Quedas de árvores, fechamento de estradas e deslizamentos de terra foram algumas das consequências das chuvas fortes. Foto: Governo do Estado de São Paulo/ Divulgação

De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, 1.546 famílias estão desabrigadas ou desalojadas (role até o fim da matéria para entender a diferença) por causa das chuvas que estão ocorrendo no Estado de São Paulo desde 27 de janeiro. Ao todo, 27 cidades foram afetadas. Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, Embu das Artes, Jaú, Capivari e Agudos estão entre os municípios que mais estão sofrendo com as consequências e já decretaram situação de emergência. 

A onda de precipitações fez com que rios e córregos transbordassem, deixando cidades alagadas e estradas interditadas, e causou deslizamento de terra em locais onde havia casas e outros tipos de construções. Até a publicação desta notícia, 24 mortes haviam sido confirmadas pela Defesa Civil. Além disso, o órgão afirma que sete pessoas estão feridas e oito desaparecidas.

O volume de chuvas já estava acima da média histórica desde a manhã do dia 27 de janeiro. Mas, nos dois dias seguintes, choveu mais do que o esperado para o mês inteiro. Já no interior, foram registradas as maiores precipitações em décadas em janeiro.

As chuvas provocaram alagamentos em 27 cidades do estado. Foto: Governo do Estado de São Paulo/divulgação

Chuvas são comuns nesta época do ano, mas, em decorrência das mudanças climáticas, as nuvens estão quase paradas na mesma região por muitos dias seguidos, o que faz com que as precipitações se concentrem em lugares específicos.

Glossário

Desalojado: quem precisa sair de casa por questões de segurança, como quando há risco de desmoronamento.

Desabrigado: alguém que teve a casa destruída e precisa de abrigo.

Fontes: Defesa Civil do Estado de São Paulo, Fantástico, Folha de S.Paulo, Estadão e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido