Rosa Parks tornou-se símbolo da luta por direitos civis da população negra norte-americana. Créditos de Imagem: [Getty Images: Setephen F. Somerstein]

Em 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data foi criada para celebrar a luta pelos direitos femininos e a importância das mulheres na história e sociedade. A escolha do dia se deve a 8 de março de 1917, quando milhares de operárias protestaram na Rússia por melhores condições de trabalho e vida durante a Primeira Guerra Mundial. Esse evento ficou conhecido como Pão e Paz. 

Vale ressaltar também que, muito antes disso, diversos acontecimentos e discussões levantaram a ideia da criação de um dia das mulheres. Clara Zetkin, jornalista e política alemã, sugeriu a instituição da data anos antes, em 1910. 

Para comemorar, confira mais sobre algumas mulheres que, com seus atos e descobertas, mudaram completamente o rumo da história em diferentes áreas, como ciência, psicologia, computação e conquista de direitos sociais. 

Marie Curie (1867-1934)

Marie Skłodowska-Curie foi uma física e química polonesa. Ela foi a primeira mulher a receber o prêmio Nobel de Física, ganhando também, oito anos depois, o Nobel de Química. Marie descobriu dois elementos químicos da tabela periódica: polônio e rádio. A descoberta da física mudou completamente a história e, com ela, foi possível a invenção dos exames de raio X, fundamentais para a medicina e ciência.

Marie Sklodowka Curie (1867-1934) em seu laboratório. A física possibilitou a criação do raio X. Crédito de imagem: Getty Images/Hulton-Deutsch

Rosa Parks (1913- 2005) 

Em 1955, Rosa Parks, mulher negra norte-americana, recusou-se a ceder seu lugar em um ônibus para um homem branco e, com isso, ajudou a transformar o contexto em que vivia. Na época, os Estados Unidos tinham leis de segregação racial, determinando espaços públicos separados para a população branca e a negra. O ato de Rosa, que acabou iniciando um boicote aos ônibus de Montgomery, foi fator incisivo no início da luta contra a segregação racial nos EUA. Com isso, ela se tornou símbolo do movimento dos direitos civis da população negra no país.

Em dezembro de 1955, Rosa Parks senta na parte dianteira de um ônibus de Montgomery após a Suprema Corte dos Estados Unidos declarar a segregação ilegal nesse meio de transporte. Crédito de imagem: Getty Images/Bettmann Archive

Nise da Silveira (1905-1999)

Nise da Silveira, psiquiatra brasileira, é considerada pioneira (pessoa que dá início a algum movimento ou atividade) na defesa de tratamentos humanizados para pacientes com transtornos mentais. No início do século 20, o Brasil abrigava manicômios, locais para onde pessoas com esses transtornos eram enviadas e recebiam tratamentos agressivos, com diferentes tipos de violência física e mental. Nise, com seu trabalho, usava expressões artísticas, contato com animais domésticos e outras práticas terapêuticas para tratar os pacientes. A profissional foi uma representante da luta antimanicomial no Brasil, tornando-se referência em tratamentos humanizados para pacientes com doenças psiquiátricas.

Nise da Silveira posa com um gato. A psiquiatra utilizava o contato com animais domésticos no tratamento de pacientes. Crédito de imagem: reprodução redes sociais

Ada Lovelace (1815-1852) 

Chamada de a “mãe da programação”, Ada Lovelace criou, no início do século 19, o primeiro algoritmo processado por uma máquina, muitos anos antes do surgimento dos computadores. Ada, que nasceu no Reino Unido, era matemática e desenvolveu conceitos em máquinas analógicas que, mais tarde, seriam aplicados em eletrônicos. Assim, o feito da britânica originou e possibilitou a criação de algoritmos dos computadores modernos, provando que tecnologias poderiam operar com programações complexas. 

Pintura de Ada Lovelace, que era fila de Lord Byron e considerada a “mãe da programação”. Crédito de imagem: Donaldson Collections/Getty Images

Amelia Earhart (1897-1937)

O nome de Amelia Earhart inspira músicas, filmes e até mesmo fantasias. A aviadora, que sobrevoou o Oceano Atlântico sozinha, foi a primeira mulher a receber a Cruz do Voo Distinto, uma honraria militar atribuída a atos heroicos. Símbolo da aviação, ela foi essencial para inspirar outras mulheres a voar, escrevendo livros sobre sua experiência na área. Amelia desapareceu no Oceano Pacífico, em 1937, durante uma viagem em que pretendia realizar um voo ao redor do mundo. 

Amelia Earhart Putnam após um voo solo do arquipélago do Havaí aos Estados Unidos. Crédito de imagem: Getty Images

Glossário:

Algoritmo: conjunto de regras e procedimentos lógicos que podem ser aplicados em sequência em diferentes programações de tecnologias.

Fontes: Universa UOL, Toda Matéria, SuperinteressanteGlobo, Brasil Escola, BBC e National Geographic Portugal.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Ana Paula Davanso de Campos

    1 ano atrás

    jornal bom

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido