A procissão do caixão da rainha passou pela Abadia de Westminster, onde foi realizada a primeira parte do funeral, e, mais tarde, seguiu para a Capela de São Jorge. Foto: Beresford Hodge - WPA Pool/Getty Images

Em 19 de setembro, o mundo deu adeus à rainha Elizabeth, do Reino Unido. O funeral ocorreu em duas partes: primeiro, foi feita uma cerimônia para cerca de 2 mil pessoas e, mais tarde, os familiares e funcionários da monarca se juntaram em um evento restrito para convidados próximos, com cerca de 800 pessoas.

Nos cinco dias anteriores ao sepultamento, quem estava no Reino Unido pôde participar do velório da rainha, em Londres. O caixão da soberana estava no Salão de Westminster – onde o público prestou homenagens à monarca – e, no dia do velório, foi levado por uma carruagem real até o primeiro evento, na Abadia de Westminster (onde Elizabeth se casou e foi coroada rainha).

O rei Charles III e seus irmãos, Andrew, Anne e Edward, acompanharam a procissão do caixão da rainha. Foto: Samir Hussein/WireImage/Getty Images

Cerca de 142 pessoas acompanharam a carruagem. O trajeto foi guiado pelo atual rei do país, o filho da rainha Elizabeth, Charles III, e seus dois filhos, William (segundo na linha de sucessão ao trono) e Harry (sexto na linha de sucessão). Os outros filhos da monarca, Andrew, Anne e Edward, também participaram da caminhada. Cerca de cem chefes de estado, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o do Brasil, Jair Bolsonaro, estavam presentes.

Na abadia, outros membros da família real também ficaram ao lado do caixão de Elizabeth. Foi o caso dos filhos mais velhos de William, George e Charlotte (de 9 e 7 anos, respectivamente), acompanhados da mãe, Kate Middleton, da rainha consorte, Camilla Parker-Bowles, e da esposa de Harry, Meghan Markle. O evento teve um discurso da primeira-ministra britânica, Liz Truss, e foi concluído com um minuto de silêncio em homenagem à rainha.

A segunda cerimônia foi realizada na Capela de São Jorge. Foto: Joe Giddens – WPA Pool/Getty Images

Já o segundo funeral ocorreu na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor. É lá onde fica a Cripta Real, local onde os pais, a irmã e o marido da rainha estão enterrados. Essa cerimônia era restrita e, após o caixão da monarca ser colocado na cripta, foi encerrada com o hino do Reino Unido. Mais tarde, às 19h30 do horário local, a família real se reuniu novamente na capela para uma missa.

Fontes: BBC, BBC Brasil e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Aluno Madre 1

    1 ano atrás

    saudades rainha

  • Aluno Madre 1

    1 ano atrás

    Que triste😢😢😢😢😢😢😢

  • CAROLINA CIRINO CASTRO SOARES carolina.soares@alunoviva.com.br

    1 ano atrás

    omg

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido