Crédito de imagem: Kevin Frayer/Getty Images/reprodução

Xi Jinping foi reeleito presidente da República Popular da China, em 10 de março, durante assembleia no Grande Salão do Povo em Pequim, a capital chinesa. A vitória foi unânime; Xi, que ocupa o cargo desde 2013, deve permanecer no poder por mais cinco anos. Esta é a primeira vez que um presidente chinês ficará no cargo por mais de dez anos.

Além da presidência do país, Xi é presidente da Comissão Militar Central e ocupa o cargo máximo do Partido Comunista da China (PCC), de secretário-geral. O poder no país é dividido em três estruturas, todas atualmente lideradas por Jinping.

O congresso chinês derrubou, em 2018, o limite de apenas dois mandatos (cada um de cinco anos) para um chefe de Estado, permitindo assim que Jinping continuasse no poder. Saiba mais na edição 196 do Joca, clicando aqui.

“Juro ser leal à Constituição da República Popular da China, defender a autoridade da Constituição, cumprir minhas obrigações estatutárias, ser leal à pátria, ser leal ao povo”,

declarou Xi Jinping depois de ser reeleito.

Como funciona a política na China

Com mais de 1,4 bilhão de habitantes, a China é o país mais populoso do planeta e a segunda maior potência econômica mundial, atrás apenas dos Estados Unidos. Um único partido político comanda o país, o PCC, fundado em 1921 e no poder há 73 anos. Além do partido, a China tem outros dois poderes: o Estado e a Comissão Militar Central. Atualmente, Xi Jinping está à frente dos três poderes.

Fontes: governo da China, CNA e O Tempo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • 1 ano atrás

    chines e legal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido