O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, em 7 de junho, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, que investiga a situação econômica e social do Brasil. O levantamento mostrou que a taxa de analfabetismo no país caiu de 6,1% em 2019 para 5,6% em 2022. Apesar da redução, o número ainda está longe da meta estabelecida pela lei do Plano Nacional de Educação (PNE): até 2024, alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o fim do 3o ano do ensino fundamental. 

Conforme a idade
Em 2022, 9,6 milhões de brasileiros com 15 anos ou mais eram considerados analfabetos. A proporção de analfabetos é maior quando os grupos analisados se restringem a pessoas mais velhas (veja no gráfico à direita).
O levantamento ainda mostrou que, entre os maiores de 15 anos, 7,4% das pessoas pretas ou pardas eram analfabetas, enquanto entre os brancos o percentual era de 3,4%. 

#pracegover: foto mostra detalhes de uma pessoa sentada em uma carteira escolar, segurando um lápis e apagando escritos em um caderno. Ao lado do caderno, há um estojo cor-de-rosa. Crédito de imagem: divulgação Prefeitura de Goiânia

Outros dados
A Pnad Contínua também revelou que o número de crianças de 4 e 5 anos nas escolas caiu após a pandemia. Essa é a primeira vez, desde o primeiro estudo, em 2016, em que há redução para essa faixa etária, que está na pré-escola. Em 2019, 92,7% frequentavam as aulas. Já em 2022, o número caiu para 91,5%.

A presença de crianças dessa faixa de idade nas escolas é obrigatória por lei — a meta do PNE era ter todas as crianças na pré-escola até 2016. De acordo com especialistas, a queda pode ser explicada por fatores como o fechamento dos colégios na pandemia e a demora da vacinação contra covid-19 para os mais novos.

As informações trazidas pelo levantamento realizado com a Pnad Contínua ajudam o governo a criar políticas públicas para diversas áreas, como a educação. 

Quem é considerado analfabeto? 
Analfabetismo é o termo usado para se referir a pessoas que não aprenderam a ler e escrever frases simples. 

ÍNDICE DE ANALFABETISMO POR FAIXA ETÁRIA (%)

60 anos ou mais: 16% de analfabetos; 40 anos ou mais: 9,8% de analfabetos; 25 anos ou mais: 6,8% de analfabetos; e 15 anos ou mais: 5,6% de analfabetos.

TAXA DE ANALFABETISMO POR REGIÃO DO BRASIL, EM 2022
Norte: 6,4%
Nordeste: 11,7%
Sudeste: 2,9%
Sul: 3%
Centro-Oeste: 4%

Glossário 

Plano Nacional de Educação (PNE): aprovado em 2014, apresenta um conjunto de metas para oferecer educação de mais qualidade a toda a população. 

Políticas públicas: conjunto de programas, ações e atividades desenvolvidas pelos governos para garantir direitos da população. 

Fontes: IBGE, G1, MEC, Senado Federal e PNE. 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 208 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido