Cine Holliúdy (criação de Cláudio Paiva, Leandro Soares e Bíbi Da Pieve, 2017, Brasil)

Cine Holliúdy é uma série de TV que se passa nos anos 1970. Na história, o prefeito de Pitombas, cidade fictícia do Ceará, bate de frente com o cineasta Francisgleydisson, dono do Cine Holliúdy, única atração cultural do local. Ele atrai toda a população com os filmes exibidos em seu cinema. Porém, com o avanço da tecnologia, o prefeito coloca uma TV na praça. Então o público deixa de ir ao cinema. Com isso, Francisgleydisson perde sua renda e começa a fazer de tudo para que o cinema se mantenha de pé.

#pracegover: a imagem é um cartaz da série, em que se vê um dos personagens usando uma camisa estampada em branco e vermelho. Ele tem bigode. Ao fundo, diversas estampas coloridas. Imagem: divulgação

Como admiradora da obra, acho que a história é contada de forma engraçada. Relata o cotidiano cultural da região e mostra toda a dificuldade do cinema naquela época diante do surgimento da TV. Ao assistir à série, os espectadores conhecem os termos regionais, o tipo de vestuário, observam as construções das casas, o sotaque. Enfim, para mim foi um grande e divertido aprendizado. A TV deveria exibir mais séries assim.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido