Após 50 anos, a Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) enviou novamente uma nave espacial em direção à Lua, nosso satélite natural. A missão Artemis I lançou a cápsula Orion na madrugada de 16 de novembro.

A Orion não leva tripulantes, mas carrega três manequins que simulam como uma pessoa ficaria na nave. O objetivo da cápsula é identificar eventuais problemas no maquinário e esclarecer dúvidas dos cientistas quanto à sua segurança, como entender se ela sobreviverá às altíssimas temperaturas de reentrada na Terra durante o retorno da jornada.

Para retirar a nave da atmosfera terrestre, a Nasa construiu o foguete mais potente de toda a história. O SLS (sigla para Space Launch System, ou sistema de lançamento espacial, em tradução livre para o português) mede 98 metros de altura e pesa 2,6 milhões de toneladas. A Orion fica acoplada ao topo do foguete, e a Nasa espera que, em 2025, esse mesmo modelo leve astronautas a pisar na Lua, incluindo a primeira pessoa negra e a primeira mulher a fazer isso.

Motivos da viagem
A missão Artemis representa a retomada do programa espacial norte-americano focado no nosso satélite natural. Mas, de acordo com Bill Nelson, administrador da Nasa, ela também pode colaborar na exploração de outros planetas: “Esse teste de voo sem tripulantes ajudará a nos preparar para a exploração humana na Lua e depois em Marte”, disse em entrevista coletiva.

O lançamento partiu de uma base localizada no estado da Flórida, nos EUA. A Nasa já havia cancelado o voo outras duas vezes por problemas técnicos, como vazamento de óleo, e por condições climáticas desfavoráveis. O plano inicial era de que fosse realizado no mês de agosto. A expectativa é de que a cápsula volte à Terra em segurança ainda em dezembro deste ano.

Em 16 de novembro, a cápsula Orion é lançada na Flórida, EUA | #pracegover: Imagem de foguete sendo lançado. Está uma noite escura e é possível ver o fogo e a fumaça que saem da nave. Crédito de imagem: NASA/Bill Ingalls

O nome da missão é uma homenagem à deusa grega Artemis, irmã gêmea do também deus grego Apolo, que deu nome ao programa espacial dos EUA que levou o ser humano à Lua pela primeira vez. Isso ocorreu em 20 de julho de 1969, quando o astronauta norte-americano Neil Armstrong se tornou o primeiro a pisar no nosso satélite natural. Saiba mais sobre as viagens já feitas à Lua na edição 134 do Joca.

Fontes: Folha de S.Paulo, G1, Reuters e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 198 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido