Foto: Getty Images

Em fevereiro, o governo do Japão divulgou um estudo dizendo que havia recontado as ilhas do país e descoberto que havia 7 mil a mais do que acreditava até então. 

Os dados oficiais do Japão estabeleciam que o país tinha 6.853 ilhas. Esse tema foi palco de debates entre políticos locais, que acreditavam que o número estava desatualizado. Acontece que a última vez que houvera essa contagem havia sido em 1987 e, desde então, várias ilhas desapareceram e outras surgiram. Ilhas podem aparecer de várias maneiras, como pelo acúmulo de lava dos vulcões ou pela erosão (processo em que o solo muda gradualmente ao longo do tempo). Além disso, o sistema usado naquela época não era tão preciso e poderia ter deixado várias ilhas de fora. 

Para a nova contagem, foi usada uma tecnologia de mapeamento digital, que utiliza satélites e diversos dados para criar uma visão precisa de uma região. Foi assim que os japoneses descobriram ser cercados por 14.125 ilhas, praticamente o dobro da apuração anterior. 

A Autoridade de Informação Geoespacial do Japão disse em comunicado que isso não significa que a área total de terra em posse do país aumentou do dia para a noite, e sim que houve apenas a constatação de algo que já estava lá. 

Mesmo o novo número é cercado de polêmicas, pois a Coreia do Sul mantém uma posição oficial que afirma que as ilhas Senkaku pertencem ao país, enquanto o Japão afirma ser o verdadeiro dono do território.

Fontes: The Guardian e CNN.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • Beatriz Goncalves Coelho

    1 ano atrás

    achei incrivel

  • Helena Nercessian C. P. Dos Santos

    1 ano atrás

    legal

  • Milena Varizano

    1 ano atrás

    Que loucura!

  • Acauã Miguel Paiva

    1 ano atrás

    oi

  • Acauã Miguel Paiva

    1 ano atrás

    oi

  • Acauã Miguel Paiva

    1 ano atrás

    qual foi

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido