A altura do Mont Blanc, uma das montanhas mais altas da Europa, localizada na fronteira da França com a Itália, está diminuindo. A informação é de topógrafos (profissionais que calculam relevos) do Sindicato Nacional de Topógrafos (Unge, na sigla em francês). Pesquisadores fizeram uma expedição ao topo do monte e anunciaram, em 5 de outubro, a perda de cerca de 2 metros (m) de 2021 para cá.

A cada dois anos, o Unge calcula a altura do Mont Blanc. Em setembro de 2021, a montanha tinha 4.807,81 m (equivalente a 126,5 estátuas do Cristo Redentor empilhadas) em relação ao nível do mar — 2,22 m a mais do que os 4.805,59 atuais. As medições, segundo o grupo, estão em queda desde 2013, quando foram registrados 4.810,02 m.

#pracegover: montanha é coberta por neve, cercada de outras montanhas menores e também cobertas por neve e com vegetação no entorno. Crédito de imagem: Getty Images

O pico rochoso da montanha fica a 4.792 m, mas a altura oficial do monte varia de acordo com o acumulado de neve na superfície — que tende a crescer em épocas chuvosas e reduzir com verões mais quentes. A falta de chuva e as temperaturas mais altas podem ser as principais causas para a diminuição, segundo Cecile Taffin, presidente do Unge. Ela explica, porém, que esses dados não são suficientes para concluir se a variação de altura é consequência das mudanças climáticas.

FONTES: UNGE, REUTERS, CECILE TAFFIN, PARIS MATCH, OUTSIDE, NATIONAL GEOGRAPHIC, EMBAIXADA DA REPÚBLICA ISLÂMICA DO PAQUISTÃO, NEPAL HIMAL PEAK PROFILE E MADISON MOUNTAINEERING.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 214 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido