Em 8 de maio, o Prêmio Laureus, considerado o Oscar dos esportes, reconheceu os melhores atletas do ano em cerimônia realizada em Paris, na França. 

O troféu de melhor esportista ficou com o jogador de futebol argentino Lionel Messi, na categoria masculina, e com a velocista jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce, na categoria feminina. 

#pracegover: Messi está parado em cima de um tapete vermelho e em frente a uma parede preta. Ele veste terno preto, camisa branca e gravata-borboleta preta. Em uma das mãos segura e o troféu e, na outra, faz um sinal de joia. Crédito de imagem: Aurelien Meunier/Getty Images for Laureus

Messi esteve na seleção da Argentina campeã da Copa do Mundo de 2022. Ele disputava o prêmio masculino com nomes como o tenista Rafael Nadal (detentor de 22 títulos em Grand Slams, os principais torneios da modalidade) e Max Verstappen (bicampeão mundial da Fórmula 1). 

A campeã entre as mulheres, Shelly-Ann Fraser-Pryce, quebrou um recorde ao conquistar o quinto título nos 100 metros do atletismo em campeonatos mundiais. Concorriam com ela esportistas como Alexia Putellas (bicam- peã do Bola de Ouro no futebol) e a tenista Iga Świątek (atual número 1 do mundo). 

#pracegover: Shelly-Ann Fraser-Pryce está posando em frente a uma parede preta, em cima de um tapete vermelho. Ela usa um vestido cinza com um cinto preto. Em uma das mãos segura o troféu e a outra, acena. Crédito de imagem: Aurelien Meunier/Getty Images for Laureus

Os brasileiros Filipe Toledo, do surfe, e Rayssa Leal, do skate, concorriam pela categoria de esportes de ação — nesta, não há diferenciação entre homens e mulheres. Quem ficou com o  prêmio foi a esquiadora chinesa Eileen Gu. 

OS PREMIADOS COMO MELHORES PELO LAUREUS NOS ÚLTIMOS ANOS: 

• 2022: Elaine Thompson- Herah e Max Verstappen 

• 2021: Naomi Osaka e Rafael Nadal 

• 2020: Lionel Messi e Lewis Hamilton (dividiram o troféu) e Simone Biles 

• 2019: Novak Djokovic e Simone Biles 

• 2018: Roger Federer e Serena Williams 

HISTÓRICO BRASILEIRO 
Em 2000, primeiro ano em que o Prêmio Laureus foi concedido, Edson Arantesdo Nascimento, o Pelé, foi reconhecido na categoria Lifetime Achievement, ou seja, por todas as conquistas que teve ao longo da vida. O jogador de futebol brasileiro faleceu em dezembro de 2022. 

Outros representantes do Brasil já faturaram a disputa em três categorias: 

• Daniel Dias: Melhor Atleta com Deficiência (2009, 2013 e 2016). 

• Raí: Esportes Para o Bem, com a Fundação Gol de Letra (2012). 

• Seleção masculina de futebol: Time do Ano (2003). 

Fontes: GE e Prêmio Laureus. 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 205 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido