A agência espacial dos Estados Unidos (Nasa) divulgou, em 15 de setembro, imagens e novas informações sobre o programa de exploração de Marte que está em andamento. Entre as novidades, a Nasa destacou as amostras de rocha coletadas pelo robô Perseverance, que apresentam sinais de possível vida microbiana (ou seja, de microrganismos) no planeta vermelho.

O material coletado pode sugerir a presença de moléculas orgânicas (formadas por elementos como oxigênio, carbono e hidrogênio) na composição, o que pode ser uma evidência de que houve vida em Marte — processos de seres vivos, como a digestão, são responsáveis por criar essas moléculas. A questão é que alguns processos sem a presença de seres vivos, como a queda de um meteorito, também podem gerar essas moléculas. Os cientistas ainda precisam descobrir se a pista é um sinal de vida em Marte ou apenas um alarme falso.

Imagem de amostra coletada pelo Perseverance na cratera Jezero, em Marte | #pracegover: Imagem de rocha coletada em Marte, dentro de um tipo de suporte metálico usado para fazer a coleta. Crédito de imagem: Reprodução

Segundo um comunicado da Nasa, existe uma razão a mais para ser otimista: as novas amostras estão sendo coletadas na cratera Jezero, que os cientistas de astrobiologia apontam ter sido um grande lago há bilhões de anos, com condições favoráveis à existência de vida.

“No passado distante, areia, lama e sais que agora compõem a amostra Wildcat Ridge [rocha da qual o Perseverance extraiu material] foram depositados em condições em que a vida poderia ter prosperado”, disse Ken Farley, cientista do projeto Perseverance. “O fato de a matéria orgânica ter sido encontrada nessa rocha sedimentar — conhecida por preservar fósseis de vida antiga aqui na Terra — é importante”, concluiu.

As amostras ainda precisam ser trazidas para a Terra para serem analisadas com instrumentos mais potentes, o que pode acontecer apenas em 2033, com a Sample Return Mission (Missão de Retorno da Amostra, em tradução livre do inglês).

O QUE É O PERSEVERANCE?
Rover (astromóvel robótico) que está em Marte e é responsável por coletar amostras de materiais e procurar sinais de vida antiga no planeta vermelho.

TELESCÓPIO JAMES WEBB REGISTRA IMAGENS DE MARTE
Em 19 de setembro, as primeiras imagens de Marte feitas pelo telescópio James Webb foram divulgadas pela Nasa. As duas fotos retratam o hemisfério oriental do planeta vermelho e foram capturadas pela câmera de luz infravermelha (radiação eletromagnética que carrega energia e é invisível a olho nu) do Webb.

Fontes: BBC, G1, Nasa, National Geographic Brasil, Nexo, Olhar Digital e UOL.


Esta matéria foi originalmente publicada na edição 195 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido