A ex-atleta Isabel Salgado, do vôlei. Foto: reprodução Instagram

A atleta Isabel Salgado, um dos principais nomes do vôlei brasileiro, morreu no dia 16 de novembro, aos 62 anos, em um hospital da cidade de São Paulo (SP). Ela havia sido diagnosticada com pneumonia alguns dias antes e o quadro piorou, dando origem a uma síndrome aguda respiratória do adulto (Sara), doença em que os pacientes podem sentir falta de ar intensa.

Isabel foi campeã de vôlei pela primeira vez em 1978, aos 18 anos, quando jogava no Flamengo. Dois anos depois, ela repetiu o feito, no mesmo time. Pelas conquistas, ela se tornou atleta da seleção brasileira de vôlei e representou o país em duas edições dos Jogos Olímpicos: em 1980, na cidade de Moscou, na Rússia, e, em 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Algumas participações em Jogos Pan-Americanos também marcaram sua trajetória – que incluem uma medalha de bronze na competição. 

No mesmo ano em que participou da sua primeira Olimpíada, a atleta também se tornou a primeira do vôlei brasileiro a atuar fora do país, jogando em Modena, na Itália. Alguns anos depois, em 1992, ela recebeu mais um título de campeã mundial – desta vez no vôlei de praia, com a jogadora Roseli como dupla. Em 1997, Isabel se aposentou.

A ex-atleta estava se preparando para integrar o governo de transição (que organiza questões administrativas pouco antes de um novo presidente e sua equipe assumirem). No dia 14 de novembro, dois dias antes de sua morte, Isabel havia sido anunciada como integrante do grupo de trabalho de esporte.  

Fontes: CNN Brasil, Folha de S.Paulo e Fórum.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Gustavo

    1 ano atrás

    História super incrível. Vamos sempre lembrar da nossa queriada Isabel Salgado<33

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido