Novembro começou com uma queda atípica de temperaturas na Região Sul e em partes do Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), isso se deve à uma frente fria que chegou ao país acompanhada de uma intensa massa de ar com origem polar. Nevou nos municípios catarinenses de Urubici e Bom Jardim da Serra — na edição 188, veja diferenças entre os fenômenos meteorológicos do frio.

Essa foi a primeira vez, desde o início da série histórica, que o Brasil registrou neve em novembro. Até então, a neve mais tardia já documentada havia caído em 19 e 20 de outubro de 1946, no Rio Grande do Sul, de acordo com a empresa de meteorologia MetSul.

Segundo o meteorologista Franco Nadal J. Villela, do Inmet, em entrevista ao Joca, a queda incomum de temperatura se deve a uma série de fatores, como as temperaturas atipicamente baixas em mares dos oceanos Pacífico e Atlântico e uma área de baixa pressão atmosférica (peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre) no sul do país.

O que eu penso sobre…
“Algumas semanas atrás, estava muito calor. Agora esfriou muito rápido. Eu não gostei muito, porque fiquei doente e tenho que acordar cedo para [ir à] minha escola e colocar um monte de roupa. Teve um dia que eu até faltei na aula, porque fiquei com sinusite. Não vejo a hora de acabar esse frio e fazer muito calor para aproveitar as férias na praia.” Luiza C., 7 anos, Curitiba (PR)

197-Brasil-Neve-O que eu penso Sobre-Luiza C_2
#pracegover: Luiza usa blusão preto com detalhe em laranja. Ela tem os cabelos compridos e sorri. Crédito de imagem: arquivo pessoal

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 197 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido