Cerca de 20 mil manifestantes contra o governo marcharam de Tel Aviv a Jerusalém em 24 de julho. Crédito de imagem: Amir Levy/Getty Images/reprodução

O Knesset, parlamento* de Israel, aprovou, em 24 de julho, uma das partes mais polêmicas da reforma judiciária (uma série de alterações nas leis do país) promovida pelo governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. A oposição do premiê argumenta que, na prática, as novas leis irão aumentar a soberania de Netanyahu, reduzindo a ação do Poder Judiciário. Os dias após a aprovação seguiram com manifestações intensas por todo o país.

Poder Judiciário: é um dos três poderes, ao lado do Legislativo e do Executivo. O Poder Executivo é responsável por administrar e governar o Estado. O Legislativo elabora leis e as fiscaliza. Por fim, o Poder Judiciário garante o cumprimento e a interpretação das leis. A Suprema Corte é o órgão máximo do Poder Judiciário de Israel.

*Veja o glossário completo ao fim da matéria.

A cláusula foi aprovada por 64 votos a zero no Knesset, em uma maioria absoluta de 120 parlamentares — os contrários à proposta boicotaram o momento da votação. Diversos setores do país reagiram à aprovação. Pessoas lotaram as ruas, reservistas ameaçaram não comparecer ao serviço militar e um grupo de representantes de empresas de alta tecnologia israelenses pagou para que os principais jornais locais estampassem na capa uma imagem toda preta em protesto.

Horas depois da votação, Netanyahu afirmou em rede nacional que a medida é um primeiro passo importante para a democracia. Disse ainda que procurará os parlamentares que são contra a reforma nos próximos dias para que, juntos, discutam a questão, até o fim de novembro.

“Temos consenso. Todos concordamos que Israel precisa permanecer uma democracia forte, que continuará a salvaguardar os direitos individuais de todos.” Disse Netanyahu, em tradução livre.

Glossário

Democracia: forma de governo em que a decisão da maioria determina, por meio das eleições, quais candidatos serão os governantes do país. Também é caracterizada pela distribuição equilibrada do poder — ou seja, ele não fica concentrado em uma única autoridade ou órgão. 

Parlamento: assembleia composta por políticos que representam os cidadãos.

Primeiro-ministro: premiê ou primeiro-ministro é o chefe de um governo parlamentarista, como o do Reino Unido. O cargo também pode figurar em governos semipresidencialistas (ou seja, com a presença de um primeiro-ministro e um presidente).

Reservistas: pessoas que seguem carreira fora do serviço militar, mas que, em tempos de guerra, são convocadas para servir o exército do país.

Fontes: The Jerusalem Post, Instituto Brasil-Israel, primeiro-ministro de Israel, Reuters e Agência Brasil.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido