mascote da copa catar 185
#pracegover: ilustração da mascote da Copa do Mundo do Catar, nomeado La’eeb. Crédito de imagem: Twitter Fifa

Copa do Mundo de 1966 (Inglaterra)

Willie era um leão, símbolo da Inglaterra. O nome era um diminutivo de William, muito comum nos países que falam inglês. O leão vestia uma camiseta e um par de meias com a bandeira do Reino Unido, integrado por várias nações, entre elas, a Inglaterra.

Copa do Mundo de 1970 (México)

Juanito, um menino com sombrero, típico chapéu do México. O nome é um diminutivo de Juan, muito comum em países que falam espanhol. Ele tinha uma bola nos pés e, no chapéu, estava escrito “México 70”.

Copa do Mundo de 1974 (Alemanha)

Pela primeira vez, houve duas mascotes. Eram dois irmãos, chamados Tip e Tap. Um era mais baixo, tinha cabelo preto e vestia uma camiseta escrito WM, sigla para Weltmeisterschaft (que pode ser traduzido como “campeonato mundial” ou “Copa do Mundo”) . O outro era mais alto, loiro e, em sua camiseta estava escrito 74, ano em que ocorreu o evento.

Copa do Mundo de 1978 (Argentina)

Gauchito, diminutivo em espanhol da palavra “gaúcho”, expressão originada nos Andes e que, no Brasil, é usada para designar as pessoas que nascem no estado do Rio Grande do Sul. Ele vestia um chapéu dos pampas em que estava escrito “Argentina 78” e, assim como Juanito, tinha uma bola nos pés.

Copa do Mundo de 1982 (Espanha)

Naranjito, em referência à laranja (naranja, em espanhol), fruta típica da Espanha. No desenho, a fruta tinha braços e pernas e segurava uma bola com a mão esquerda. Foi uma das mascotes mais populares da história das Copas do Mundo.

Copa do Mundo de 1986 (México)

Pique representava uma pimenta típica do México, só que com braços e pernas e também segurando uma bola. Nos restaurantes mexicanos, as refeições costumam ser bastante apimentadas.

Copa do Mundo de 1990 (Itália)

A mascote se chamava Ciao (saudação no idioma italiano usada quando queremos dizer “oi” a alguém) e era um boneco. Os membros do corpo eram feitos de blocos tridimensionais e a cabeça era uma bola de futebol.

Copa do Mundo de 1994 (Estados Unidos)

Striker, que significa “atacante” no idioma inglês. Era um cachorro de estimação comum, mas vestindo as cores da bandeira norte-americana (azul, vermelho e branco) e com uma bola nos pés.

Copa do Mundo de 1998 (França)

Um galo chamado Footix, uma mistura de foot, que vem de football, futebol em várias línguas, e “ix”, de Asterix, personagem de histórias em quadrinhos escritas por dois autores franceses. Ele estava vestido todo de azul, cor da seleção da França, e tinha escrito “France 98” no peito.

Copa do Mundo de 2002 (Coreia do Sul e Japão)

Se em 1974 eram duas mascotes, em 2002, três personagens representaram a Copa do Mundo: Ato, Kaz e Nik. Eles eram alienígenas que jogavam “atmobol”, um esporte fictício.

Copa do Mundo de 2006 (Alemanha)

Assim como na Copa do Mundo de 1966, primeira com uma mascote, a figura representada era a de um leão. Ele se chamava Goleo (mistura de gol e leo, leão em alemão) e vinha acompanhado da bola falante Pillie, palavra coloquial para “bola” em alemão.

Copa do Mundo de 2010 (África do Sul)

Por ser a primeira Copa do Mundo disputada na África, a mascote escolhida foi um leopardo, animal que pode ser encontrado em diversos países do continente africano. Ele era verde e amarelo, cores da seleção da África do Sul, e se chamava Zakumi: “Za”, porque é como se refere à África do Sul na internet, e kumi, por ser o número dez em diferentes idiomas africanos.

Copa do Mundo de 2014 (Brasil)

Tivemos um tatu-bola, animal comum de se encontrar no Brasil. O nome foi escolhido por votação popular em um programa de televisão: Fuleco, uma mistura de futebol com ecologia. Ele tinha as cores azul e amarelo e vestia shorts verde e uma camiseta branca em que aparecia escrito “Brasil 2014”.

Copa do Mundo de 2018 (Rússia)

Um lobo chamado Zabivaka, que em russo quer dizer “aquele que marca um gol”. Ele usava óculos vermelhos, uma camiseta branca com as mangas azuis e shorts vermelho, todos em alusão às cores da bandeira da Rússia.

Copa do Mundo de 2022 (Catar)

mascote da copa catar 185
#pracegover: ilustração da mascote da Copa do Mundo do Catar, nomeado La’eeb. Crédito de imagem: Twitter Fifa

Diferentemente dos outros anos, a mascote da Copa do Mundo de 2022 não é um animal. É um lenço para cabeça muito usado pela população do Catar, todo branco e chamado La’eeb, “jogador super-habilidoso”, em árabe.

Fontes: O Livro de Ouro das Copas, de Lycio Vellozo Ribas, e Exame.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • 1 ano atrás

    amei muito as reportagens, recomendo muito ;]

  • 1 ano atrás

    o de 2002, mds credokkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • 1 ano atrás

    tramatizei mto

  • 1 ano atrás

    o da de 2002 me traumatizou

  • Isack Lopes Oliveira

    1 ano atrás

    Eu gostei bastante, trás mais matéria sobre a copa do mundo de 2022, sou da escola Colégio Castro Alves em cariacica no bairro de Santana.

  • Duda

    1 ano atrás

    Oi

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido