Durante reunião do Conselho da Federação Internacional de Futebol (Fifa) no dia 14 de março, em Kigali, capital de Ruanda, foram anunciadas novidades para a Copa do Mundo de 2026.

A próxima edição do torneio será a primeira com 48 seleções (foram 32 em 2022) e, por isso, alterações serão feitas. Entre elas: haverá 12 grupos (antes, eram oito) com quatro integrantes cada; e os dois primeiros colocados de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados vão para a fase eliminatória da Copa, totalizando 32 classificados. Estes, então, enfrentam-se em partidas conhecidas como mata-mata (quem perde é desclassificado) até a final. Com isso, o mundial terá um total de 104 jogos (em 2022, foram 64 partidas).

A próxima Copa será realizada em três países: Canadá, Estados Unidos e México. A final está marcada para 19 de julho de 2026.

Mulheres
Dois dias depois, Gianni Infantino, presidente da Fifa, anunciou um plano para que as premiações das seleções femininas e masculinas sejam igualadas nas próximas edições da Copa do Mundo.

Isso passaria a valer em 2026 para os homens e, em 2027, para as mulheres. Ou seja, ainda não está em vigor para a Copa feminina deste ano, entre julho e agosto, que vai distribuir 152 milhões de dólares (cerca de 800 milhões de reais). Na Copa do Catar, em 2022, o valor total para os homens foi de 440 milhões de dólares (em torno de 2,3 bilhões) — quase três vezes maior.

Fontes: Fifa, Folha de S.Paulo, GE e O Globo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 202 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido