A jovem artista Maya Veronese Marçal tem 9 anos e mora em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Em outubro, ela viverá uma experiência bem além das nossas fronteiras: as obras de Maya serão expostas no Carrouse du Louvre, galeria anexa ao Museu do Louvre, um dos mais importantes do mundo, localizado em Paris, na França.

Em entrevista ao Joca, Maya contou que o interesse pela arte surgiu quando ela tinha 5 anos. Porém foi durante a pandemia de covid-19 que a jovem passou a pintar em todos os lugares possíveis. “Eu pintei sapato, pintei blusa, pintei várias coisas. Mas o que eu mais gostei de pintar foi tela. Na pandemia eu comecei a pintar muito e gostei muito. E aí eu fui melhorando até chegar a esse ponto”, disse.

Uma das principais inspirações de Maya é Claude Monet (1840-1926), famoso pintor francês, conhecido por obras como Ponte Sobre uma Lagoa de Lírios d’Água. “Acho os quadros dele muito bonitos”, afirmou a artista.

Para expor no Carrousel du Louvre, Maya passou por um processo de seleção rigoroso. As obras foram mandadas pela mãe para a empresa Vivemos Arte, especializada no mercado artístico nacional e internacional e proprietária da maior galeria no Carrousel du Louvre. Após ter as pinturas avaliadas, Maya foi entrevistada e, por fim, selecionada. Mas esta não será a primeira exposição dela: os trabalhos da jovem já foram vistos em Portugal, na Galleryspt.

#pracegover: Maya está sentada no chão com as pernas cruzadas. Ela está com um short jeans e uma camisa branca com símbolos pretos. Nas mãos, ela segura um dos seus quadros e, no fundo, há outros quadros. Crédito de imagem: Arquivo pessoal

Com quase 14 mil seguidores nas redes sociais, a pintora está inspirando outras crianças a criar diferentes tipos de arte. “A gente recebeu a mensagem de uma menina que recriou um quadro da Maya. Ficamos muito felizes com isso, porque é esse o objetivo que temos também, mostrar que as crianças podem pintar, podem desenvolver arte”, explica Camila Veronese, mãe da Maya.

Mesmo com o sucesso na arte, a jovem artista ainda tem outros sonhos, como ser cientista e construir um abrigo para animais de rua com a prima. E para quem também tem vontade de ingressar no mundo artístico, Maya deixa um recado: “Eu falaria para seguir seus sonhos, pode pintar, acreditar que consegue”.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 199 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido