Não é só para informar viajantes que o preço do dólar em relação ao real é divulgado. O valor da moeda dos Estados Unidos tem papel essencial na economia do mundo todo.

Por ser a moeda mais forte, o dólar se torna uma referência, ou seja, a valorização ou desvalorização da moeda de outros países é sempre calculada a partir dele. Além disso, toda nação tem uma reserva internacional, uma espécie de poupança em dólar. Ela serve como garantia para transações internacionais. Se o Brasil pedir dinheiro ao Banco Mundial, por exemplo, são as reservas que vão sinalizar se o país tem ou não condição de pagar pelo empréstimo.

Essa reserva é formada a partir das transações entre as nações: importações (compras) e exportações (vendas). Aqui entram as compras e vendas feitas pelo governo, gastos da população no exterior e compra de itens estrangeiros pela internet.

Se o país vende mais do que compra, a reserva aumenta. Se compra mais do que vende, diminui. O Brasil tem hoje cerca de 326 bilhões de dólares guardados, segundo o Banco Central. É uma quantia considerada confortável pelos economistas.

CONHEÇA O TINO ECONÔMICO
Chegou o TINO Econômico, novo jornal da editora Magia de Ler, que publica o Joca. Todo mês, você verá notícias sobre o mundo da economia e finanças nas edições do TINO e aqui na coluna do Joca. Para saber mais, acesse tinoeconomico.com.br.


Esta matéria foi originalmente publicada na edição 196 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido