A revista Time dos Estados Unidos, divulgou, em 23 de maio, a lista de 2023 dos líderes da próxima geração. Entre os dez escolhidos deste ano está o brasileiro Renê Silva, que a Time descreveu como “um dos jornalistas e ativistas negros mais proeminentes [que se sobressai] do Brasil”. 

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, Renê tem 28 anos, é jornalista e criador do Voz das Comunidades, jornal e portal que trazem notícias, principalmente, sobre as comunidades que ficam na região do Complexo do Alemão, zona norte da capital fluminense. 

Como tudo começou? 
Os primeiros passos de Renê nessa área foram em 2005, quando ele tinha 11 anos e convenceu os professores da escola em que estudava no Alemão a entrar para o jornal estudantil do local — apesar de os alunos mais velhos acharem que ele era muito jovem para isso. Três meses depois, Renê criou a própria publicação, o Voz das Comunidades, e chamou outras crianças para ajudá-lo. 

Para a Time, Renê disse que “não via a favela que conhecia representada” nas publicações com as quais tinha contato. Segundo ele, tudo o que a mídia trazia sobre as comunidades se relacionava a temas como violência e morte. Assim, “quem vem de fora acha que é só isso”, declarou à revista. 

Atualmente, o Voz das Comunidades é reconhecido como Organização Não Governamental (ONG) e tem 35 funcionários para realizar a cobertura jornalística nas comunidades cariocas de assuntos como cultura, esportes, educação e problemas que precisam ser solucionados pelo governo. 

#pracegover: Renê está em pé no meio de uma mata verde. Ele veste camiseta da seleção brasileira de futebol nas cores amarelo e verde e calça preta. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO INSTAGRAM

Futuro 
De acordo com a Time, Renê pretende chegar a mais locais com seu trabalho, atingindo escolas públicas de todo o país. Um dos objetivos do jornalista é inspirar crianças a ter os próprios projetos, assim como ele fez durante a infância e juventude. “Minha missão é garantir que as favelas tenham uma voz cada vez maior”, afirmou à Time

Fontes: Agência Brasil, CNN Brasil, Time, Veja e Voz das Comunidades.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 207 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido