Em 2021, o Joca completa 10 anos. Por isso, estamos preparando uma série de postagens e vídeos especiais com a retrospectiva do que já fizemos durante esse período. Clique aqui e veja todos.

Sempre realizamos a cobertura dos principais eventos mundiais e queremos saber qual você mais se interessou em ler. Por isso, preparamos uma votação e contamos com a sua interação. Lembrando que estamos nos referindo às reportagens que mais chamaram sua atenção, e não das que você mais gostou de saber que aconteceram.

Embaixo da enquete, colocamos um resumo falando um pouco sobre cada matéria e um link levando até cada uma delas para você reler. Basta clicar no título.

1) O Diário de Myriam

Em 2018, o Joca publicou uma matéria sobre uma menina síria de 13 anos, chamada Myriam, que escreveu um livro sobre a guerra no seu país. Apesar de a obra ter sido publicada em francês, leitores do Joca que estudam na Emef Professor Laerte José dos Santos, em Osasco (SP), ficaram tão curiosos para ler os relatos da jovem que enviaram mais de 200 cartas para a redação do jornal pedindo que o livro fosse adaptado ao português.

Os pedidos foram encaminhados para uma editora, que aceitou publicar o livro. A versão em português traz o diário, as cartas de leitores do Joca e um prefácio escrito pela equipe do jornal. Além disso, a própria Myriam gravou um vídeo para os leitores que fizeram com que seu livro fosse publicado em português.

2) Joca convida leitores a participar de concurso internacional de desenhos sobre o novo coronavírus

O Joca se juntou ao jornal alemão Die Zeit e ao International Museum of Children’s Arts (Museu Internacional de Artes Infantis, em tradução livre), em Oslo, na Noruega, para convidar nossos leitores a participar de um concurso de desenhos para crianças. A ideia era que os jovens ao redor do mundo pudessem expressar, pela arte, como se sentiam durante a pandemia do novo coronavírus. Ao mesmo tempo, os desenhos vão, no futuro, servir como documentos históricos da pandemia.

3) Coronavírus faz China cancelar festas de ano-novo

A primeira matéria do Joca sobre a covid-19 também entrou para a história. Na época em que foi publicada, em janeiro de 2020, ainda não se sabia que o novo coronavírus se tornaria uma questão mundial – a doença chegou ao Brasil apenas no mês seguinte. Para falar sobre o vírus, o Joca entrevistou cinco jovens da China, que contaram sobre os cuidados que estavam tomando para não se contaminar e que as aulas das escolas locais haviam sido suspensas. 

4) O que pensam os russos sobre a Copa

No mês que a Copa do Mundo da Rússia começou, o Joca trouxe depoimentos de 13 jovens russos que contaram aos nossos leitores o que a população do país estava achando sobre receber o evento. A partir das entrevistas, crianças e adolescentes do Brasil puderam sentir a emoção dos russos em poder mostrar que seu país era capaz de sediar um evento tão importante.

5) Entrevista com um brasileiro que ajudou no resgate dos jovens presos em uma caverna da Tailândia

Em 2018, os 12 jogadores do time de futebol Javalis Selvagens, da Tailândia, com idade entre 11 anos e 16 anos, e o técnico Ekkapol Chantawong conseguiram sair de uma caverna onde ficaram presos por 15 dias. Eles tinham decidido explorar o local por apenas uma hora, mas uma tempestade fez com que o lugar ficasse inundado e eles, presos. Uma das pessoas responsáveis pelo resgate foi o brasileiro Guilherme Henrique Brotto, que é designer, empresário e professor de permacultura. Ao Joca, ele contou os detalhes de como foi feita a operação que salvou o grupo. 

6) Cobertura do caso George Floyd

Em 2020, milhares de pessoas protestaram contra o racismo nos Estados Unidos. As manifestações foram motivadas pela morte de George Floyd, um homem negro e desarmado, acusado de usar uma nota falsa em um supermercado no dia 25, na cidade de Minneapolis, onde morava. Ainda hoje, o rosto de Floyd estampa cartazes e virou símbolo da luta antirracismo. O Joca acompanhou os protestos e publicou uma matéria contando tudo na edição 151 do jornal, que também trouxe depoimentos dos leitores Gabriel F., Vito C., Lucas L. B. e Gabriel L. B.

7) Líderes coreanos assinam acordo de paz

Em 27 de abril de 2018, o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un e o presidente da Coreia do Sul, encontraram-se na fronteira que divide os dois países, em Panmunjom, deram um aperto de mão e anunciaram um acordo de paz. Foi um marco histórico, já que as nações estavam em conflito (direto e indireto) desde 1945, a ponto de merecer destaque na capa da edição 112 do Joca. Desde então, a relação entre os países teve altos e baixos.

Ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Fonte: KCNA

8) Protestos por medidas contra o aquecimento global

Em 2019, milhões de pessoas saíram às ruas em mais de 180 países para cobrar ações mais firmes para combater as mudanças climáticas. A movimentação foi motivada pela Cúpula de Ações Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) em 23 de setembro, em Nova York, nos Estados Unidos, que reuniu líderes do mundo inteiro para um debate sobre o meio ambiente.  A capa da edição 138 do Joca estampou Greta Thunberg, famosa ativista da causa.

9) ONG leva luz e água para aldeias africanas

Na edição 145 do Joca o repórter mirim Joseph F., de 8 anos, entrevistou a israelense Sivan Ya’ari, fundadora da organização Innovation: Africa, que tem como objetivo levar água limpa e energia para aldeias africanas. A ativista explicou como funcionam as instalações do projeto, como eles fazem para viabilizar tudo e qual é o sentimento de fazer algo assim acontecer.

Cidadãos do Afeganistão que deixaram o país em um avião da Força Aérea dos EUA após o Talibã conquistar Cabul. Foto: Ben Shread/MoD Crown Copyright via Getty Images

10) A volta do Talibã

Na edição 175 do Joca, publicamos uma reportagem mostrando como, após as tropas dos Estados Unido iniciarem o processo de retirar soldados do Afeganistão, um grupo radical chamado Talibã começou a conquistar territórios do país e impor suas regras. A edição ainda teve a “Coleção” explicando a história do Talibã no Afeganistão, qual é a sua origem e o que aconteceu quando o grupo liderou o país anteriormente.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido