Registro da superlua de 1º de agosto na Itália. Crédito de imagem: Ivan Romano/Getty Images/reprodução

No dia 23 de agosto, a Índia se tornou o primeiro país do mundo a pousar próximo ao polo sul da Lua A sonda Chandrayaan-3 foi lançada, no dia 14 de julho, pela Organização de Pesquisa Espacial Indiana (Isro). Em transmissão ao vivo na internet, foi possível acompanhar uma representação gráfica da sonda e todo o processo de alunissagem. 

“Conseguimos um pouso suave na Lua, a Índia está na Lua”, disse Sreedhara Panicker Somanath, presidente da Isro, em declaração à imprensa. “Este é um momento sem precedentes. Este é o momento para uma nova Índia em desenvolvimento”, disse Narendra Modi, primeiro-ministro do país, durante coletiva de imprensa. O político acompanhou tudo de Joanesburgo, África do Sul, onde participa de uma reunião do Brics (grupo de países parceiros do qual a Índia faz parte). 

Crédito da imagem: Isro/redes sociais

Existiu uma corrida espacial para alcançar o polo sul lunar. A Nasa tem planos de levar astronautas para lá até 2026. A Rússia chegou a lançar a nave Luna-25, mas, por um erro técnico, ela se chocou contra a Lua e quebrou, no dia 20 de agosto.

Fontes: G1, BBC, O Globo e National Geographic.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • ALEKSANDRA MENEZES DE SOUZA SILVA

    8 meses atrás

    Suzano, 28 de agosto de 2023, Olá jornal Joca, achei muito interessante a matéria, pois, o fato da Índia ter sido o primeiro país a pousar no lado oculto da lua é muito importante para o próprio país! Forte abraço, Nikolle Sousa Nogueira, 5 ano C , E.E. "Vereador Antônio Garcia" (matéria lida na aula de Ciências pela professora Aleksandra Menezes).

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido