Foto: Adam Griffith/Unsplash/reprodução

Um estudo publicado na revista científica Current Biology (biologia atual, em tradução livre do inglês), em 22 de agosto, comprovou que os cachorros domesticados, ao se reencontrar com os donos depois de longas horas distantes, lacrimejam os olhos mais do que em momentos comuns do dia.

A liberação das lágrimas, segundo os pesquisadores, é estimulada pelo hormônio oxitocina, relacionado a comportamentos positivos e amorosos em seres humanos. A ideia para o estudo veio depois que Takefumi Kikusui, pesquisador da universidade japonesa de Azabu e um dos autores do estudo, percebeu que sua cadela estava lacrimejando ao dar à luz seus filhotes. “Isso me deu a ideia de que a oxitocina pode aumentar a quantidade de lágrimas”, afirmou Kikusui em comunicado.

Para o desenvolvimento do estudo, os pesquisadores compararam o volume de secreção lacrimal normal de 20 cachorros com a quantidade de choro liberado cinco minutos após se reunirem com os donos depois de uma ausência de cinco a sete horas.

Além disso, a pesquisa constatou que cachorros com olhos lacrimejantes geram mais sentimentos de afeto nas pessoas, facilitando, assim, o cuidado humano com os cães. Para isso os cientistas pediram que um grupo de pessoas avaliasse duas fotos de cachorro (veja abaixo): uma em que ele estava com lágrimas artificiais nos olhos e outra sem. No total, os participantes da pesquisa deram mais respostas positivas ao cãozinho com lágrimas nos olhos.

Cão com lágrima artificial (na direita) e sem o artifício digital (esquerda). Foto: Current Biology/reprodução

Fontes: Current Biology, G1 e Folha de S.Paulo.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • Escola Coraly Julia

    1 ano atrás

    Olá, somos alunos da escola Coraly Julia na cidade de Assis, estudamos no 5 ano A, lemos a noticia sobre cães que lacrimejam, achamos interessante , muitos de nos temos cães, mas não sabíamos que a lagrima é expressão de sentimento do cão pelo seu dono. Gostamos muito! Obrigado Jornal Joca! ;

  • Gabrielle Cita de Oliveira Dantas

    1 ano atrás

    Eu achei fofo as duas imagens e a noticia

  • diego.pimenta

    1 ano atrás

    fofo

  • Bruna

    1 ano atrás

    Olá meu nome é Bruna, sou de Ourinhos, sou da escola José Alves Martins e eu achei muito interessante por que o cachorro lacrimejou após ver seu dono depois de longas horas distantes , e agora eu vejo que cachorros (acho que outros animais) eles tem sentimentos como nós afirma jornal Joca.

  • maria fernanda

    1 ano atrás

    mto legal

  • Ana julia

    1 ano atrás

    Olá meu nome é Júlia sou da escola São Francisco de Assis e estou com minhas amigas Laura e Clara e lemos a sua notícia e gostamos muito e achamos muito legal e interessante. Queríamos pedir que vcs tragam mais dessas reportagens pra a gente . Cães choram ao se reencontrar com os donos, afirma pesquisa. Jornal joca. Tchau bjs um abraço!!!!!!!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido