Lviv-Ucrania
Bombeiros atuam em Lviv, na Ucrânia, depois de a cidade sofrer um ataque da Rússia, em 18 de abril. Foto: Getty Images

Em consequência da situação da guerra na Ucrânia, que segue sem resolução no conflito com a Rússia, a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu aumentar o valor que pretendia arrecadar para reverter em recursos aos ucranianos. Em abril, a ideia era destinar 2,25 bilhões de dólares (cerca de 11,54 bilhões de reais), mas, em 8 de agosto, o valor subiu para 4,3 bilhões de dólares (ou 22 bilhões na moeda brasileira). A previsão é de que a ajuda dure até o fim do ano. Antes da nova decisão, a ideia era de que fosse usada entre abril e agosto de 2022.

O auxílio da ONU será recebido pela população ucraniana por meio de itens como medicamentos, garrafas de água, produtos de higiene pessoal, refeições prontas e comidas enlatadas. Outro motivo para o aumento do valor destinado à ajuda humanitária é a chegada do inverno na Europa. Assim, já que algumas áreas da Ucrânia estão com acesso limitado à eletricidade, por exemplo, a previsão é de que o dinheiro arrecadado também seja usado para consertar os sistemas de fornecimento de água e energia em locais afetados pelo conflito.  

A nova meta foi anunciada durante uma conferência de imprensa realizada todos os dias na ONU. Na ocasião, o porta-voz da instituição, Stéphane Dujarric, afirmou que mais de um quarto da população ucraniana deve precisar de ajuda humanitária nos próximos meses, o que representa um aumento de 2 milhões de pessoas em relação ao que havia sido contabilizado em abril.

Para atingir os 4,3 bilhões de dólares, a ONU está pedindo que a comunidade internacional continue apoiando a causa e fazendo doações. A primeira meta já tinha sido superada e chegado a 2,38 bilhões de dólares (aproximadamente 12 bilhões de reais) arrecadados.

O porta-voz ressaltou, no entanto, que, para que os recursos atinjam a população da Ucrânia, é necessário que as autoridades russas e ucranianas permitam o acesso às regiões afetadas. “Desde o começo da guerra, o acesso tem sido extremamente desafiador em áreas que ficam além do controle do governo ucraniano”, afirmou.

Fontes: Exame, Folha de S.Paulo e ONU.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • bianca

    1 ano atrás

    Olá ,eu sou Bianca e estudo na escola EMEF PROF JOSÉ ALVES MARTINS em Ourinhos, Gostei da intenção da ONU de arrecadar dinheiro para doar para os ucranianos.

  • Legal!

    1 ano atrás

    Cool!

  • bianca

    1 ano atrás

    Olá, eu sou Bianca ,tenho 13 anos, moro em Ourinhos e estudo na escola E.M.E.F PROF José Alves Martins. Gostei da intenção da ONU de tentar ajudar a Ucrânia ,arrecadando dinheiro para os ucranianos ,eles irão comprar medicamentos e outras coisas que estão precisando .

  • SUS

    1 ano atrás

    SUS

  • Murilo Costa Faucon aluno.murilofaucon@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    coitada da Ucrania!!!!!!!!!!que bom que ONU vai doar muito dinheiro para ela.Eu sou o Murilo Costa do Colégio Magister 4A

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido