Um fuselo (espécie de ave migratória) bateu um novo recorde ao concluir o voo mais longo feito sem intervalos. O animal partiu do Alasca, nos Estados Unidos, até a Tasmânia, estado da Austrália, percorrendo um total de 13.560 quilômetros — cerca de cinco vezes a distância de avião entre São Paulo (SP) e Manaus (AM). A história foi publicada no portal do Guinness World Records Book (o livro dos recordes), em 3 de janeiro.

A viagem do fuselo teve início em 13 de outubro de 2022 e levou 11 dias e uma hora para ser concluída. Durante a jornada, a ave não parou para descansar nem se alimentar. Segundo o Guinness, o fuselo consegue realizar voos mais longos pela capacidade de reduzir o peso corporal. O organismo dessa espécie é capaz de digerir partes dos próprios órgãos, utilizando-as como fonte de energia. Além disso, o fuselo consegue aumentar o tamanho do coração e dos músculos do peito para obter mais oxigênio.

#pracegover: Fuselo está voando. A ave tem penas em tons de marrom, com detalhes em preto. O bico tem um pedaço rosado com a ponta preta. Crédito de imagem: Getty Images

O animal foi marcado por cientistas com uma etiqueta de número 234.684, anexada à parte inferior das costas com tecnologia 5G (tipo de sinal via satélite mais veloz). O monitoramento visa estudar o comportamento e os hábitos de diversas espécies e é feito por pesquisadores de organizações como o Centro Miranda Shorebird, da Nova Zelândia, e o instituto alemão Max Planck.

O que eu penso sobre…
“Essa viagem de 13.560 km foi bem arriscada, principalmente porque ele perdeu muito peso corporal. Mesmo tendo sido importante para a história, foi arriscado. Mas é sempre legal saber de novos recordes.” Diego P., 10 anos, Belo Horizonte (MG)

#pracegover: Diego usa camiseta de manga comprida amarela e óculos. Ao fundo, um jardim. Crédito de imagem: arquivo pessoal

Fontes: G1, Guinness World Records e NDTV.

Texto originalmente publicado na edição 199 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido