: reprodução

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 212 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido