retrospectiva-joca-2019-destaque
retrospectiva-joca-2019-destaque

1. NOTÍCIAS MARCANTES
No impresso ou no site, as notícias mais relevantes de 2019 estiveram presentes no Joca:

 

Janeiro | fevereiro

Capa-Joca-124-Brumadinho
A primeira edição impressa do Joca em 2019 trouxe como capa uma reportagem sobre o rompimento da barragem na cidade mineira de Brumadinho. Foto: reprodução jornal Joca

Clique aqui para acessar esta edição.

 

Julho

Site-Print-Meninas-Futebol
A Copa do Mundo de Futebol Feminino foi realizada entre 7 de junho e 7 de julho. E o Joca ouviu a história de cinco meninas ligadas ao esporte para esta reportagem. Foto: reprodução jornal Joca

Clique aqui para acessar a reportagem.

 

Agosto | setembro

Capa-Joca-Amazonia-136
Um dos assuntos mais falados do ano foi capa da edição 136 do Joca impresso. Foto: reprodução jornal Joca

Clique aqui para acessar esta edição.

 

Setembro | outubro

Capa-Joca-138-Greve-Global-Clima
Em mais de 180 países, milhões de pessoas protestaram por ações contra as mudanças climáticas. O tema foi capa da edição 138 do jornal. Foto: reprodução jornal Joca

Clique aqui para acessar esta edição.

 

Outubro

Capa-Joca-139-Oleo-Praias
O tema marcou diversas edições do Joca no segundo semestre, começando pela 139. Foto: reprodução jornal Joca

Clique aqui para acessar esta edição.


Dezembro 

Site-Print-Prova-Pisa-2018
Os resultados da edição de 2018 da prova do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) foram divulgados em 3 de dezembro. No Brasil, onde cerca de 10 mil estudantes, de 638 escolas, fizeram a prova, apenas 2% tiraram nota máxima. O site do Joca trouxe mais detalhes. Foto: reprodução jornal Joca

Clique aqui para acessar a reportagem.

 

retrospectiva-joca-2019-numeros-distribuicao

 

2. PRODUTOS ESPECIAIS

Histórias da Sala de Aula – O Joca Como Ponte Entre as Escolas e o Mundo: conteudo.jornaljoca.com.br/historias-da-sala-de-aula
Um compilado de histórias de impacto do Joca dentro das escolas envolvendo alunos e professores para download gratuito.

Brumadinho: conteudo.jornaljoca.com.br/brumadinho
Encartado na edição 133 do Joca e disponível para download gratuito, o especial é o resultado de uma viagem da equipe do jornal para Brumadinho, em Minas Gerais, no início de maio de 2019. A ida até a cidade mineira também se transformou em vídeo – veja abaixo.

 

Dia de Doar: mais um material foi produzido já no fim de 2019, para ser encartado com a edição 140 do jornal: o especial Dia de Doar, contando tudo sobre o movimento que, em 2019, foi em 3 de dezembro.

 

3. OFICINAS DE FÉRIAS
No Joca, férias são sinônimo de diversão com nossos leitores. Foi por isso que promovemos quatro oficinas de férias em 2019: encontros entre cerca de 30 leitores e a equipe do Joca para uma experiência imersiva dentro do universo de se fazer jornal.

Oficina-Ferias
Em 2019, as oficinas de férias foram realizadas entre 1º e 12 de junho de 2019. Foto: reprodução jornal Joca

As inscrições para a edição de janeiro de 2020 estão abertas. Clique aqui para saber mais.

 

4. O JOCA NA MÍDIA
Durante 2019, nossa equipe publicou diversos artigos sobre o jornalismo para crianças e jovens e a relação das notícias com a educação. Além disso, a história do Joca foi contada em capítulos de dois livros. Confira!

 

Artigos

Fevereiro | Como falar com as crianças sobre tragédias?
Por Maria Carolina Cristianini, editora-chefe do Joca

Artigo_Folha_Brumadinho_Impresso

 

Abril | Contexto, engajamento e educação para a liberdade
Por Sabrina Generali, gerente de marketing do jornal Joca

Artigo-Folha-Sabrina

Maio | Com os pés em Brumadinho, 121 dias depois
Por Maria Carolina Cristianini, editora-chefe do Joca

Maio | Notícias de Brumadinho
Por Mônica S. Gouvêa, diretora educacional do Joca

Artigo-Brumadinho-Folha-Monica

Junho | O leitor (de notícias) do futuro
Por Maria Carolina Cristianini, editora-chefe do Joca

Julho | Jornalismo infantojuvenil e a formação de cidadãos críticos
Por Maria Carolina Cristianini, editora-chefe do Joca

Setembro | Como criar o hábito de ler notícias na infância
Por Maria Carolina Cristianini, editora-chefe do Joca

Novembro | Como seu filho consome notícias e informações online?
Por Maria Carolina Cristianini, editora-chefe do Joca

Dezembro | Como desenvolver o hábito da leitura nas crianças?
Por Stéphanie Habrich, fundadora e diretora-executiva do Joca

Artigo-Stephanie-Habrich-Habito-Leitura-Criancas-Revista-Claudia

 

Livros

Inovações Radicais na Educação Brasileira (organização de Flavio Rodrigues Campos e Paulo Blikstein, Penso Editora): o capítulo “Relato da experiência com o jornal Joca”, escrito por Nádia Moya (coordenadora pedagógica da Escola Estadual Henrique Dumont Villares, especialista em direção e supervisão escolar pela Faculdade Integrada Campos Salles), tem o objetivo de inspirar coordenadores e professores de escolas públicas a buscar recursos inovadores para a formação de alunos protagonistas das próprias aprendizagens.

Livro-Inovacoes-Radicais-na-Educacao-Brasileira

 

Somos Empreendedoras – 25 Histórias Inspiradoras de Mulheres Que Transformaram o Seu Entorno Através de Seus Negócios (Itaú Mulher Empreendedora): no capítulo “Nasce uma mãe, nasce uma empresa”, Stéphanie Habrich, diretora e fundadora do Joca, relata sua história de vida, mãe e empreendedora.

Livro-Somos-Empreendedoras

 

5. PRÊMIOS
Duas premiações, uma para leitores e outra para professores, foram oferecidas pelo Joca em 2019.

Troféu Jovem Leitor: lançado em junho de 2019, teve os vencedores em suas três categorias divulgados em 12 de outubro, Dia das Crianças. Confira quem foram os ganhadores: conteudo.jornaljoca.com.br/trofeu-jovem-leitor.

Pedro-Poppoff-Trofeu-Jovem-Leitor-2019
Pedro Popoff, vencedor na categoria Jovem Destaque por seu projeto Brincando de Cordel, segura placa e troféu da premiação. Foto: divulgação

Prêmio Professor Transformador: três educadores foram premiados em 15 de outubro de 2019, Dia do Professor. Você pode conhecer os vencedores aqui: conteudo.jornaljoca.com.br/1-premio-professor-inovador.

 

6. PODCAST
A partir da edição 132 do Joca, os educadores começaram a dispor de uma ferramenta a mais: o podcast Saiu no Joca, Prô!. Com edição quinzenal, cada episódio apresenta as notícias em destaque da edição impressa do jornal que acaba de sair, além de entrevistas com educadores(as) e especialistas. Clique aqui para ouvir todos os episódios, disponíveis no Spotify.

Podcast-Saiu-no-Joca-Pro

 

 

7. DICAS EM VÍDEO PARA EDUCADORES
Mônica Gouvêa, diretora educacional do Joca, e Maria Carolina Cristianini, editora-chefe do jornal, começaram a fazer vídeos quinzenais com dicas para os educadores utilizarem reportagens do Joca na sala de aula. Ao longo do ano, foram feitos 14 vídeos, publicados nas nossas redes sociais e no nosso canal no YouTube: o TV Joca. Confira um deles a seguir:

 

8. WEBINAR
Em 2019, nossa equipe realizou quatro webinars para educadores e pais – todos disponíveis no nosso canal no YouTube, a TV Joca. Confira um deles:

 

9. PROJETOS EDUCACIONAIS

Formação presencial nas escolas – Ao longo de 2019, mais de 900 educadores foram formados presencialmente pela equipe educacional do Joca, em 11 cidades pelo Brasil. Pensada para dar apoio aos professores que querem trabalhar com o jornal na sala de aula, a formação apresenta possibilidades didáticas de uso e traz exemplos de como se desenvolvem os comportamentos leitor e escritor dos estudantes a partir do contato constante com o jornal. Além disso, são mostradas possibilidades reais de utilização do Joca de forma interdisciplinar. 

Formacao-Professores-Diversas-Escolas-CEU-CAminho-do-Mar-2019
Formação com professores de diversas escolas da rede pública da cidade de São Paulo, realizada no CEU Caminho do Mar. Foto: jornal Joca

Visitas de acompanhamento nas escolas da rede pública e particulares – Nos últimos 12 meses, foram quase 400 visitas. Nesses encontros, a equipe educacional do jornal busca engajar os educadores a utilizar o Joca na sala de aula como complemento do trabalho com os conteúdos de todas as disciplinas e explica como fazer isso.

“O Joca na Escola: Troca de Boas Práticas no Ensino Fundamental” – O evento, realizado em agosto, teve como objetivo promover o  intercâmbio entre escolas assinantes que desenvolvem um trabalho contínuo com o Joca e outras que ainda não utilizam o jornal. As apresentações do 3º ao 9º do Ensino Fundamental se dividiram entre sequências de atividades e projetos didáticos, realizados em diferentes disciplinas.

Evento-Boas-Praticas-Agosto-2019
Apresentação realizada por educadora durante o evento “O Joca na Escola: Troca de Boas Práticas no Ensino Fundamental”. Foto: jornal Joca

“O jornal na escola: como formar o cidadão crítico e ativo do século 21” – O curso EAD gratuito para professores, oferecido por meio do site do Joca, foi concluído por mais de 500 educadores ao longo de 2019. Para mais informações sobre o curso, acesse: jornaljoca.com.br/curso-ead-gratuito-para-professores.

“Como usar o jornal na sala de aula” – Em 2019, criamos uma sequência de cinco vídeos, com aproximadamente cinco minutos cada um, para dar suporte teórico e prático a coordenadores e professores em reuniões pedagógicas. Cada vídeo aprofunda a possibilidade didática de trabalho com o jornal na escola. O material é oferecido para escolas assinantes do Joca. Quer saber mais? Escreva para assessoria.pedagogica@magiadeler.com.br.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • luana medeiros

    4 anos atrás

    É mesmo o Joca fez muta coisa mesmo. E como !!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido