Pesquisadores das universidades de Yale, Alabama e West Chester, nos Estados Unidos, produziram um robô em formato de tartaruga que consegue se locomover tanto embaixo d’água como na terra. Ele tem pernas robóticas que se transformam em nadadeiras antes de entrar na água. A novidade foi anunciada em um artigo da revista científica Nature, em 12 de outubro.

O projeto recebeu o nome de ART (sigla para Amphibious Robotic Turtle, ou “tartaruga robótica anfíbio”, em português) e foi desenvolvido para, entre outros objetivos, ajudar a monitorar os ecossistemas aquáticos, coletando informações sobre espécies que vivem ali. Além disso, o ART pode servir como apoio a mergulhadores e auxiliar pesquisadores a estudar locais de acesso difícil (como lugares em que ondas fortes impedem a navegação).

Quando está na água, o robô-tartaruga aciona músculos artificiais que lhe permitem nadar como as tartarugas de verdade — inspiradoras da invenção. Como as mesmas peças são usadas nos dois tipos de ambiente (aquático e terrestre), o mecanismo economiza mais energia do que robôs que precisam de peças diferentes para isso.

#pracegover: robô-tartaruga é prateado e azul. Tem formato arredondado e com quatro pernas compridas. Na primeira imagem, à esquerda, ele está no fundo da água. Na outra, à direita, está sobre grama. Crédito de imagem: reprodução

OUTROS ROBÔS DIVULGADOS RECENTEMENTE

ROBÔ-GOLEIRO: Mini Cheetah, um aparelho criado por pesquisadores dos EUA, defende gols pulando e se locomovendo. Em um estudo publicado em outubro, cientistas responsáveis pelo desenvolvimento do robô explicaram que estão fazendo treinamentos para que ele defenda gols com cada vez mais agilidade.

ROBÔ PARA TAREFAS DA CASA: a Tesla, empresa que fabrica carros elétricos, pretende colocar à venda um dispositivo chamado Optimus, que tem a aparência semelhante à de um ser humano e realiza ações como regar plantas e carregar caixas e objetos pesados. Ainda não há data definida para o lançamento do produto.

PARA MONITORAR GASES POLUENTES: um vazamento de gás metano que ocorreu no Mar Báltico, no norte da Europa, em outubro, está sendo monitorado por três robôs. A ideia é que eles estudem pelas próximas 15 semanas como esse vazamento (o maior de metano já registrado) está influenciando a química e vida marinha.

Glossário
Ecossistema:
é o conjunto de comunidades de seres vivos que habitam determinado local, interagindo entre si e com o meio ambiente.

Fontes: Brasil Escola, Canaltech, ClimaInfo, Olhar Digital, InfoMoney, Nature, Terra e Yale News.


Esta matéria foi originalmente publicada na edição 196 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • gui plays

    8 meses atrás

    MUTO LEGALLLLLLLLLLLLLL

  • gui plays

    8 meses atrás

    muitpo intelesante

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido