melhora na educação básica 184
#pracegover: foto de alunos em sala de aula levando o braço para realizar perguntas. Crédito de imagem: Getty Images

No dia 16 de setembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou um estudo sobre a educação de alunos de escolas públicas e privadas com resultados preocupantes. De cada dez crianças de 7 anos, mais do que três ainda não aprenderam a ler e escrever. 

Para chegar ao resultado, o instituto realizou uma prova com os alunos. Foi constatado que a porcentagem de crianças que ainda não sabem nem ler e escrever palavras isoladas, como “sol” e “casa” mais do que dobrou durante a pandemia. Em 2019, o índice era de 15%, e agora saltou para 35%. 

Segundo Tereza Perez, diretora e presidente da Comunidade Educativa Cedac (instituição que promove ações para melhorar a educação pública do país), essa queda na taxa de alfabetização se deu em virtude das aulas on-line que ocorreram nesse período. “Aprender a ler e escrever envolve tentativa e erro, passa por mostrar para o outro, comparar, perguntar para a professora. Sabemos que os alunos tiveram essas oportunidades reduzidas durante as aulas on-line e que muitos nem tiveram acesso [à internet]”, ela disse em entrevista ao portal G1. 

Os estudantes também pioraram em matemática. Enquanto, em 2019, alunos do segundo ano apresentaram nota 750 (de mil), em 2022, o número caiu para 741. 

A prova foi realizada em 72 mil escolas públicas e privadas, e mais de cinco milhões de estudantes responderam a prova. 

Fontes: Governo Federal e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • SOFIA CORDEIRO

    1 ano atrás

    Sofia Cordero Dos Santos. CCA CLARICE LISPECTOR - ASSOCIAÇÃO PROBRASIL. EU GOSTEI DESSE COMENTARIO E RECOMENDO MUITO ATE A PROSSIMA

  • Davi Oliveira

    1 ano atrás

    Eu achei muito interessante a notícia, pois a pandemia dificultou muito para as crianças estudarem, e de 15% para 30% realmente aumentou muito taxa de crianças analfabetas.

  • Fellipe Arya

    1 ano atrás

    É muito triste em saber que nosso país está sofrendo com tantas crianças fora da escola,pois o conhecimento é q nós mantém vivo.Podendo também futuramente ter uma qualidade de vida melhor.Em minha opinião o Brasil deveria criar um sistema onde todos tivessem os mesmos direitos e deveres.

  • Pedro Melloni

    1 ano atrás

    Na minha opinião, todos nós saímos prejudicados devido as aulas online, porém crianças em vulnerabilidade social foram mais afetadas. Parabéns pela matéria, um alerta para a população cobrar os direitos de suas crianças para autoridades governamentais.

  • Maria Flor de Fátima

    1 ano atrás

    𝔸𝕞𝕖𝕚 𝕖𝕤𝕤𝕒 𝕟𝕠𝕥í𝕔𝕚𝕒 𝕕𝕠 𝕟ú𝕞𝕖𝕣𝕠 𝕕𝕖 𝕔𝕣𝕚𝕒𝕟ç𝕒𝕤 𝕢𝕦𝕖 𝕟ã𝕠 𝕤𝕒𝕓𝕖𝕞 𝕟𝕖𝕞 𝕝𝕖𝕣 𝕟𝕖𝕞 𝕖𝕤𝕔𝕣𝕖𝕧𝕖𝕣, 𝕢𝕦𝕖 𝕒𝕦𝕞𝕖𝕟𝕥𝕠𝕦 𝕕𝕦𝕣𝕒𝕟𝕥𝕖 𝕒 𝕡𝕒𝕟𝕕𝕖𝕞𝕚𝕒. 𝔸𝕔𝕙𝕠 𝕞𝕦𝕚𝕥𝕠 𝕚𝕞𝕡𝕠𝕣𝕥𝕒𝕟𝕥𝕖 𝕚𝕤𝕤𝕠, 𝕡𝕠𝕣𝕢𝕦𝕖 𝕞𝕚𝕟𝕙𝕒 𝕞ã𝕖 é 𝕡𝕣𝕠𝕗𝕖𝕤𝕤𝕠𝕣𝕒. 𝔸𝕞𝕖𝕚 𝕒 𝕣𝕖𝕧𝕚𝕤𝕥𝕒 𝕖 𝕒 𝕟𝕠𝕥í𝕔𝕚𝕒, 𝕡𝕒𝕣𝕒𝕓é𝕟𝕤!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido