Céu estrelado. Foto: Arctic-Images/Getty Images

Um grupo de pesquisadores acredita ter encontrado o primeiro documento que mapeou o céu durante a noite – mostrando, por exemplo, as estrelas. A descoberta foi anunciada em uma publicação no Journal for the History of Astronomy, de descobertas científicas, em 18 de outubro.

Já se tinha uma ideia de quem teria feito o primeiro mapa do céu noturno: Hiparco, pesquisador da Grécia que viveu de 190 a. C. (antes de Cristo) a 120 a. C. Agora, os responsáveis pelo novo estudo defendem que podem ter encontrado fragmentos dos registros de Hiparco em um pergaminho.

O documento, que estava no Museu da Bíblia, nos Estados Unidos, era conhecido por ter vindo do Egito. No entanto, os estudiosos perceberam que ele era mais antigo do que aparentava – antigamente, esse tipo de papel era reaproveitado, sendo raspado para ficar “limpo” e poder ser usado novamente. Desse modo, os cientistas conseguiram, a partir de uma técnica parecida com a do raio X, perceber que o pergaminho havia sido raspado anteriormente.

Ao ler o conteúdo que estava “escondido”, a equipe se deparou com partes de um poema que descrevia as estrelas. Os registros foram feitos por volta de 129 a. C., no fim da vida de Hiparco, o que contribuiu para a hipótese de que ele foi o autor do mapa. O conteúdo também é semelhante ao modo como o astrônomo grego expressava suas ideias, segundo a pesquisa.

Fontes: Journal for the History of Astronomy, Olhar Digital e Superinteressante.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • 1 ano atrás

    muito lindo, amo astronomia!

  • aluno.somar10

    1 ano atrás

    a ciencia e incrivel

  • aluno.somar10

    1 ano atrás

    como a ciencia e incrivel

  • Beatriz Rossin Auresco aluno.beatrizauresco@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    eu achei incrivel olha onde a ciencia chegou

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido