Crédito de imagem: Fadel Dawod/Getty Images/reprodução

No dia 2 de março, o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito divulgou as primeiras imagens obtidas de um misterioso corredor interno da Grande Pirâmide de Gizé. Os registros, assim como dados obtidos pelos pesquisadores, podem revelar mais detalhes sobre como a pirâmide foi construída.

A pirâmide de Quéops, ou Grande Pirâmide de Gizé, foi erguida por volta do ano 2500 a.C. Atualmente com cerca de 140 metros de altura (quase quatro vezes a altura do Cristo Redentor), a construção é uma das sete maravilhas da antiguidade, a única ainda existente. Faça um tour virtual aos arredores e dentro da Grande Pirâmide clicando aqui.

O corredor de 9 metros de extensão está localizado no lado norte da pirâmide e foi detectado pela primeira vez em 2016, usando uma técnica de escaneamento que permite identificar a densidade das áreas internas do monumento.

Representação gráfica do corredor descoberto por cientistas. Crédito de imagem: Fadel Dawod/Getty Images/reprodução

De acordo com uma publicação feita na Nature, uma revista científica, as descobertas recentes podem ajudar a explicar como os antigos egípcios fizeram para construir as pirâmides, usando, por exemplo, corredores como o que foi descoberto para balancear o peso dos blocos. O espaço ainda pode revelar novas passagens dentro da pirâmide.

“Vamos continuar nossa varredura para descobrir o que podemos encontrar abaixo [desse corredor], ou até mesmo no fim dele”,

disse Mostafa Waziri, chefe do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.

As imagens foram divulgadas ao público em uma coletiva de imprensa realizada na área externa da Grande Pirâmide, promovida pelo governo egípcio em parceria com o Supremo Conselho de Antiguidades do país e os cientistas da ScanPyramids, iniciativa que, desde 2016, utiliza equipamentos de escaneamento e endoscopia para investigar o interior das pirâmides.

Endoscopia: método, geralmente utilizado pela medicina, que utiliza câmeras para investigar o interior de objetos. Na medicina, é utilizado em exames para investigar as partes internas do organismo.

Fontes: Nature, Reuters, Time, BBC e Folha de S.Paulo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Catarina Zoe Silva Carvalho

    11 meses atrás

    gg achei muito legal

  • Milena Varizano

    1 ano atrás

    Uau!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido