O repórter mirim Joseph F., de 8 anos, entrevistou a israelense Sivan Ya’ari , fundadora da organização Innovation: Africa, que tem como objetivo levar água limpa e energia para aldeias africanas. Na conversa, Sivan contou um pouco sobre como funcionam as instalações que a organização oferece e como se sente ao ver o projeto ganhando força.

Confira abaixo a matéria que foi publicada originalmente na edição 145 do Joca.

Joseph F., que entrevistou a fundadora do projeto Innovation: Africa. Foto: Arquivo pessoal

 

O projeto Innovation: Africa leva energia e água limpa para aldeias isoladas do continente africano. A organização foi criada, em 2008, pela israelense Sivan Ya’ari e já concluiu 300 instalações de painéis solares, fornecendo luz, bombeamento de água limpa, irrigação para a agricultura e refrigeração para vacinas e medicamentos a mais de 1,5 milhão de pessoas, em dez países africanos.

“Descobri o Innovation: Africa quando minha mãe me mostrou um vídeo da inauguração de uma bomba d’água em um vilarejo africano e vi a alegria das crianças e dos adultos quando a água aparecia. Fiquei impressionado porque nunca tinha pensado em como algumas pessoas podiam viver sem água encanada e energia elétrica”, conta o repórter mirim Joseph F., de 8 anos, que entrevistou Sivan Ya’ari para o JocaConfira a seguir.

 

 

 

Há muitas pessoas sem luz e água na África?
Atualmente, 620 milhões das pessoas que vivem na África não têm acesso à eletricidade — esse número é quase duas vezes a população dos Estados Unidos. Além disso, mais de 350 milhões de africanos não têm água limpa e acabam bebendo água suja.

Como você teve a ideia de ajudar os países africanos?
Quando eu trabalhava para a [empresa de roupas] Jordache, em Madagascar, fazendo o controle das fábricas, visitei algumas aldeias. Era a minha primeira vez na África e meu primeiro contato com a “pobreza de verdade”. Sempre achei que minha infância em Israel e na França tinha sido pobre, mas, depois de passar um tempo na África, percebi que eu era privilegiada. Decidi continuar meus estudos em Nova York [Estados Unidos] e estudei energia para descobrir como fazer a diferença nas aldeias que visitei. Depois de arrecadar dinheiro com amigos, viajei para a Tanzânia e instalei um painel solar e lâmpadas em um centro médico e uma escola. Quando voltei para ver como estavam as coisas por lá, percebi que havia cometido um grande erro. Ao falar com a diretora da escola, ela agradeceu, mas disse que as crianças eram fracas demais para ir às aulas — elas andam muito em busca de água, que, além do mais, é suja e traz doenças. Então, Innovation: Africa passou a ter a missão de levar às aldeias não apenas tecnologia solar, como também hidráulica [com bombeamento de água] e agrícola [com sistema de irrigação, que molha as plantações de alimentos].

Você volta às aldeias para ver se as coisas melhoraram?
Com certeza. Sempre levamos doadores para as aldeias, para que eles vejam como funciona o projeto na prática e possam interagir com membros da comunidade que tiveram a vida transformada. É uma experiência única ver as pessoas acendendo a luz ou abrindo uma torneira instalada pela organização.

Água para África
Sivan com crianças africanas em uma das suas visitas ao continente

Quantas crianças a Innovation: Africa ajudou?
Colaboramos com mais de 1,5 milhão de pessoas. As crianças são grande parte desse número, especialmente porque nossos projetos ensinam as próximas gerações em escolas, orfanatos e centros médicos.

Você acha que, por ser de Israel, onde há muita tecnologia, foi mais fácil fazer o projeto?
Israel é um centro de criatividade, inovação e solução de problemas. Temos algumas das mentes mais brilhantes em energia renovável, tecnologia da água, design e muito mais. Para um país tão pequeno, há muitas oportunidades e potencial, então temos que compartilhar isso com outras nações.

Israel tem problemas semelhantes aos de alguns países africanos, como a seca?
Basicamente, estamos aplicando na África o que os israelenses usaram para fazer o deserto florescer e conseguir água potável [adequada para o consumo]. O terreno e o clima são muito parecidos em Israel e na África.

Como contribuir com o Innovation: Africa?
É possível fazer isso criando uma página de campanha de arrecadação de dinheiro no site: icampaign-innoafrica.org/signup. Toda doação vai diretamente para uma aldeia na África, e nossa equipe avisa sobre como o projeto está indo.

Água para África
Um dos objetivos do projeto é oferecer água limpa para aldeias africanas isoladas

Quer visitar a redação do Joca ser o editor mirim convidado da próxima edição? Escreva para joca@magiadeler.com.br.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (7)

  • Amanda Schenk

    3 anos atrás

    Esse menino tem um coração puro ❤️?

  • Denise Grabarz

    3 anos atrás

    nossa adorei a ajuda

  • stella melvilly

    3 anos atrás

    ache muito legau isso que ele fez muito obrigada a ele e claro

  • bianca

    4 anos atrás

    muito enteresante amei já quero ajudar

  • Gustavo

    4 anos atrás

    gostei muito desse texto

  • Carolina Zago Brennand

    4 anos atrás

    enteresante

  • Fabiola Fontes

    4 anos atrás

    Eu gostei muito da notícia e seria bom até eu arrecadar dinheiro para a aldeia.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido