Cão lancashire heeler em Nova York, nos Estados Unidos. Crédito de imagem: Getty Images

No dia 3 de janeiro, o American Kennel Club (AKC), instituição dos Estados Unidos que registra legalmente as raças de cães existentes no país, declarou que a linhagem de cães lancashire heeler agora pode ser considerada uma raça oficial. Os cachorros lancashire são originários do Reino Unido, com referências de seu surgimento que datam desde o século 17; supõe-se que são o resultado entre o cruzamento das raças welsh corgi e manchester terrier, surgindo em um condado inglês também chamado Lancashire.

Esse tipo de cão foi criado, inicialmente, em ambientes rurais e de pasto, ajudando os donos a conduzir o gado (como ovelhas e cabras, por exemplo) e caçando animais como coelhos e ratos. A raça lancashire apresenta pequeno porte, com cada cachorro pesando aproximadamente de 3 até 8 quilos (kg), corpo mais longo e pelagem escura e marrom. Por seu formato estreito, os lancashire podem lembrar a raça dachshund (os “salsichas”), que também têm estrutura esguia. A raça pode ser considerada vulnerável: existem apenas cerca de 5 mil desses cães no mundo e eles estão cada vez mais escassos, principalmente, na Inglaterra.

Cães da raça lancashire podem se adaptar bem em ambientes como florestas e campos. Crédito de imagem: Getty Images

Registro oficial

Para uma raça ser “oficializada” pelo AKC, são levados em consideração alguns critérios que avaliam as características em comum dos animais da mesma linhagem, como tamanho, cor e peso, definindo o padrão que constitui aquele grupo. Cada país tem o próprio método de catalogação das diferentes raças de uma espécie. No Brasil, a instituição responsável por esses registros é a Confederação Brasileira de Cinofilia, a CBKC. 

No entanto, não há uma “regra” em específico para todas, uma vez que cada raça apresenta particularidades. Os lancashire, que possuem um histórico mais rural e de caça, também apresentam um comportamento bastante afetuoso com os donos, demonstrando interesse e entusiasmo no convívio com humanos. Ainda assim, é recomendado treinamento antes que o cachorro dessa raça possa interagir com outros animais domésticos. Agora que estão no AKC, os lancashire podem competir em exposições e concursos oficiais de cães nos EUA. 

Fontes: Superinteressante, CNN, Purina e CBKC. 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Keylen Diaz

    2 meses atrás

    Uau, é uma loucura como uma nova raça de cachorro é anunciada depois de todas as diferentes raças de cães. Talvez haja mais raças de cães por vir.

  • Aubrick 03

    2 meses atrás

    amei

  • LUANA GOMES

    3 meses atrás

    oooooowwww

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido