A premiação reconhece os melhores atletas do último ano
Em 8 de maio, o Prêmio Laureus, considerado o Oscar dos esportes, reconheceu os melhores atletas do ano em cerimônia realizada em Paris, na França.
O troféu de melhor esportista ficou com o jogador de futebol argentino Lionel Messi, na categoria masculina, e com a velocista jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce, na categoria feminina.
Messi esteve na seleção da Argentina campeã da Copa do Mundo de 2022. Ele disputava o prêmio masculino com nomes como o tenista Rafael Nadal (detentor de 22 títulos em Grand Slams, os principais torneios da modalidade) e Max Verstappen (bicampeão mundial da Fórmula 1).
A campeã entre as mulheres, Shelly-Ann Fraser-Pryce, quebrou um recorde ao conquistar o quinto título nos 100 metros do atletismo em campeonatos mundiais. Concorriam com ela esportistas como Alexia Putellas (bicam- peã do Bola de Ouro no futebol) e a tenista Iga Świątek (atual número 1 do mundo).
Os brasileiros Filipe Toledo, do surfe, e Rayssa Leal, do skate, concorriam pela categoria de esportes de ação — nesta, não há diferenciação entre homens e mulheres. Quem ficou com o prêmio foi a esquiadora chinesa Eileen Gu.
OS PREMIADOS COMO MELHORES PELO LAUREUS NOS ÚLTIMOS ANOS:
• 2022: Elaine Thompson- Herah e Max Verstappen
• 2021: Naomi Osaka e Rafael Nadal
• 2020: Lionel Messi e Lewis Hamilton (dividiram o troféu) e Simone Biles
• 2019: Novak Djokovic e Simone Biles
• 2018: Roger Federer e Serena Williams
HISTÓRICO BRASILEIRO
Em 2000, primeiro ano em que o Prêmio Laureus foi concedido, Edson Arantesdo Nascimento, o Pelé, foi reconhecido na categoria Lifetime Achievement, ou seja, por todas as conquistas que teve ao longo da vida. O jogador de futebol brasileiro faleceu em dezembro de 2022.
Outros representantes do Brasil já faturaram a disputa em três categorias:
• Daniel Dias: Melhor Atleta com Deficiência (2009, 2013 e 2016).
• Raí: Esportes Para o Bem, com a Fundação Gol de Letra (2012).
• Seleção masculina de futebol: Time do Ano (2003).
Fontes: GE e Prêmio Laureus.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 205 do jornal Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.