Desde o dia 6 de setembro, e até 22 de outubro, está em cartaz uma exposição para comemorar os 125 anos de nascimento do pintor brasileiro Di Cavalcanti (1897-1976). Entre as obras expostas na cidade do Rio de Janeiro, dois quadros desaparecidos por quase 90 anos são exibidos pela primeira vez ao público brasileiro.

Durante os anos de 1935 e 1940, o pintor saiu do Brasil, por questões políticas, e morou na Europa. Ao retornar à terra natal, algumas obras se perderam pelo caminho, entre elas as pinturas em óleo sobre tela Carnaval (da década de 1920) e Bahia (1935), que foram descobertas recentemente, em uma coleção em Paris, capital da França.

“Não dá para saber exatamente o que aconteceu com elas nesse período”, contou Luiz Danielian, responsável por procurar os quadros e um dos organizadores do evento, em entrevista ao portal Gazeta Gaúcha. Depois de localizados, os dois quadros foram emprestados pelos atuais donos para que pudessem ser exibidos no Brasil.

A exposição Di Cavalcanti – 125 anos tem entrada gratuita e está sendo exibida na Danielian Galeria, no Rio de Janeiro (RJ).

Quem foi Di Cavalcanti?
Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, mais conhecido como Di Cavalcanti, foi um artista plástico carioca do início do século 20. O pintor era um grande defensor de causas sociais e foi um dos organizadores e participantes da Semana de Arte Moderna de 1922 (evento que ocorreu em São Paulo com artistas da época — saiba mais na edição 182 do Joca).

Fontes: Artsoul, Casa Vogue, Danielian Galeria, Gazeta Gaúcha, Itaú Cultural e Toda Matéria.

Matéria originalmente publicada na edição 194 do Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido