Foto: TSE/YouTube/reprodução

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (do Partido dos Trabalhadores, PT), e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (Partido Socialista Brasileiro, PSB), foram diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 12 de dezembro, às 14h de Brasília. A cerimônia foi realizada na sede do TSE e teve a presença de cerca de mil convidados, além de uma transmissão ao vivo disponível no canal do YouTube do TSE.

O evento se iniciou com a execução do Hino Nacional, seguida pela entrega dos diplomas pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes. Depois disso, o presidente Lula discursou brevemente e Moraes fez um discurso para finalizar.

O que é diplomação?

A diplomação é uma cerimônia prevista pelo Código Eleitoral (conjunto de leis que regulamentam as eleições para cargos políticos no Brasil). Seu principal objetivo é oficializar os resultados das eleições, depois que todo o processo eleitoral foi investigado e nenhum caso de irregularidade foi encontrado pelo TSE.

Além disso, todos os partidos políticos devem fazer uma relação geral dos gastos feitos durante o período de campanha política, para que o TSE possa verificar se não houve nenhum uso indevido de dinheiro público ou descumprimento das regras.

Na cerimônia são entregues aos candidatos eleitos diplomas que permitem que eles tomem posse no próximo ano. No entanto, a cerimônia de diplomação é diferente da de posse. Mesmo diplomados, Lula e Alckmin, assim como todos os demais políticos eleitos na última eleição (como governadores e senadores, saiba mais nas edições 197 e 198 do Joca), só iniciarão o mandato em 2023, após a posse dos cargos.

Fontes: TSE, G1, Metróples e Folha de S.Paulo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido