Intestino-bacterias-Getty-Images
Foto: Getty Images

Um grupo de pesquisadores está desenvolvendo um projeto para armazenar inúmeras amostras de fezes e outros materiais biológicos (como queijo fermentado) em um cofre localizado na Suíça.

Batizada de Microbiota Vault, a iniciativa tem como objetivo preservar a biodiversidade de micróbios (organismos microscópicos, como a bactéria) existentes, principalmente, no intestino humano. No momento, os pesquisadores estão em fase de lançamento do programa, iniciado em 2021. Depois, partirão para a última etapa, que é a de criar bases de pesquisa e cofres como esse em outros países.

Segundo a cientista e presidente do projeto, Maria Gloria Dominguez-Bello, em entrevista à rede de notícias BBC, o sistema digestório de uma pessoa pode conter mais de 100 trilhões de bactérias e outros microrganismos. No entanto, a biodiversidade intestinal diminuiu nas últimas décadas e algumas espécies de micróbios correm risco de extinção.

Apesar de não haver uma explicação definitiva para o desaparecimento gradual desses microrganismos, pesquisadores do Microbiota Vault apontam que o desenvolvimento de antibióticos e outros avanços na área da saúde podem ter colaborado com isso. “Para completar, estamos destruindo os ecossistemas. E a unidade fundamental de qualquer ambiente é a bactéria. Então, essa extinção que está acontecendo com nossa microbiota intestinal ocorre no solo, na água e em todo o ambiente natural”, disse Dominguez-Bello à BBC.

A construção do cofre irá não só preservar essas espécies, como servir de centro de estudos para estudiosos que, futuramente, podem desenvolver novas soluções medicinais com o uso dessas bactérias. “Para mim, o cofre representa uma esperança para o futuro da saúde da humanidade e do próprio planeta”, finaliza a cientista.

Sementes

A ideia de criar um banco de fezes foi inspirada em um projeto similar, que guarda mais de 1,1 milhão de tipos de sementes de todo o mundo. Ele fica em Svalbard, na Noruega, e tem como objetivo ser um lugar seguro para garantir uma reserva de sementes caso seja necessário para a alimentação no futuro — com o desaparecimento, por exemplo, de algumas espécies de plantas.

Fontes: BBC e The Microbiota Vault.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido