Liz Truss em um discurso em Londres, na Inglaterra. Foto: Simon Dawson / No 10 Downing Street/ Fotos Públicas

A antiga secretária de Relações Exteriores e Ministra para Mulheres e Igualdades do Reino Unido, Mary Elizabeth Truss, será a terceira mulher a comandar a nação. Conhecida como Liz Truss, ela foi eleita na manhã de 5 de setembro como primeira-ministra após vencer as eleições para liderar o Partido Conservador – que, por ser o que tem maioria no Parlamento atualmente, elege a pessoa que ocupa o cargo.

Na disputa, ela enfrentou Rishi Sunak, político que foi Chanceler do Tesouro de 2020 a 2022 e Secretário-Chefe do Tesouro de 2019 a 2020. Truss venceu com 57,4% dos votos válidos, contra os 42,6% do seu opositor. 

A cerimônia de posse está marcada para 6 de setembro. Esse evento contará com a presença da rainha Elizabeth II e ocorrerá na Escócia, onde a monarca costuma passar o verão europeu. 

Elizabeth Truss. Foto: General Election – Cabinet/ Foto Públicas

Para seu governo, algumas das principais promessas são: diminuir os impostos; retomar a economia, que está passando por um momento de crise; garantir o fornecimento de energia (que foi afetado pela guerra na Ucrânia); e melhorar o sistema público de saúde local, conhecido como NHS (sigla para National Health System, que significa sistema de saúde nacional).

Por que o Reino Unido elegeu uma nova premiê?

Até Liz Truss ser eleita, quem ocupava o cargo era Boris Johnson. No entanto, ele renunciou à posição em 7 de julho, após uma série de escândalos. No auge da pandemia do novo coronavírus, por exemplo, ele foi acusado de participar de festas clandestinas (o que ia contra o posicionamento oficial de manter o isolamento social). Na época, ele foi multado e teve que pedir desculpas à rainha. 

Primeiro-ministro faz discurso em Downing Street, rua de Londres onde estão localizados o escritório e a residência oficiais do premiê. Foto: Boris Johnson/ Twitter/reprodução

Outro episódio que abalou o governo de Johnson foi o fato dele ter eleito Chris Pincher, um deputado do Partido Conservador acusado de assédio, ao cargo de vice-líder do governo. Ele afirmou que não sabia do caso, mas dias depois seu porta-voz confirmou que ele estava ciente. A ocasião foi marcada pela renúncia de dois ministros, Rishi Sunak e Sajid Javid.

O número de membros do parlamento britânico fez com que o então premiê deixasse o cargo, ocupando a posição apenas enquanto não fosse eleito um substituto. 

Glossário:

Assédio: crime composto por uma série de comportamentos que ofendem, desrespeitam e perturbam outras pessoas. Há diferentes tipos de assédio.

*Atualizado em 6 de setembro, às 10h03.

Fontes: Folha de S.Paulo, Metro News e The Washington Post.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido