Canal aberto

Tenho medo da morte. Como posso resolver isso? Bruno V., 10 anos

Respostas de alunos da E.E. Henrique Dumont Villares (SP)

Esqueça que a morte existe e foque só nas coisas boas. Murilo, 9 anos

Você pode ir à piscina ou ao parque, por exemplo, para esquecer isso. Júlio César, 8 anos

Para esquecer disso, você tem que pensar nas coisas boas. Lucas, 9 anos

Não tenha medo. Todo mundo vai morrer, é uma coisa normal. Pense em coisas boas para se distrair e não pensar nisso. Ana Beatriz R., 10 anos

A especialista
A maioria de nós sente medo da morte, afinal, viver é tão bom, não é mesmo? Mas há fases na vida em que esse medo aumenta. Uma delas é por volta dos 10 anos, que é quando a criança entende os riscos e percebe de forma mais clara o que é a morte. Se esse medo permanecer muito tempo na sua cabeça, procure se distrair com outra coisa, algo de que você goste bastante. Aí esse pensamento vai embora. Ficar pensando nisso deixa qualquer um muito angustiado. Fique tranquilo porque esse medo é normal, ainda mais na sua idade, mas lembre-se sempre de se distrair para que ele vá embora logo.
Natércia M. Tiba Machado – psicóloga clínica, psicoterapeuta de casal e família. Tel.: (11) 99938-0207

A próxima pergunta
Um amigo do meu prédio fica espalhando para todo mundo que minha avó é cega. Isso me deixa muito chateada. Como posso resolver isso? Marina P., 10 anos

O que você faria se…

…fosse um cachorro falante? Julia C., 11 anos, e Enzo, 10 anos

Eu pediria que me levassem para passear. Marco Antônio, 8 anos

Eu pediria que as pessoas brincassem comigo. Lucas V., 9 anos

Eu falaria que gostaria de dormir com o meu dono, porque a minha casinha era muito fria e a cama dele, quentinha. Moisés, 7 anos

Eu pediria que me dessem comida. Heloísa M., 8 anos

A próxima pergunta
…os eletrônicos acabassem? Gustavo, 9 anos

Editores mirins convidados desta edição

Editor-mirim-edicao-136
#pracegover: a foto mostra as editoras mirins Giulia B. (de macacão jeans e camiseta branca), Fernanda A. (usando casaco com estampa de onça) e Maria Clara H. (de macacão jeans e camiseta cinza-escuro). Atrás delas, uma parede laranja com quadros onde se veem capas do jornal Joca. Foto: jornal Joca.

“Achamos muito legal conhecer a redação do Joca e adoramos saber como o jornal é impresso na gráfica”, Giulia B., Fernanda A. e Maria Clara H., 10 anos

Editor-mirim-edicao-136-2
#pracegover: a imagem mostra alunos da Emef José Veríssimo de Matos. Alguns estão agachados na frente e outros de pé atrás. Há também uma professora em pé. Alguns seguram o jornal Joca nas mãos. Foto: jornal Joca.

“O que mais gostamos foi de ver como acontece a diagramação do Joca”, alunos do 5º ano da Emef José Veríssimo de Matos, Osasco (SP)

Quer visitar a redação do Joca e ser o editor mirim convidado da próxima edição? escreva para joca@magiadeler.com.br

Erratas

• O gráfico publicado na reportagem “Internet 5G é lançada na Coreia do Sul e nos EUA”, na página 7 da edição 130, estava com as proporções erradas. Confira o gráfico correto a seguir:

Grafico-Errata-Edicao-136
#pracegover: a imagem traz um gráfico em formato de pizza, onde são mostradas as porcentagens de uso de linhas móveis usadas pelos brasileiros. As informações são: 50% para 4G, 31% para 3G, 12% para 2G e 7% para M2M (máquina a máquina – interliga sistemas de rede e dispositivos remotos). Os dados são da Anatel de 2018.

• Uma das fotos dos editores mirins da Emef José Veríssimo de Matos, de Osasco (SP), publicada na edição 135, está repetida. Confira, acima, a foto correta.

Carta dos leitores

Olá,
Queria parabenizar o Joca pelo Troféu Jovem Leitor. Achei muito interessante. Adoro o Joca, assino o jornal e leio o on-line.
Giulia R.

Olá, jornal Joca, tudo bem?
Gostei muito da reportagem sobre a maratonista aquática Ana Marcela Cunha, publicada na edição 134. Eu também faço natação, mas minhas aulas têm apenas uma hora de duração. Não imaginava que alguém poderia treinar sete horas por dia!
Luiza L. A., 7 anos, Colégio Agostiniano Mendel (SP)

As inscrições para o Troféu Jovem Leitor estão abertas! São três categorias para você concorrer. Saiba mais em bit.ly/trofeu-jovem-leitor

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido