Em um país em que quase metade da população está inadimplente, ou seja, não paga as contas em dia, a educação financeira é necessária. Dados divulgados pela Serasa, empresa especialista em serviços financeiros, no dia 8 de maio mostram que 43,43% dos brasileiros não conseguem pagar suas dívidas dentro do prazo de vencimento.

O que poderíamos fazer para tentar mudar esse cenário e evitar que as próximas gerações também tenham problemas com dinheiro?

Oferecer informação em forma de diversão!

Para isso, no primeiro semestre de 2023, o jornal TINO Econômico, da Magia de Ler, editora do Joca, uniu esforços com os jovens empreendedores da Buxbank, um hub de educação financeira que oferece cartões de débito e uma plataforma parecida com a dos bancos tradicionais a crianças e jovens, para que eles entendam suas finanças na prática.

Nosso objetivo é levar educação financeira de maneira leve e divertida aos jovens – tanto que nem parece que se está aprendendo, e sim brincando.

O primeiro resultado dessa parceria foi oficialmente lançado esta semana. O jogo Vida Financeira tem como objetivo mostrar a importância do equilíbrio financeiro e como as decisões relacionadas ao dinheiro devem mudar ao longo da vida, de acordo com a realidade do momento.  

O jogo pode ocorrer de várias maneiras. É possível jogar com seis grupos de seis jogadores cada, como em sala de aula, por exemplo. Ou até em casa, com apenas dois jogadores. A dinâmica se adapta ao número de pessoas que deseja brincar.

No tabuleiro os jogadores conseguem visualizar o objetivo para vencer a disputa: chegar à posição de CEO. A estratégia para alcançar esse lugar antes de todos é traçada por cada um.

Para começar, cada participante (ou grupo) recebe uma quantia inicial, igual para todos, enquanto se posiciona no início do tabuleiro.

A partir desse valor, deve escolher o que fazer com o dinheiro, sempre idealizando o crescimento profissional e levando em conta a quantia disponível para jogar. A cada rodada, os jogadores têm três opções de cartas com valores diferentes: 

1. Poupar: uma escolha segura, pois não é preciso pagar pela carta e há a confiança de que não perderá dinheiro. Por outro lado, não oferece crescimento rápido nem ganho relevante, pois está apenas poupando.

2. Arriscar: como o próprio nome diz, com esta opção se corre riscos. Ao pagar pela carta, é possível obter um ganho incrível ou uma perda significativa, ou seja, é dispor de sorte.

3. Investir: neste caso, o investimento é sempre em educação, e como esse tipo de escolha não tem erro, seu resultado será uma ascensão rápida no tabuleiro ou o ganho de altas quantias. Mas essa opção, entre todas, é a mais cara, portanto é preciso saber a hora de escolhê-la para não falir.

De rodada em rodada, quem errar nas finanças e quebrar no meio do jogo está eliminado. Aquele que mantiver o equilíbrio e acertar mais nas escolhas vence.

As regras e todos os materiais para entrar na brincadeira estão disponíveis gratuitamente no site do TINO. É só baixar, imprimir em folha de sulfite comum e se divertir.

Vale dizer que esse é só o primeiro de uma série de jogos que estão sendo preparados para levar educação financeira e diversão a cada vez mais jovens de todo o país.

Bett Brasil

O lançamento do jogo está acontecendo no Bett Brasil, o maior evento de tecnologia e educação da América Latina. O estande da Editora Magia de Ler, que publica os jornais Joca e TINO Econômico, é o do Hall 1 I10. Venha nos visitar! A área dos expositores é gratuita e aberta ao público.

Faça o cadastro para visitar a área dos estandes.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido