A seleção campeã de 1958.

Por Gabi Rossi

Em tempos de Copa do Mundo, brasileiros e brasileiras se unem, torcem e sentem o corpo suar e tremer, tomado de alegria e ansiedade.

O esporte mais popular e amado em todo o país conta com torcedores fiéis, fervorosos, supersticiosos e fanáticos. Para combinar com toda essa energia, os uniformes oficiais da nossa seleção contam com cores fortes e vibrantes – do jeito que nós gostamos.

Uniforme atual da seleção brasileira. Foto: CBF

Mas vocês sabiam que a nossa camiseta nem sempre foi amarela? E que os uniformes passaram por grandes mudanças ao longo dos anos?

Leia o texto e saiba mais!

No passado
A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai, em 1930. Neste ano, o Brasil entrou em campo com um uniforme composto por camisa branca com detalhes em azul, calção azul e meiões pretos.

Seleção brasileira de 1930. Foto: CBF

Já na Copa do Mundo de 1938, o uniforme titular apresentou uma pequena alteração: a gola passou a ser em “V”. Além disso, foi nesse mundial que tivemos a estreia do uniforme reserva azul, que é usado até hoje.

Uniforme da seleção na Copa de 1938. Foto: Divulgação

Nos anos seguintes, mais precisamente entre 1942 e 1946, o mundial não foi disputado em razão da 2ª Guerra Mundial. Como os países estavam muito ocupados com os conflitos, os jogos foram suspensos.

Primeira Copa em casa

Uniforme da seleção de 1950. Foto: Divulgação

Em 1950, aproximadamente 200 mil pessoas lotaram o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para assistir a final entre Brasil e Uruguai.

Nessa partida, a seleção brasileira perdeu de 2 a 1 dos uruguaios, que saíram campeões do torneio. O episódio, chamado de “maracanaço”, é conhecido como um dos momentos mais sofridos da história do futebol nacional.

Por causa do trauma, a camisa branca, que nessa ocasião tinha gola polo, nunca mais foi usada.

Fase nova, uniforme novo
Pensando em renovar as energias, melhorar os ânimos e resgatar a crença dos brasileiros na seleção, um jornal carioca promoveu um concurso para escolher um novo uniforme para a o Brasil.

Foi então que as cores verde e amarelo conquistaram lugar cativo nos trajes oficiais. Em 1953, o jornalista e ilustrador Aldyr Schlee criou o famoso modelo “canarinho”: camisa amarela, detalhes em verde na gola polo e nas mangas e inscrições em azul. Ela foi usada nas eliminatórias e, em seguida, na Copa de 1954, na Suíça.

Estreia do novo uniforme foi na Copa de 1954, na Suíça.

Mas foi em 1958 que tivemos a confirmação de que o uniforme verde e amarelo dava sorte. Neste ano, craques como Pelé e Garrincha usaram o modelo em praticamente toda competição e, assim, conduziram o Brasil ao seu primeiro título em Copas do Mundo.

A seleção campeã de 1958. Foto: CBF

Porém, vejam só que curioso: na final, os jogadores usaram uniforme azul! Isso porque os donos da casa, a Suécia, disputariam a final de amarelo e, para não ter dois times usando a mesma cor, o chefe da delegação brasileira comprou camisas azuis na véspera da partida.

Quer saber mais sobre os uniformes da seleção brasileira? Então fique ligado! Na próxima coluna, falaremos sobre os modelos usados nas vitórias de 1962, 1970 , 1994 e 2002!

Quem é Gabi Rossi? 

Apaixonada por moda e tudo o que se refere a estilo, Gabi é mãe do Pipo, criadora de estampas e dona de 2 perfis de moda no Instagram: o @duvidasnocabide e o @gabirrossi09.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido