Cartas enviadas por leitores do Joca
Crédito de imagem: RealRedHair/Getty Images/reprodução

Cartas dos leitores

Somos alunos do 4º Ano A, da escola municipal “Professora Maria Nilsen Oliveira Leite”, localizada no município de Mogi Mirim (SP). Lemos a reportagem sobre “O impacto das refeições escolares no dia a dia” e achamos as informações apresentadas muito interessantes e importantes, pois fala da importância da alimentação saudável nas escolas. Nossa escola também oferece uma alimentação saudável. Nossa merenda é deliciosa e com muitos nutrientes.


Parabéns pela reportagem. Adoramos as notícias publicadas neste jornal.

Um abraço dos alunos do 4º Ano A.


São José dos Campos, 20 de junho de 2023.

Cara editora do jornal Joca,

Escrevo ao jornal para comentar sobre a reportagem de Maria Carolina Cristianini com o título de “Racismo e antirracismo”, publicada em 6 de junho de 2023.

A autora, logo no primeiro parágrafo, se refere a um ataque racista ocorrido, mas ela não explica o fato. A autora tem a ideia de que todos os leitores devem saber do que se trata.

Em seguida, ela toma como o assunto principal de sua reportagem uma ideologia antirracista que pretende combater o racismo. Ela também define essa ideologia como “fundamental”.

Eu acredito que Deus criou todas as pessoas iguais e que devemos tratar todos com respeito. Não é necessário doutrinação, pois nosso coração entende que racismo é errado.

Atenciosamente,
Dylan G. C., 7° ano C


São José dos Campos, 22 de junho de 2023.

Caríssima editora do jornal Joca,

Li a reportagem que retrata o racismo e o antirracismo, da jornalista Maria Carolina Cristianini; seria bom se esse assunto fosse tratado com mais frequência.

Na minha opinião, deveriam ser aplicadas leis mais severas para punir as pessoas que praticam racismo. Não há sentido em diferenciar as pessoas por conta da cor de pele, por sermos todos iguais, mas, na maioria das vezes, o governo não faz nada em relação às pessoas que praticam racismo (não acontece somente no Brasil, em outros países também).

Isso também aconteceu com o ponta esquerda do Real Madrid: Vinicius Júnior foi alvo de racismo na partida contra o Valencia, o que causou uma enorme polêmica, tanto nas redes sociais como nos jornais (como o de vocês). A reportagem também trouxe pontos positivos, como o do professor e rapper Allan de Souza, que cantou uma música antirracista, “O Meu Cabelo É Bem Bonito”, promovendo que o antirracismo cura, que mostra para pessoas de todas as idades que ser negro não é motivo de tristeza e desprezo, e sim de orgulho em ser você mesmo.

Quero parabenizar a jornalista Maria Carolina Cristianini pela reportagem e suas considerações, também achei a atitude do professor Allan muito bonita pelas suas atitudes na sociedade que reforçam o combate contra o racismo.

Atenciosamente,
Paulo R., 7º A


Prezada editora do jornal Joca,

Sabemos que o racismo é uma herança da escravidão no Brasil. Nesse sentido, gostaria de parabenizar pela matéria “Racismo e antirracismo”, feita pela jornalista Maria Carolina Cristianini, discorrida nessa reportagem.

Atualmente, não faz sentido algum a prática de racismo no mundo, sendo proibido por lei. O trabalho do professor Allan de Souza foi muito interessante, pois com sua canção ele conseguiu promover uma mensagem antirracista para as crianças. Esse tipo de trabalho fará com que nossa sociedade tenha uma geração mais saudável e consciente. Espero que o racismo saia do nosso planeta o mais rápido possível.

Atenciosamente,
Mateus B. A., 7º A


São José dos Campos, 21 de junho de 2023.

Caríssima editora do jornal Joca,

Venho aqui retratar um ataque racista contra um jogador de futebol brasileiro (Vini Jr.). Gostaria de parabenizá-la pela reportagem “Racismo e antirracismo”, pois eu sei que, no mundo, falta a conscientização das pessoas sobre o racismo. Então o jornal fez o papel de retratar um assunto importante, de forma compreensível e apropriada para qualquer público, desde pessoas pequenas até maiores.

Infelizmente, temos que retratar acontecimentos como esse, similares ou iguais ao do Vini Jr. Apesar de, no nosso país, o racismo ser crime, esse ato ainda ocorre diariamente pelo Brasil. E não apenas no Brasil, como em muitos outros países também.

Espero fielmente que, no futuro, todas as raças e etnias estejam em paz total no mundo.

Atenciosamente,
Elis S. E., 7º A


São José dos Campos, 22 de junho de 2023.

Prezada editora do jornal Joca,

Gostaria de parabenizar vocês, porque li a reportagem sobre o racismo e antirracismo, da jornalista Maria Carolina Cristianini.

É importante que esse assunto seja retratado mais vezes, para que as pessoas percebam que ele é realmente muito sério e pode levar a problemas mentais.

Eu achei incrível a ação de vocês a respeito disso, porque pode conscientizar as pessoas a parar de fazer esses atos racistas e respeitar as diferenças.

Gostei realmente muito da reportagem, e o assunto foi muito claro.
Espero que acabem esses xingamentos racistas e que vocês continuem postando esse tipo de reportagem. E, por fim, parabéns por esse texto incrível.

Atenciosamente,
Miguel C. F.


São José dos Campos, 21 de junho de 2023.

Prezada editora do jornal Joca,

Gostaria de parabenizar vocês pela reportagem “Racismo e antirracismo”, da jornalista Maria Carolina Cristianini. Vocês fizeram um ótimo trabalho chamando a atenção das pessoas para o assunto.

Na reportagem é abordada a importância de expandir esse assunto para as escolas para já educar as crianças de que racismo é errado, assim criando uma sociedade com menos preconceito e mais respeito ao próximo.

É importante levar esse assunto para outros meios, como à música, assim como fez Allan de Souza, com a música chamada “O Meu Cabelo É Bem Bonito”. Seria legal que outros artistas se engajassem e também fizessem músicas sobre o tema. Espero que essa expansão funcione para que atos de discriminação racial acabem.

Atenciosamente,
Gabriel M. V., 7° A


São José dos Campos, 22 de junho de 2023.

Caríssima editora do jornal Joca,

Eu gostaria de parabenizar pela reportagem sobre racismo que utiliza de exemplo os atos de racismo contra o Vinicius Júnior.

Recentemente, li a reportagem “Racismo e antirracismo” e adorei
o jeito como o tema foi abordado e dito. Tratar o assunto é com certeza extremamente importante, e deve ser reforçada a luta contra o racismo sempre. Para mim, a utilização do projeto do Vinicius Júnior contra o racismo de forma de exemplo foi uma escolha perfeita e umas das melhores possíveis.

Gostaria também de estabelecer neste momento o meu posicionamento sobre os ataques racistas, formados por atos e gritos discriminatórios contra o brasileiro Vinicius Júnior.

No meu ponto de vista, esses ataques racistas são absurdos e
sou totalmente contra. Fico feliz que com reportagens iguais à reportagem “Racismo e antirracismo”. O mundo pode visualizar e entender como o racismo pode afetar e se espalhar, até mesmo nos esportes, no caso, no futebol. Gostaria de agradecer novamente pela ótima reportagem realizada.

Atenciosamente,
Arthur T., 7° A


São José dos Campos, 22 de junho de 2023.

Senhora editora do jornal Joca,

O racismo está aumentando, mas o antirracismo também está crescendo. Queria parabenizar pela reportagem ““Racismo e antirracismo”, da jornalista Maria Carolina Cristianini.

Eu acho importante que esse assunto seja mais retratado e comentado pela
sociedade, já que é bem necessário. Eu achei aquele acontecimento com o jogador brasileiro de futebol masculino Vini Júnior um absurdo! Teve até prisões por crime de ódio! Ele não merecia esse tipo de tratamento de nossa medíocre sociedade. Esse tipo de coisa não deveria existir e quem faz isso não tem perdão! Pelo menos para mim não, hehe.

A atitude de Allan de Souza com a música antirracista “O Meu Cabelo É Bem Bonito” foi linda. Almejo que mais pessoas assim passem a existir.
Obrigado pela reportagem com um tema tão importante para todos nós.

Atenciosamente,

Manuela B. C. R., 7º A


São José dos Campos,21 de junho de 2023.

Prezada editora do jornal Joca,

Hoje li a reportagem de Maria Carolina Cristianini que fala sobre o
racismo e o antirracismo e sobre a qual gostaria de comentar um pouco.
Sou totalmente a favor do antirracismo. Em minha opinião, devemos espalhar esse movimento tão importante do qual Vinicius Jr. faz parte, para que cada vez mais eles possam ter respeito e direito de fala e escolha.

Gostaria de parabenizar o professor Allan de Souza por já estar
contribuindo com essas ações e divulgando em algumas escolas a música antirracista “O Meu Cabelo É Bem Bonito”. Divulgar esses movimentos em escolas é bem inteligente, pois, assim, crianças aprendem a importância do respeito, e no futuro conquistaremos uma sociedade mais respeitosa e menos preconceituosa. E adoraria que tivesse mais notícias tão importantes como essa.

Atenciosamente,
Ana Beatriz R. S., 7º A


São José dos Campos, 21 de junho de 2023.

Prezada editora do jornal Joca,

Gostaria de elogiar a reportagem falando do racismo e antirracismo da jornalista Maria Carolina Cristianini; fiquei interessada em ouvir as opiniões dos outros e agora quero falar da minha.

O racismo é um legado ocorrido há séculos, muitas pessoas sofrem isso por serem negras, pessoas que nasceram brancas acham que têm direito de tudo, até diminuir o outro, mas, pelo contrário, todos devemos respeitar os outros, mesmo de outros tons de pele. E assim começa o racismo, a pessoa começa a achar que só a cor branca existe e, quando vê o negro, se diferencia, mas não devemos fazer isso.

Recentemente, foi lançado o filme da Pequena Sereia em live-action, e todos sabemos que a Ariel é branca, mas a Disney decidiu deixar ela negra, pois existem poucas princesas negras. Amei muito o filme, nota 10, gostei muito! Achei muito interessante, obrigado pela reportagem, espero que gostem da minha opinião.

Mariana V.


São José dos Campos, 22 de junho de 2023.

Prezada editora do jornal Joca,

Recentemente, li a reportagem “Racismo e antirracismo” e vi sobre o assunto tratado no texto. Queria parabenizar a jornalista Maria Carolina Cristianini por essa reportagem muito verdadeira, eu gostei muito.

O importante é que esse tipo de assunto seja tratado com mais frequência a partir de agora. É o tipo de matéria que deveria ser mais visitado, esse tipo de assunto, independentemente do que for. Apessoa que escreveu esse texto escreveu muito bem. É muito importante saber a importância desse assunto. A matéria do racismo é muito importante (…). Devemos sempre respeitar a forma que tratamos as pessoas.

Atenciosamente,
Alana C.


São José dos Campos, 20 de junho de 2023.

Cara editora do jornal Joca,

Recentemente, li a reportagem “Racismo e antirracismo”, da Maria Carolina Cristiane e gostei da temática. Sabemos que o racismo acontece hoje, e os casos contra o jogador Vini Jr. chamaram a atenção de todos para o tema. Hoje existem ações contra o racismo, e eu acho que é o certo a se fazer. As ações de oposição ao racismo são essenciais, mas infelizmente nem todos pensam assim.

A situação com Vini Jr. alertou todos, porém não é só com ele que o racismo acontece. Além de estar falando da aparência, etnia dos outros, magoa as pessoas, fazendo com que elas se sintam mal. As pessoas que praticam racismo devem, sim, ser presas! Ações como a de Allan Souza, que viralizou após cantar uma música antirracista, podem fazer pessoas racistas repensarem seus atos e talvez se tornarem antirracistas.

Atenciosamente,
Alice R.


São José dos Campos, 21 de junho de 2023.

Cara editora do jornal Joca,

Eu li a reportagem sobre o racismo e o antirracismo, da jornalista Maria Carolina Cristianini. E acho muito importante falar sobre isso, até porque fazer racismo pode dar cadeia de dois a cinco anos. E o racismo não acontece só no Brasil, acontece também na Espanha, Argentina, Rússia, China, Irã e Grécia — são os países com mais racismo. Mas, infelizmente, o racismo é mais comum do que as pessoas imaginam.

Como vimos o que aconteceu com o jogador Vinicius Jr., as pessoas que estavam na arquibancada começaram a fazer racismo com o jogador. A partida de futebol foi parada, mas, mesmo assim, eles continuaram e o Vinicius Jr. ficou muito abalado com isso. E em respeito ao jogador, em outra partida, antes de começar o jogo, todos os jogadores entraram em campo com uma camiseta toda preta para demonstrar o antirracismo.

Atenciosamente,
Rafaela, 7º A


São José dos Campos, 22 de julho de 2023.

Prezada editora do jornal Joca,

Recentemente, tive a chance de ler a reportagem “Racismo e antirracismo”, da jornalista Maria Carolina Cristianini. Esse assunto é de extrema importância e deve ser tratado com frequência.

Foi uma reportagem boa, porém deveria ser mais completa, dar outros exemplos de celebridades que sofrem ou já sofreram racismo. Também poderiam ter comentado sobre as consequências psicológicas do racismo nas pessoas que o sofrem ou até mesmo nas que já o sofreram e ainda sofrem com isso.

Fora os detalhes que faltaram, fizeram uma boa reportagem. Meus parabéns, Maria Carolina Cristianini.

Atenciosamente,
Antonia O. M., 7° A


São José dos Campos, 22 de julho de 2023.

Cara editora do jornal Joca,

Recentemente vi sua reportagem “Racismo e antirracismo” e gostaria de dar meus parabéns pelo carinho e atenção ao Vini Jr. e sua situação que tanto o afeta nesse momento.

O racismo, no meu ponto de vista, é uma das coisas mais desumanas que existe, principalmente porque um dos meus melhores amigos é negro.
Muitos ignoram o racismo no mundo e agem como se fosse algo normal, e por causa disso muitas pessoas sofrem, porém essa reportagem veio para trazer a esperança de uma sociedade melhor, e espero que continuem fazendo isso.

Gostaria de dar meus parabéns principalmente à jornalista Maria Carolina Cristianini por essa maravilhosa edição.

Atenciosamente,
Cássio L S., 7° A.


São José dos Campos, 22 de junho de 2023.

Prezada editora do jornal Joca,

Há poucos dias, li uma reportagem sobre racismo e antirracismo, da jornalista Maria Carolina Cristianini. Esse assunto é muito sensível, pois muitas pessoas passam por isso todos os dias. Esse assunto deveria ser mais falado nos jornais e revistas.

Na minha opinião, as pessoas deveriam tentar perceber o que elas estão falando, pois nem sempre o que falamos acaba deixando a outra pessoa feliz. E os nossos julgamentos acabam deixando os outros tristes (…).

E muitas pessoas racistas julgam o outro pela sua cor de pele, religião, e (…) essas pessoas que julgam podem acabar na prisão. Então achei importante essa matéria de racismo para levar as pessoas a pensar que, ao julgar o outro, você também pode ser julgado.

Atenciosamente,
Lavínia G.


São José dos Campos, 22 de junho de 2023.

Cara editora do jornal Joca,

Concordo com as ideias postas na reportagem de Maria Carolina Cristianini sobre o racismo e o antirracismo em forma de música infantil, “O Meu Cabelo É Bem Bonito”, porém tenho algumas críticas a respeito de ensinar os pequenos a realmente ver como o mundo é real.

Respeitosamente, dizendo sobre a música infantil “O Meu Cabelo É Bem Bonito”, criada pelo professor e rapper carioca Allan de Souza, porém mais conhecido como Pervirguladez. A música expressa a diversidade e a liberdade de se expressar, mas são crianças que também aprendem com os pais e, se eles forem uma má influência, tudo terá sido em vão.

A história trágica dos escravos é o motivo de o racismo ainda existir, então todo o antirracismo deveria ter começado lá atrás.

Cordialmente,
Lauro G., 7° A.


São José dos Campos, 19 de junho de 2023.

Prezada editora do jornal Joca,

Recentemente, li uma matéria sobre racismo e antirracismo, feita pela jornalista Maria Carolina Cristianini. Infelizmente, o racismo é algo comum na sociedade. Além de as pessoas negras terem a autoestima abalada, elas acabam recebendo comentários negativos (julgando o tamanho do nariz e boca, o cabelo e cor da pele) de outras pessoas.

Por meio da reportagem, vimos que muitas pessoas sofrem muito por consequência do racismo, isso faz muito mal à saúde mental.
Sendo assim, é importante que as pessoas aprendam a não julgar pela aparência, portanto, basta conhecê-las como realmente são de fato.
Por isso, espero por novas alternativas de viver livre do racismo e lutarei contra ele!

Atenciosamente,
Laís F., 7⁰ A.


São José dos Campos, 10 de agosto de 2023.

Cara editora do jornal Joca,

Eu concordo plenamente com tudo que tá escrito, eu acho muito errado o racismo, pois não é só pelo tom de pele, como também pelo cabelo, gênero e do que gosta.

É também do que ele gosta, tipo, uma pessoa gosta de futebol e outra não gosta e fica criticando a pessoa que gosta de futebol, então essa matéria é ótima para quem comete racismo — espero que pare com o racismo.

E o Vinicius Júnior, na primeira vez que as pessoas foram cometer racismo, ele não ligou, então espero que quem está sofrendo racismo não ligue.

Cordialmente,
Igor M., 7° A.


São José dos Campos, 21 de junho de 2023.

Prezada editora do jornal Joca,

Com base na reportagem “Racismo e antirracismo”, da jornalista Maria Carolina Cristianini, publicada em 6 de junho de 2023, em que o tema abordado foi o racismo, diretamente do jogador brasileiro Vini Jr. e o trabalho de seu instituto, que tem o objetivo de educar crianças para uma formação antirracista, eu gostaria de colocar meu reconhecimento a esse trabalho tão importante que é a formação das crianças.

Esse trabalho que é feito no instituto, em que é ensinado para as crianças desde muito pequenas que o racismo não é certo e precisa ser combatido, há grandes chances de sucesso no futuro.

A atitude de Allan de Souza foi incrível ao escrever a música antirracista “O Meu Cabelo É Bem Bonito”. Precisamos de pessoas importantes para o nosso mundo que realmente se importam com isso. Quando se é trabalhado o tema desde muito cedo e tendo isso sendo tratado de uma forma natural e contínua no dia a dia nas escolas, o assunto começa a fazer cada vez mais parte da rotina das pessoas.

Se desde muito pequena as crianças escutam e são ensinadas que o racismo não é bom, isso tem grandes chances de entrar na cabeça delas e mudar o pensamento de uma sociedade, ao contrário de se tentar mudar a cabeça de alguém mais velho.

Racismo não é legal e todo mundo tem o direito de ser tratado igual. Somos tão diferentes uns do outros que não temos direito de julgar ninguém.

Atenciosamente,
Sofia B., 7º A


São José dos Campos, 22 de junho de 2023.

Cara editora do jornal Joca,

Nos últimos dias, li a reportagem “Racismo e antirracismo”, da grande jornalista Maria Carolina Cristianini. É muito importante que esse assunto seja tratado com mais frequência e seriedade.

Na minha opinião, essa reportagem retratou esses assuntos tão polêmicos de uma forma séria e sensata.

Gostaria de parabenizar todos os responsáveis pela reportagem “Racismo e antirracismo”, achei muito interessante vocês terem citado o Instituto Vini Jr. e outras iniciativas antirracistas, que foram muito bem tratadas na reportagem. Também gostei de como vocês explicam o porquê de o racismo ser um ato muito errado, falando que isso magoa as pessoas que são vítimas do racismo. As pessoas da reportagem retrataram de uma forma muito respeitosa o professor e rapper carioca Allan de Souza, que é um professor que viralizou cantando a música “O Meu Cabelo É Bem Bonito”. Mas, no fim, essa reportagem ficou bem séria e profissional, falando de um assunto tão delicado como esse. Parabéns a todos os envolvidos na reportagem!

Atenciosamente,
João Lucas


São José dos Campos, 22 de junho de 2023.

Cara editora do jornal Joca,

Recentemente, li a reportagem do caso de racismo contra o Vini Jr., feita por Maria Carolina Cristianini. Então, por meio desta carta, gostaria de parabenizar os responsáveis pela reportagem e pela boa explicação sobre o racismo.

A reportagem apresentou de forma clara e concisa a definição de racismo e antirracismo, destacando suas manifestações e conclusões na sociedade. Além disso, o texto trouxe à tona a importância do antirracismo e como podemos nos engajar nessa luta.

Gostaria de ressaltar a maneira sensível como a reportagem tratou o assunto. Além disso, a inclusão de depoimentos de pessoas que já vivenciaram o racismo trouxe uma perspectiva real e emocionalmente impactante.

Acredito que é fundamental que veículos de comunicação como o jornal Joca continuem a dedicar espaço para reportagens como essas. Por fim, gostaria de parabenizar a equipe do jornal Joca pelo excelente trabalho realizado na reportagem.

Atenciosamente,
Luis Fernando


São José dos Campos, 21 de junho 2023.

Cara editora do jornal Joca,

Recentemente, li a matéria sobre racismo e antirracismo, escrita pela jornalista Maria Carolina Cristianini.

Hoje, por aqui, vim parabenizar vocês pela publicação. O racismo é preconceito e discriminação baseada em diferenças biológicas entre pessoas e povos. E pela primeira vez um jogador com muita visibilidade no esporte ataca e discrimina o Vinicius Jr.

Acho de extrema importância matérias como essa serem publicadas no mundo em que vivemos. Eu fico pensando assim: por que existe? Será o simples fato de ser diferente? A cultura não é igual? Será a aparência? Enfim, todas as situações citadas e mais algumas estão completamente erradas. Somos todos humanos — claro cada um com a sua personalidade e características, mas não muda o fato de que não devemos ser discriminados ou discriminar alguém.

Atenciosamente,
Ana Laura de O.


São José dos Campos, 22 de junho.

Caros editores do jornal Joca,
Eu li a matéria sobre o racismo e o antirracismo, escrita pela jornalista Maria Carolina Cristianini, e achei muito importante relatarem sobre esse assunto; esse é um relato muito sério porque ainda continuam os ataques com diversos negros e também com pessoas de outras religiões etc… E, infelizmente, é popular esse ato e comum tanto na Espanha, Argentina, Brasil como em diversos outros países.

Allan de Souza fez uma entrevista de como ter atitudes antirracistas e, além do mais, o racismo é um ato ilegal, com pena de muitos anos, e as pessoas fazem como se fosse algo legal.

Vários times entraram com uma camisa escrita “Com racismo não tem jogo!”. Contra a seleção da Guiné os jogadores entraram também com a camisa preta e o punho levantado para simbolizar o antirracismo.

Vini Jr. e muitos outros jogadores e até mesmo de outras profissões sofrem com isso todos os dias. Há punições, mas nada para com o ato.

Atenciosamente,
Maria Fernanda F.


​São José dos Campos, 21 de junho de 2023.

​Cara editora,

​Venho com esta carta parabenizar o jornal pela excelente reportagem mencionando a questão do racismo, infelizmente, uma prática ainda muito presente no contexto esportivo.

Assim como mencionado na matéria, muitos esportistas têm sofrido com atitudes racistas. Porém, percebo que esse mal tem atingido muitas outras pessoas. Daí a importância de falarmos sobre o assunto, discutirmos dentro de casa, nas escolas e na comunidade em geral.

Concordo plenamente com a matéria: o racismo coloca outra(s) raça(s) em situação desfavorável e desrespeitosa, afinal somos todos iguais.
É preciso mudar a mentalidade racista, divulgando projetos e discussões sobre o tema. Por isso, vocês estão de parabéns.

Atenciosamente,
João Victor, 7° C


São José dos Campos, 19 de junho de 2023.

Cara editora do jornal Joca,

Queria parabenizá-los pela reportagem sobre o racismo e o antirracismo. Vale a pena destacar a importância de falar sobre o racismo e como isso é sério. Na reportagem diz que o racismo é uma herança escravocrata, é uma herança que devemos combater e não deixar seguir em frente.
Gostaria de parabenizar o professor Allan de Souza, pelo seu projeto antirracista para as crianças e adolescentes com o objetivo de os conscientizar para ser contra o racismo e acabar com esse preconceito com raças/etnias no Brasil.

Agradeço a Maria Carolina Cristianini por fazer essa reportagem e abordar esse tema do antirracismo, e falar como isso é importante. No século 21 ainda temos que falar sobre um ato que acontece desde muito tempo e continua acontecendo — eu acho ridículo.

Atenciosamente,
Felipe B., 7º B


São José dos Campos, 21 de junho de 2023.

Prezados editores do jornal Joca,

Com esta carta venho comentar sobre a notícia “Racismo e antirracismo”.

A matéria, feita por Maria Carolina Cristianini, traz questões de crítica, prejuízos e desenvolve soluções para combater o racismo. A notícia traz como exemplo o instituto de Vini Júnior, que tem o objetivo de divulgar o antirracismo. O projeto tem atuado em escolas públicas, conscientizando a importância de existir uma educação antirracista.

Gostaria de parabenizá-los e comentar sobre a reportagem, que traz todo um projeto antirracista, que atualmente é muito importante para o desenvolvimento de uma sociedade respeitosa, consciente e futuramente uma melhora na qualidade de vida de muitas pessoas.

Atenciosamente,
Julia J., 7° C


São José dos Campos, 27 de junho de 2023.

Cara editora do jornal Joca,

Recentemente, li a matéria feita pela Maria Carolina de Cristianini e gostaria de parabenizá-los pela reportagem que estava bem explicativa e muito bem-feita.

Estou escrevendo esta carta como uma leitora preocupada com a situação atual do racismo em nossa sociedade. É triste constatar que, mesmo em pleno século 21, o preconceito racial ainda é uma realidade presente em nosso país.

Infelizmente, diariamente vemos casos de discriminação racial que trazem dor, sofrimento e revolta a muitas pessoas. É inadmissível aceitar que indivíduos sejam julgados pela cor da sua pele, pelos seus hábitos e culturas em um país tão miscigenado como o Brasil.

Acredito que, juntos, podemos vencer esse mal e ser uma sociedade mais justa, generosa e unida, por um Brasil mais igualitário, reforço minha indignação ao racismo.

Mayara B., 7º C


Jacareí, 19 de agosto de 2023.

Cara editora do jornal Joca,

Vinicius Júnior, o renomado jogador de futebol, criou o Instituto Vini Jr. como uma iniciativa educacional. Recentemente, o instituto integrou a educação antirracista em seu projeto, para que seja mais bem divulgado. O Instituto Vini Jr. fez uma parceria com o professor Allan de Souza, reconhecido por uma grande experiência nesse assunto.

Em minha opinião, o antirracismo é algo necessário na educação, já que serve como um reforço positivo para pessoas que sofrem racismo, por exemplo indígenas e negros no Brasil.

Tomaz B. C.


Olá, equipe do Jornal JOCA,

Lemos a edição nº 207 e gostamos muito da seção “Maluquices”. Não sabíamos que no Japão os adultos compravam tantas cartas quanto as crianças. Gostaríamos de sugerir uma matéria para a seção “Você Sabia Que?”: como são produzidas as cartas?

Desde já, agradecemos!

Atenciosamente,

Alunos do 5º ano da Escola Neyde Macedo Brandão Fernandes, Junqueirópolis, SP.


Olá,

Eu não conheço muito do Jornal do Joca, porém já tinha conhecimento sobre, eu acho legal como funciona as estruturas e fiquei bastante interessado na parte de cultura, porém eu senti falta de falar mais de filmes, notícias sobre alguns diretores, expandir mais o público e não ficar só no nicho “Geek”, priorizando só os jogos e séries da forma que eu particularmente considero “ruim”, como Fortnite ou atuais, porém é legal como abordam algumas séries brasileiras, valorizando bastante o nosso cinema brasileiro como pode, afinal não é algo que recebe tanto valor quanto deveria.


Olá, pessoal do JOCA!

Somos alunos do 4ºF da E.M.E.F. Cecília Meireles, achamos muito interessante a reportagem “taxa de analfabetismo cai, mas segue distante da meta do governo”, publicada na edição 208. É muito importante crianças de 4 e 5 anos irem para escola para aprender sobre a nossa cultura e se interessar pela leitura. Nossa turma adora o momento da leitura do dia em nossa classe. Gostaríamos de ler mais sobre sugestões de livros, filmes e séries infantojuvenis.

Abraço da turma do 4ºF, professora Renata – Taboão da Serra – SP


São José dos Campos, 22 de junho de 2023.

Prezada editora do jornal Joca,

Há alguns dias, tive contato com a reportagem sobre racismo e antirracismo, escrita pelo jornalista Maria Carolina Cristianini.

Sobre a reportagem que fala sobre o racismo, é ótimo falar sobre algo que
acontece tão frequentemente, que não deveria nem existir, porque cor e cabelo não fazem uma pessoa melhor nem pior do que as outras, porque, no fim, somos todos parecidos.

As pessoas deveriam parar de ser assim, porque não sabem o quanto uma
pessoa sofre. Muito importante também falarem sobre isso, porque existem muitos adultos preconceituosos que podem acabar influenciando a criança a ser preconceituosa, e com isso acaba tornando uma população horrível.

As pessoas têm que ser mais gentis umas com as outras, não só ficar se julgando.

Maria Eduarda, 7º C


São José dos Campos, 22 de junho de 2023.

Cara editora do jornal Joca,

Gostaria de parabenizar todos os editores do jornal Joca pela matéria “Racismo e antirracismo”, feita pela editora Maria Carolina Cristianini.
Eu, pessoalmente, me considero uma pessoa antirracista, e não entendo por que há pessoas racistas no mundo. Também apoio os institutos do Vini Jr. e da mulher negra. E concordo com os ensinamentos antirracistas em escolas.

O professor Allan de Souza fez um vídeo bem legal cantando sua música “O Meu Cabelo É Bem Bonito” com seus alunos. Existirem músicas assim é muito importante para não deixar o racismo passar em branco. As pessoas que tiveram ações racistas com o Vini Jr. são muito ignorantes, ele estava trabalhando e jogando um jogo limpo e é alvo de coisas assim. Acho que a reportagem de vocês mostrou muito bem isso! Parabéns!

Atenciosamente,
Cecília S., 7° C


São José dos Campos, 22 de junho de 2023.

Caros editores do jornal Joca,

Há alguns dias, eu tive contato com a reportagem sobre o racismo e o antirracismo, e, é claro, me importei muito com o ataque racista sobre o Vini Jr., isso me despertou muita raiva e atenção sobre o assunto. A reportagem lida por mim foi escrita pela Maria Carolina Cristianini, uma escritora sensacional.

Na minha opinião, o racismo já deveria ter acabado, pois é uma “coisa” sem sentido. Você não chega na rua e sai atacando uma pessoa branca, e sim uma pessoa de cor preta, sendo que elas não são diferentes! E por que só os negros? Essa reportagem é muito inclusiva e acolhedora, principalmente pela parte do rap, que ajuda muitas crianças e adolescentes a gostar de sua cultura e não sentir vergonha de ser elas mesmas!

Agradeço aos jornalistas pelo texto!

Atenciosamente,

Isabela M., 7º ano C


São Jose dos Campos, 22 de junho de 2023.

Caros editores do jornal Joca,

Estou escrevendo esta carta para comentar sobre uma matéria que recentemente li sobre o racismo e antiracismo, escrita pela jornalista Maria Carolina Cristianini. O texto fala sobre o racismo e que ele precisa acabar.
Eu concordo com o texto porque o que acontece com as pessoas negras por causa de sua cor de pele não pode acontecer.

Como no caso do Vini Jr., que sofreu racismo da torcida do Valencia, na Espanha, após ser chamado de mono, que é macaco em espanhol.
Uma curiosidade é que, quando o Brasil jogou contra a Guiné, foi a primeira vez em 103 anos que o Brasil jogou com uma camisa preta por conta do que aconteceu com o Vini Jr.

Eu espero que existam mais jornais como esse, para as pessoas entenderem que isso é errado e não pode acontecer algo como isso por causa de sua cor de pele. Obrigado pela sua compreensão.

Atenciosamente,

Guilherme T., 7⁰ C.


São José dos Campos, 21 de junho de 2023.

Prezados editores do jornal Joca,

Recentemente, a jornalista Maria Carolina Cristiani abordou o tema “Racismo e antirracismo”, algo que estava acontecendo até com os famosos, como o Vini Júnior. Eu acho importante comentar mais sobre esse assunto porque muitas pessoas ainda sofrem de racismo por conta da etnia e da pele, entre outros.

O jogador da seleção brasileira chamado Vinicius Júnior foi uma das vítimas de racismo, quando estava jogando futebol. Por conta dessas ações, o jogador e um professor chamado Allan de Souza fundaram o Instituto Vini Júnior, para que as crianças e adolescentes tenham uma educação antirracista. Acho que essa fundação do Instituto Vini Júnior é muito interessante para que as crianças e adolescentes saibam que o racismo é algo extremamente ruim.

O professor Allan de Souza criou até um rap, que se chama “O Meu Cabelo É Bem Bonito”, trazendo a ideia de trabalhar a música de maneira antirracista com as crianças, para que percebam que não precisam ligar com o que o próximo fala delas e se sintam bem com o que têm!

Gostaria que as pessoas percebessem que os ataques racistas são ruins, que machucam os outros, elas devem pensar antes de agir se questionando: “Eu gostaria que falassem isso de mim?”.

Atenciosamente,
Júlia P., 7° C


São José dos Campos, 21 de junho de 2023.

Caros editores do jornal,

O racismo é um crime no Brasil, ele se trata de uma discriminação de raças. As raças que sofrem o preconceito são de negros e indígenas. Hoje, infelizmente, ainda há muitos casos, o que não era para estar acontecendo.

Allan de Souza é um rapper carioca que viralizou nas redes sociais quando cantou a música “O Meu Cabelo É Bem Bonito”, que explica sobre o ato de discriminação de raças e por que ele ainda existe.

“Essa é uma herança escravocrata com mais de 400 anos”, diz Allan. Campanhas antirracistas estão constantemente trabalhando para que esse ato seja menos frequente nas próximas gerações. Então, cada vez mais estão lutando para que o problema acabe e suma de vez, pois hoje esse tipo de ato ilegal não é tolerado.

Atenciosamente
Júlia V., 7° C


São José dos Campos

Caricatos editores do jornal Joca,

Tive contato com a reportagem “Racismo e antirracismo”, escrita pela jornalista Maria Carolina Cristianini. O racismo é uma coisa ilegal em nosso país, por discriminação de raças diferentes.

Racismo é um conjunto de raças que estão em situação desfavorável. O preconceito acontece contra indígenas ou descendentes de africanos.
O que está acontecendo recentemente é a luta de Vini Jr., um jogador brasileiro negro. Ele se juntou ao Allan de Souza, um rapper carioca que viralizou na internet, em agosto de 2022, com um vídeo em que aparece cantando uma música antirracista, “O Meu Cabelo É Bem Bonito”, de própria autoria, com seus alunos.

A música traz versos como “Deixe de bobagem, pretinho, quem disse que o seu cabelo não é bonito?”. Allan de Souza afirma que as crianças negras vão saber o que fazer quando forem adultas ao escutar essa música.

Atenciosamente,
Guilherme P., 7º C


Prezados editores do jornal Joca,

Gostaria de parabenizar os responsáveis pela reportagem sobre racismo e antirracismo, escrita pela jornalista Maria Carolina. O fato de o episódio de racismo ter corrido com uma figura pública como o grande jogador Vini Júnior trouxe um assunto tão delicado e importante de ser falado para as mídias.

Vini Júnior, com sua influência, criou um projeto com diversas iniciativas, sendo uma delas a postura antirracista.

Esse projeto foi uma parceria entre Vini Júnior e o rapper carioca Allan de Souza, que levou o tema para as escolas com a música.

Atenciosamente,

Rafael P.


SJC, 22 de junho de 2023.

Cara editora do jornal Joca,

Venho por meio desta carta falar sobre um assunto muito polêmico hoje, o racismo. Ele tem se tornado um assunto de conjuto de práticas com o desfavorecimento social de outras raças/etnias. Isso é um crime no Brasil e precisa acabar!

Por isso, nesta carta gostaria de parabenizar a jornalista Maria Carolina Cristianini pela reportagem falando sobre essa situação que muitos brasileiros estão passando. O exemplo usado na reportagem foi do Vini Jr., o que é muito triste na minha opinião, uma pessoa tão esforçada e dedicada como ele ter que passar por isso.

Na reportagem também tem uma música antirracista, o que eu achei uma ótima escolha, pois incentiva muitas pessoas a ouvir a música e parar com essas críticas tão tristes racistas.

Por isso dou meus parabéns à jornalista que escreveu a reportagem!

Atenciosamente,

Letícia R., 7º C


São José dos Campos, 21 de junho de 2023.

Cara editora do jornal Joca,

Recentemente, tive contato com a matéria sobre racismo e antirracismo, feita por Maria Carolina Cristianini. Gostaria de parabenizá-la pela reportagem. Isso é um assunto muito delicado, porém muito necessário também. Atualmente, em nossa sociedade, o racismo está sendo cada vez mais comum.

Eu acho que é muito importante tratar desse assunto, pois praticar o racismo é ilegal, essa prática ocorre por conta de raça ou cor de pele de uma certa pessoa. Normalmente, quem sofre com isso são os indígenas e negros.
O caso mais recente ocorreu com o jogador brasileiro Vini Jr. O Instituto Vini Jr. atua com ações de antirracismo com o professor Alan de Souza, que é um professor e rapper carioca. Ele fez um vídeo cantando sua própria música, “O Meu Cabelo É Bem Bonito”, uma música antirracista que viralizou em todas as redes sociais.

Eu gostei muito do trabalho da jornalista, pois o racismo precisa acabar. Todas as pessoas têm o cabelo diferente, cor de pele diferente, raça, corpo… E ninguém deve ser julgado pela sua aparência.

Atenciosamente,
Danielle S. G.


São Jose dos Campos, 21 de junho de 2023.

Cara editora do jornal Joca,

Há alguns dias, tive contato com a reportagem “Racismo e antirracismo” e gostaria de parabenizar o jornal pela reportagem escrita por Maria Carolina Cristianini, que retrata o recente caso de racismo com o Vinicius Jr. que ver repercutindo pelo mundo inteiro. Traz também o rapper e professor carioca Allan de Souza, que atua com o tema em escolas.


São José dos Campos, 22 de junho de 2023.

Caríssima editora do jornal Joca,

Recentemente, fiz a leitura da reportagem “Racismo e antirracismo”, matéria produzida pela jornalista Maria Carolina Cristianini.
O tema da reportagem é realmente necessário e polêmico. Achei interessante que vocês citaram alguém famoso que já passou por isso, no caso, o jogador Vini Júnior. Isso provavelmente atraiu leitores e chamou muita atenção. Gostei também que vocês explicaram e apresentaram por meio da entrevista com Allan de Souza os trabalhos e iniciativas dele. É incrível perceber como existem pessoas que realmente se importam e lutam contra o racismo.
Gostaria de parabenizar o jornal pela iniciativa, por se preocupar com o assunto e por fazer a sua parte para contribuir com o antirracismo. É chocante como as pessoas não se tocam e continuam fazendo esse ato tão maldoso que é traumatizante e prejudicial para a vítima.
Espero que o jornal aborde mais vezes esse tema.

Atenciosamente,

Manuela O., 7º B


São José dos Campos, 22 de junho de 2023.

Caros editores do jornal Joca,

Alguns dias atrás, tive contato com a reportagem sobre racismo e
antirracismo, escrita pela jornalista Maria Carolina Cristianini.
Eu achei esses comentários muito maldosos com o jogador Vini Jr., com comentários racistas dos próprios torcedores do time dele. Há também um rapper professor e artista carioca com um vídeo cantando a musica antirracista com seus alunos. Eu achei esse ato desse rapper muito educado e com muito carinho, incentivando as pessoas não serem racistas. Tomara que essa música se espalhe pelo mundo inteiro, sendo passada para várias línguas diferentes.

Atenciosamente,

Ronaldy C., 7º C


São José dos Campos, 21 de junho de 2023.

Caro jornal Joca,
Gostaria de parabenizá-los por fazer essa matéria sobre o ocorrido com o nosso amado jogador Vini Jr. na reportagem “Racismo e antirracismo”. Uma coisa que deveria comentar: acho que acabei lendo mais sobre o Instituto Vini Jr. e sobre a música “O Meu Cabelo É Bem Bonito” do que sobre o próprio caso do jogador. Ao ler a reportagem, esperava encontrar mais sobre o ocorrido em si.

Fico muito contente em saber que esse projeto (Instituto Vini Jr.) está crescendo e já sendo aplicado em algumas escolas públicas do Rio de Janeiro. Pesquisei sobre a letra da música de Allan de Souza, “O Meu Cabelo É Bem Bonito”, e realmente achei muito legal e educativa para as crianças já se conscientizarem de que somos diferentes, mas todos bonitos do seu “jeitinho”. Espero que todas as práticas racistas do mundo algum dia possam acabar e, enquanto isso, vamos apoiar os projetos antirracistas para um futuro sem preconceitos!

Atenciosamente,

Sofia D., 7º B


São José dos Campos, 22 de junho de 2023.

Caríssima editora do jornal Joca,

Baseado na reportagem que li dias atrás, “Racismo e antirracismo”, confeccionada pela jornalista Maria Carolina Cristianini, queria opinar sobre alguns pontos do texto.

O tema dessa reportagem é bem delicado em vários sentidos, por ser um assunto muito polêmico, sendo capaz de atingir uma população inteira.
Muitas pessoas, infelizmente, pessoas ainda sofrem com essas atitudes, como o Vini Jr. Apesar de o racismo ainda existir, há muitas pessoas que lutam contra ele, chamadas de antirracistas. Acho que essas pessoas são necessárias para acabar com essas atitudes. Uma das pessoas que luta contra o racismo é o Allan de Souza, citado no texto.

A ação antirracista do professor Allan de Souza, na minha opinião, foi necessária para que jovens não pratiquem o racismo. Além das músicas serem divertidas e infantis, elas ajudam as pessoas que praticam esses atos errados a parar. Gostaria de ver novamente no jornal Joca essa matéria que trata do racismo e antirracismo.

Atenciosamente,

Amanda Lorena R., 7º ano B


Cara editora,

Gostaria de parabenizar os editores do jornal Joca, especialmente pela
reportagem da jornalista Maria Carolina Cristianini. Vinicius Júnior, um talentoso jogador de futebol, tem sido vítima de racismo em algumas ocasiões ao longo de sua carreira. O racismo é um problema lamentável, é inaceitável em qualquer forma e em qualquer setor da sociedade, incluindo o esporte. É importante combater e promover a igualdade e o respeito entre todas as pessoas, independentemente da sua etnia. A conscientização e a educação são passos importantes para combater o racismo. E, para que possamos combater o racismo, é preciso de um esforço coletivo que envolva ações antirracistas.

Gostei muito das ações do professor Allan de Souza e gostei do
posicionamento dele em relação ao racismo. A meu ver, o racismo é algo errado, com críticas à etnia e cor, e hoje vejo que poucas pessoas tentam combater o racismo, isso é triste. Espero que o jornal Joca volte a trazer mais sobre o tema para estimular as pessoas a combater o racismo, porque isso é crime. Espero que as pessoas se conscientizem mais sobre o racismo.

Atenciosamente,

Antonio A., 7º ano B


Olá, pessoal do jornal Joca.

Eu sou Kauan, tenho 8 anos, sou da Emef Eliza Rachel, aluno da professora Andréa e gosto de jogar bola.

Gostei que o homem viajou para os 12 parques da Disney em 12 dias. Mas, enfim, eu queria que vocês fizessem uma reportagem sobre os antigos videogames. Agradeço por escolher a minha carta, até logo…

Kauan E., 8 anos, São Paulo (SP)


Olá, jornal Joca.

Eu sou a Mirella, tenho 7 anos, estudo na Emef Eliza Rachel. Gostei muito do bezerro chamado Happy, porque ele tem um rosto sorridente.

Muito obrigado,
Mirella S., 7 anos, São Paulo (SP)


Olá, equipe do Joca!

Sou o Nykolas do 5º B, vim falar do futebol feminino, elas jogam bem, estão cada vez melhores. Vão, meninas poderosas!

Gostei muito do último jogo que teve. Gostaria muito que tivesse uma reportagem sobre grafite.

Um abraço e tchau!
Nykolas A., 11 anos, SP


Olá, jornal Joca!

Sou aluno da E. E. Jorge Saraiva, da professora Andréa. Queria falar sobre a reportagem da edição 209 “Empresa anuncia primeira fábrica brasileira de carros voadores”. Eu achei bem legal, pois parece um helicóptero. Queria dar uma sugestão de reportagem sobre os buracos negros.

Obrigado pela atenção, até logo!

Arthur H., 10 anos, São Paulo (SP)


Hola, Joca, cómo estás?
Mi nombre es Valentina Silva, tengo 10 años y estudo na E. E. Jorge Saraiva, São Paulo (SP). Me gustó mucho el reportaje en número 209 “Otter es conocida como ladrona de tablas de surf, em California”. Me gustaria que tuviera un reportaje em español, seria genial!!!

Hasta luego!
Valentina S., 10 años
30/8/2023


Olá, equipe do jornal Joca, tudo bem com vocês?

Prazer, meu nome é Isadora Mellynda Santos Cruz, eu moro em SP, em Parelheiros, conhecem? Eu gostei muito das reportagens, mas eu gostei mais da lontra, a “ladra de pranchas”, achei muito engraçada.

Eu queria muito uma reportagem sobre o espaço e a galáxia, sobre os cometas, as estrelas, os planetas e muito mais.

Estou aguardando ansiosa!

Isadora M., 11 anos, SP

Data: 24/8/2023


Hola, diario Joca! Mi nombre es Maria Clara, vivo em São Paulo, SP, Parelheiros y estudio en E. E. Jorge Saraiva.

Algo que me gustó mucho en el número 209 del periódico “Clima extremo en todo el mundo” fue la página 1, que habla de los robots [el gobierno de EE.UU. anunció una empresa de tecnología].

Sugiero un informe escrito en españhol, ya que estoy muy interesada en el idioma español.

Muchas gracias por la oportunidad, un beso grande para todos y chau.

Maria Clara S., 11 años, SP


Olá, tudo bem?

Meu nome é Arthur, tenho 10 anos, estudo no Jorge Saraiva, moro em São Paulo, Parelheiros.
Eu gostei muito da edição 209, sobre robôs, ela estava em inglês, portanto nós a traduzimos, eu e minha amiga Maria Clara. Enfim decidimos fazer um pedido para vocês traduzirem, edição 209, página 1, aguardaremos sua resposta, jornal Joca!

Eu queria muito uma reportagem sobre games, jogos da atualidade ou jogos aguardados pela comunidade. Um grande beijo para vocês e tchau!

Arthur L., 10 anos, Escola Estadual Jorge Saraiva


Olá, jornal Joca!

Sou o Ian, do 5º B, Escola Jorge Saraiva.

“Empresa do Brasil anuncia o primeiro carro voador”. Achei o carro bonito, mas do que gostei mesmo é que é à base de energia. Queria ver o motor do carro voador.

Tchau, jornal Joca.
Ian R., 10 anos, SP, São Paulo


Olá, jornal Joca, tudo bem?

Espero que sim. Prazer, sou a Emilly R., estudante da Escola Jorge Saraiva, localizada na zona sul de São Paulo, em Parelheiros, já sabia?

Vim falar sobre a reportagem “Ajuda gratuita aos animais”, da edição número 209. É muito bom isso, tanto para os animais, como para os donos. Acho uma iniciativa boa da parte do Leonardo de Rago Nery Alves de ter tido essa ideia brilhante do InformaCão, espero que todas as pessoas conheçam esse projeto incrível!

Eu queria falar minha sugestão: vocês poderiam falar sobre os perigos da internet, todos precisam saber mais disso.

Espero que todos conheçam esse jornal espetacular que vocês criaram! Que continuem com reportagens boas, como sempre foi.

Um beijo, tchau!!

Emilly. R., 11 anos, SP, 5° B


Oi, jornal Joca.

Eu me chamo Lorena Matos, tenho 11 anos, sou da escola Jorge Saraiva, que é localizada na zona sul de São Paulo, e minha reportagem favorita é a “O que está acontecendo com o clima?”, da edição nº 209.

Acho muito importante falarmos sobre acontecimentos reais como o clima que está ficando devastador, terremotos, explosões vulcânicas, chuvas intensas etc.

Enfim, minha sugestão de reportagem é uma reportagem sobre internet e jogos.

Obrigada pela atenção e até mais!

Lorena M., 11 anos, de São Paulo


Olá, jornal Joca!

Eu sou aluno da Jorge Saraiva, meu nome é Arthur H., eu gosto muito dos seus jornais. Acho que poderiam fazer uma reportagem do espaço, será que tem alienígenas?

Até logo, obrigado.

Arthur H., 10 anos, SP


Olá, equipe Joca!

Sou Lucas Gabriel. Vou falar da reportagem “Ajuda gratuita aos animais”. Essa reportagem me deixou muito feliz por ver algumas pessoas ajudando os animais indefesos e que passam necessidades, como cachorros de rua e gatos. Ao ver isso, eu parei e pensei: “Que bom que ainda tem pessoas boas neste mundo!”.

Tchau, Joca! Espero que consigam ler minha carta.

Lucas Gabriel, 11 anos, da Escola Jorge Saraiva, SP, 5º ano B

30/8/2023


Olá, jornal Joca!

Sou o Daniel E., estudo na Escola Jorge Saraiva. Gosto muito da sua reportagem, ainda mais que eu gosto de esportes. E todo mundo gosta de ler o seu jornal.

Tchau, até logo!

Daniel E., 10 anos, SP


Olá, jornal Joca, tudo bem?

Meu nome é Isabella, moro em São Paulo, e estudo na E. E. Jorge Saraiva. Gostei muito da reportagem “Ajuda gratuita aos animais”, achei superimportante, porque muitas pessoas não têm condições. Gostaria muito de ler uma reportagem sobre animais marinhos.

Obrigada, tchau, beijos, até logo!

Isabella M., 10 anos, SP


Olá, equipe do Joca!
Eu sou Pietro A. e sou aluno da professora Andréa, da Escola Jorge Saraiva.
Gostei bastante da edição número 209, da página 9, dos carros voadores desenvolvidos pela Evtol. Ah, é ótimo, não faz barulho e não polui, e isso é ótimo para a natureza!

Tchau, obrigado.

Pietro A., 10 anos, São Paulo


Olá! Tudo bem, jornal Joca?

Eu me chamo Isabelly D., estudo na escola E. E. Jorge Saraiva, da professora Andréa, e gostei muito da reportagem “Empresa anuncia primeira fábrica brasileira de carros voadores”. Vocês poderiam trazer mais reportagens de animais?

Tchau, um beijo, obrigada!

Isabelly S., 10 anos


Olá, jornal Joca!

Meu nome é Heloyse, sou da Escola Jorge Saraiva, da professora Andréa.
Bom, a reportagem de que mais gostei foi a “Company announces first Brazilian ‘flying vehicle’ factory”. Mas gostaria que estivesse em português.
Tchauzinho e espero que tenham um bom trabalho.

Heloyse R., 10 anos, SP


Olá, tudo bem com vocês?

Meu nome é Paola, moro em São Paulo, perto de Parelheiros. Já ouviram falar? Estudo na E. E. Jorge Saraiva. Neste ano, na edição 209, teve uma reportagem que eu gostei bastante: “Ajuda gratuita aos animais”.

Eu acho muito legal e importante saber que ainda existem pessoas que não se importam tanto assim com o dinheiro e sim com o bem-estar dos animais. Eu queria muito que vocês fizessem uma reportagem sobre os animais marinhos.

Tchau, um grande abraço da Paola S., 11 anos, do 5º ano B


Olá, jornal Joca, tudo bem?

Meu nome é Ana Vitória. Eu preciso falar contigo sobre os animais que vocês colocaram no jornal. Obrigada por enviar os jornais!

Até a próxima!

Assinado: Ana Vitória.


Olá, equipe Joca!

Meu nome é Ana Clara e hoje vim falar da edição 209. Eu achei maravilhosa, as reportagens cheias de assuntos diferentes. Mas a que me chamou a atenção foi “Ajuda gratuita aos animais”. Essa reportagem é incrível. Tenho uma sugestão: façam uma reportagem sobre terror. Muito obrigada pela atenção.

Um beijo, até a próxima!

Ana Clara F., 11 anos, SP


Olá, jornal Joca!

Sou aluno do 5º ano B, da escola E. E. Jorge Saraiva. Moro em São Paulo, na zona sul. Vou falar sobre a notícia “Copa do Mundo feminina bate recordes de público”, do dia 20 de junho. A cerimônia de abertura e o jogo de estreia, com vitória da Nova Zelândia sobre a Noruega por 1 a 0, tiveram o público de 42.137 pessoas. Achei muito interessante, gostei muito. Queria que o jornal falasse mais sobre o futebol masculino.

Tchau, até!

Pedro H., 11 anos


Olá, jornal Joca! Tudo bem com vocês?

Meu nome é Giovana A., tenho 10 anos, moro em São Paulo, adoro suas reportagens. Gostei muito da reportagem sobre carros voadores. Queria que vocês falassem mais sobre o assunto, à medida que a tecnologia for aumentando.

Um beijo, tchau.

Giovana A., 10 anos, SP


Olá equipe do Joca, tudo bem com vocês?

Gostei muito da reportagem “Maioria dos brasileiros diz já ter presenciado racismo”. É triste saber que, no Brasil, tem gente sofrendo racismo, até mesmo bullying! Gostaria que vocês falassem sobre a Nasa. Gosto muito dos seus jornais.

Beijos, até a próxima!

Mikaelly A., 11 anos, SP


Olá, jornal Joca. tudo bem?

Eu sou a Brenda A., 10 anos, SP. Gostei muito da reportagem “Ajuda gratuita aos animais”. Achei muito importante cuidar dos animais que precisam, não só cachorros e gatos, e sim outros, como macacos, girafas e animais marinhos.

Tchau e obrigado!

Brenda A., 10 anos, SP, 5º ano B


Olá, jornal Joca, tudo bem com você?

De repente, queria te contar uma novidade, mas primeiro vou me apresentar, para você saber mais de mim.

Meu nome é Mariana P., moro no estado de São Paulo, tenho 10 anos, sou aluna do 5º ano B da E. E. Jorge Saraiva. Agora vamos ao assunto!
Estive lendo uma reportagem com os meus colegas e minha professora maravilhosa, que se chama Andréa Alves Ramo… Eita, me atrapalhei um pouquinho falando da minha professora! Queria falar de uma reportagem muito incrível, maravilhosa! Porque é do jornal Joca, óbvio, se não fosse não seria to… Não sei nem o que falar. Agora sim, vou começar a falar mais da reportagem do Joca para você.

Esta reportagem eu achei interessante: “A maior parte da população (57% do total) habita apenas 319 municípios”. O que as pessoas estão fazendo? Estão poluindo a cidade. “Aviso importante: a Região Sudeste segue sendo a mais populosa, com apenas 84,8 milhões de habitantes (41,8%da população do país). A Centro-Oeste é a menos populosa, com quase 16,3 milhões de habitantes.” Aliás, os três estados mais populosos são São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Juntos, eles concentram 39,9% da população brasileira.

Agora vou falar de outra reportagem. Vocês sabiam que na escola no Japão ensinam os alunos a sorrir? A ex-apresentadora de rádio Keiko Kawano inventou um projeto diferente.

“Você sabia que…” O maior fungo do mundo chega a se entender por 10 quilômetros quadrados, o equivalente a cerca de mil campos de futebol?
Olha que interessante, gostei muito dessa reportagem!

Tchau, jornal Joca!

Mariana P., 10 anos, SP


Olá, jornal Joca!

Eu sou aluno da professora Andréa Alves Ramo. Muito legal a reportagem dos carros voadores, imagina, quase um HELICÓPTERO! E nem precisa pegar trânsito. Também a da Copa do Mundo feminina: bateu um recorde que é bem difícil, o recorde de POPULAÇÃO, porque, às vezes, as pessoas nem gostam de futebol.

Eu tenho uma sugestão: ter uma reportagem sobre coisas que estão no fundo do mar.

Tchau, obrigado!
Guilherme M., 11 anos, São Paulo


Bom dia, equipe do jornal Joca! Tudo bem?

Sou o Lucas S., da professora Andréa, do 5º ano B, da Escola Jorge Saraiva. Eu vim falar sobre o carro voador, achei muito bacana.
Queria muito que o jornal Joca lançasse uma reportagem sobre as estrelas, pois quero saber mais sobre elas.

Lucas, 11 anos, SP


Olá, jornal Joca. Tudo bem com vocês?

Meu nome é Kaylla, moro em Parelheiros, no estado de SP. Gostei muito de todas as reportagens, e da que mais gostei foi dos carros voadores, é muito legal de ler.

Um beijo, um abraço, tchau!

Kaylla A., 11 anos, São Paulo


30/8/2023

Olá, pessoal do jornal Joca!

Eu sou o Carlos da Emef Eliza Rachel, 2º ano C. Eu adorei a reportagem da orca Lolita, porque ela ficou 50 anos em cativeiro. Eu queria uma reportagem de desenhos antigos.

Muito obrigado, jornal Joca!

Abraços, até mais reportagens!
Carlos E., São Paulo, SP


Olá, jornal Joca!

Eu, João Felipe F., gosto muito desse jornal, porque traz muitas reportagens legais. Meus amigos e eu lemos esse jornal todo mês e adoramos os desafios. Vocês poderiam fazer uma reportagem sobre o jogo Loud?

Tchau e obrigada.

João F., 11 anos, SP


Olá, jornal Joca!

Eu me chamo Evelyn S., tenho 10 anos, estudo na E. E. Jorge Saraiva e sou da maravilhosa professora Andréa. Ela nos ajuda e nos ensina, mas os seus jornais Joca também fazem tudo isso.

Eu me divirto muito lendo os seus jornais, mas a de que mais gostei foi a edição 209, da última página: “Os fungos são mais do que cogumelos”. Essa reportagem foi incrível, supergostosa de ler! E já falando em reportagens, eu queria dar uma ideia: vocês fazerem uma reportagem sobre o que acham das nossas cartas de leitor. Acho que seria uma reportagem superlegal.

Até, jornal Joca!

Evelyn, 10 anos, SP


Olá, pessoal do jornal Joca!

Tenho 7 anos e meu nome é Melissa, gosto muito de brincar de boneca, sou aluna da professora Andréa. Eu e meus amigos somos da Emef Eliza Rachel. Eu gostei muito da reportagem do Happy, porque ele tem uma marca de nascença que é um rosto sorridente. Gostaria de ler reportagem sobre os celulares de antigamente.

Obrigada, até logo!

Melissa M., 7 anos, SP


Olá, pessoal do jornal Joca!

Sou o João, gosto de futebol. Achei o Happy muito engraçado e legal, gostaria de saber como era a escola de antigamente.

João S., 7 anos, São Paulo, SP


Olá, pessoal do jornal Joca! Eu sou a Emilly da S. Gostei muito da reportagem das bonecas antigas. Muito obrigada pela reportagem!
Emilly da S., 7 anos, SP


Olá, galera do jornal Joca!

Eu sou… a Lorena, tenho 8 anos, estudo na escola Emef Eliza Rachel. A minha lição preferida é de matemática. Gostei da baleia Lolita, eu fiquei com dó, ela viveu 50 anos em um cativeiro!

Também queria que vocês fizessem mais reportagens sobre baleias! Também adorei os jogos que tem no jornal!

Lorena F., 8 anos, São Paulo (SP)


Olá, equipe do jornal Joca!

Eu sou Isaac, tenho 7 anos, gosto de jogar bola e estudo na Emef Eliza Rachel. Gostei da baleia Lolita. Eu queria saber como eram os números antigamente.

Equipe, logo, logo, eu voltarei!

Isaac P., 7 anos, São Paulo, SP


Olá, jornal Joca!

Sou a Sara, tenho 8 anos, sou da professora Andréa Alves Ramo, eu gosto de brincar de pega-pega. Gostei da reportagem do bezerro. Gostaria que fizessem uma reportagem das Barbies antigas até os dias atuais.

Sara E., 8 anos, SP


Caros editores do jornal Joca,

Li a reportagem “Lontra fica conhecida como ladra de pranchas na Califórnia”, ficamos muito surpresos, de queixo caído, ao saber que a lontra estava roubando as pranchas dos surfistas para surfar. Esperamos que publiquem mais reportagens dos animais.

Com carinho,
Leonardo, 10 anos
Mikaelly, 11 anos


Olá, caro jornal Joca!

Sou João Pedro, da escola E. E. Jorge Saraiva, São Paulo (SP). Eu gostei muito da matéria do “Repórter mirim”, “Ajuda gratuita aos animais”. Eu adorei que até os animais têm cadeiras para deficientes. Bem, não são exatamente cadeiras, mas substituem suas patas. Eu também gostei que o atendimento é especificamente para pessoas de baixa renda, que isso ajuda muitas pessoas e animais, pois o atendimento para nossos animais é meio caro e, às vezes, isso ajudaria muitas pessoas e animais.


Olá, jornal Joca!

Aqui quem fala é a aluna Rafaelly, da E. E. Jorge Saraiva. Gostei muito da reportagem “Maioria dos brasileiros diz já ter presenciado racismo”, pois a minha família já sofreu e presenciou racismo.

Aqui no Brasil as pessoas falam que nunca praticaram racismo, mas geralmente dentro de comércios, transportes públicos e até na escola presenciei racismo, foi muito desconfortável, eu não queria que isso acontecesse. Por isso, gostei muito dessa reportagem, pois ela ensina a não praticar racismo.

Obrigada pela atenção,
Rafaelly M., 10 anos, E. E Jorge Saraiva, São Paulo (SP)


Olá, Jornal Joca!
Gostamos muito da reportagem “Empresa Anuncia Primeira Fábrica Brasileira de Carros Voadores” da edição 209, gostamos muito de saber sobre a nova tecnologia, ainda mais sobre o futuro pois muito bom ver que criaram algo que não polui o ar.

Queremos também pedir uma reportagem sobre Astronomia, somos amantes dela.
Obrigada.

Atenciosamente,
Maria Eduarda S. e Lais Q.


São Paulo, 1º de setembro de 2023.

Olá, jornal Joca!

Nós gostamos muito da matéria “Copa do Mundo feminina bate recordes de público” e sobre a mascote do torneio. Adoramos a mascote Tazuni, uma pinguim oficial da Copa do Mundo, e a jogadora de futebol Marta, pois ela é excelente! Achamos muito incrível a edição 209, lemos o jornal todo com nossa professora e turma.

Parabéns, jornal Joca!

Até mais,
Henrique e Emanuelly, 5º C


São Paulo, 1º de setembro de 2023.

Olá, jornal Joca!
Somos alunas da E. E. Jorge Saraiva, da sala do 5º ano C, professora Élida. Nós nos interessamos pela matéria “Ajuda gratuita aos animais”, da edição 209.

Achamos muito interessante, porque geralmente os cuidados aos animais são muito caros e muitas famílias de baixa renda não conseguem dar uma boa qualidade de vida aos animais. É uma ótima atitude da universidade, achamos muito legal como as cadeiras de rodas são feitas.

Parabéns pela reportagem. Abraços!

Luiza e Vitória, 5º C


São Paulo, 1º de setembro de 2023.

Olá, jornal Joca.

Somos Pedro e Rafael da E. E Jorge Saraiva, achamos interessante a reportagem “Clube do Joca está com as inscrições abertas”, gostamos porque é uma oportunidade de os leitores saberem como é por dentro dos bastidores do jornal.

Gostaríamos de nos inscrever, mas sabemos que só é para assinantes do jornal. Existe uma possibilidade de participar sem ser assinante? Pois quem nos dá o jornal é a professora.

Foi um prazer escrever para vocês, tchau!


Boa tarde, Jornal Joca!

Somos alunos do 5º C da escola Estadual Jorge Saraiva, com a Profª Élida, nós queríamos comentar sobre a matéria ”Copa do mundo feminina bate recordes de público” da edição 209.

Gostamos que o mundo deu atenção para a copa feminina, a torcida apoiando foi muito bonito, ficamos chateados que o Brasil infelizmente perdeu, mas quem sabe na próxima copa a gente vença.

Se puderem, publiquem como fazemos para entrar no campo ao lado do jogador em dia de jogo, é nosso sonho.

Obrigado pela atenção.
David e Gabi


Prezado editor do jornal Joca,

Lemos a notícia “População de micos-leões-dourados cresce 30% em quase 10 anos”, publicado no dia 15/08/2023, no caderno Brasil, e queremos parabenizar a Associação Mico-Leão-Dourado por ajudar a preservar essa espécie.

Do nosso ponto de vista, dar vacina contra a febre amarela nos micos foi uma bela atitude, mas ainda há riscos dessa espécie entrar em extinção.
Segundo o texto, a vacina contra a febre amarela diminuiu as mortes dos macacos, porém há outros motivos para esse animal estar em extinção, como as caças ilegais, criando-os como bichinhos domésticos e também pela diminuição de áreas do bioma Mata Atlântica. Esperamos ler outras notícias sobre esse assunto. Agradecemos a atenção.

Alunos do 5º Ano A, da escola Wilson Brandão Tóffano. Campinas/SP.


Bom dia, equipe do Joca,

Nós somos alunos da turma do 5°A da E.E. Major José Marcelino da Fonseca e lemos a matéria “Mulher leva camelo para fazer compras em Las Vegas”, na seção Maluquices da edição 163, durante a aula de Sala de Leitura com a professora Flavia M.

Nós achamos a matéria muito interessante, porém identificamos um equívoco: um aluno, Thales P., notou que o animal retratado na matéria não é um camelo, pois o camelo possui duas corcovas e o animal da imagem possui apenas uma, ou seja, é um dromedário.

Desde já agradecemos a atenção,
Alunos do 5°A e professora Flavia.


Olá, jornal Joca,

Somos estudantes da E. E. Jorge Saraiva, temos entre 10 e 11 anos, do 5º C, e gostamos muito da reportagem “Ajuda gratuita aos animais”, do caderno “Repórter mirim”, sobre o InformaCão. Gostamos muito da atitude da Faculdade Newton Paiva, sobre ajudar os cachorros, ainda mais cuidar deles de graça para quem é de baixa renda. Gostamos da terapia assistida e também da produção de cadeira de rodas para os animais deficientes. E parabéns para os estudantes da faculdade.

Obrigado pela atenção, até mais!
1/9/2023


São Paulo, 1º de setembro de 2023.

Prezado jornal Joca!

Eu me chamo Sophia de L., sou do 5º C da E. E. Jorge Saraiva, São Paulo, SP. Li e gostei muito da reportagem “Vermes voltam à vida após 46 mil anos congelados”. Apenas de ler o título da reportagem fiquei pasma em saber que existiam vermes que estavam há 46 mil anos congelados. Fiquei bastante surpresa ao saber que eles foram encontrados há tão pouco tempo, apenas cinco anos de diferença deste ano.

Fiquei bem interessada em saber mais sobre vermes, gostaria que vocês fizessem uma matéria falando apenas sobre microrganismos e protozoários.

Obrigada pela atenção, um abraço!
Sophia de Lima Araújo, São Paulo


Olá, somos do 5º C da Escola Jorge Saraiva. Queríamos entrar no Clube do Joca, porque achamos bem legal. Queríamos perguntar se vocês poderiam escrever mais jornais interessantes como esse.

Muito obrigado!

Até mais!

Guilherme e Estella, 11 anos, Grajaú, SP


Olá, jornal Joca!

Sou Kaio, vim para comentar sobre a reportagem que as vidas pretas importam, porque a maioria dos brasileiros dizem já ter presenciado racismo, isso chega a ser a realidade da vida.

Eu sei, por isso nós falamos que a vida é cruel, mas nós fazemos dela isso. Por exemplo, causamos poluição e desmatamento, bullying, racismo e por isso acontece o caso da depressão, que muitas vezes leva à morte e o mundo vai ficando cada vez mais violento.

Joca, posso dar uma sugestão? Eu queria que vocês fizessem uma reportagem sobre quem criou a matemática.

Muito obrigado por me escutar.

Beijinhos, tchau, tchau, jornal Joca.
Kaio C., 10 anos (SP)


Olá, equipe do Joca!

Sou o Bernardo, tenho 8 anos! Eu sou da Emef Eliza Rachel, da professora Andréa. Eu queria que vocês trouxessem mais jornais do Joca. Achei interessante a reportagem da Lolita, que foi presa por mais de 50 anos, coitada.

Joca, tem como trazer outras reportagens sobre a orca Lolita, por favor?

Até logo! Obrigado.

Bernardo L., 8 anos, São Paulo, SP


Somos leitores do jornal Joca e alunos da Escola Estadual Anna Peres da Silva. Lemos a notícia “Grupo realiza a maior busca pelo monstro do Lago Ness em 50 anos”, publicada na edição do dia 5 de setembro de 2023.

Consideramos interessante o fato de uma empresa que busca evidências da existência da criatura do Lago Ness utilizando equipamentos tecnológicos para a maior busca por ele em 50 anos. Pensamos que seria legal se eles tivessem encontrado fósseis da criatura. Parabéns pelo trabalho!

Estudantes do 4° A da Escola Estadual Anna Peres da Silva.


Queridos, Felipe Sali, Larissa Mariano e Maria Carolina Cristianini.

A reportagem Especial “Racismo no futebol”, edição nº 207, é muito importante! Racismo é crime, o que aconteceu com Vini Jr. E outros jogadores, infelizmente acontece no mundo todo. O movimento antirracismo é uma ótima iniciativa, aliás, adoramos o clipe da música “Meu cabelo é bem bonito”.

Atenciosamente,

Alunos do 5º ano da Prof.ª Tábita Brandão, da E.M. Prof.ª Neyde Macedo Brandão Fernandes.


São Paulo, 15 de setembro de 2023.

Bom dia, jornal Joca.

Sou a Alicia A., tenho 11 anos, estudo na escola E. E. Jorge Saraiva e estou no 5º ano G. Na reportagem “JD gaming vence campeonato internacional de League of Legends”, que foi publicado em 22 de maio de 2023, achei muito legal que eles ganharam esse concurso. Espero que eles tenham ficado muito felizes por ter participado desse torneio.

Até logo,
Alicia A.




São Paulo, 28 de setembro de 2023.

Bom dia, caro jornal Joca!

Eu me chamo Natasha, tenho 11 anos, estudo na Escola Jorge Saraiva, estou no 5º ano G, em SP.

Eu estava lendo o seu jornal Joca e o que me chamou a atenção foi o “Uso da palavra índio”, que foi publicada em 22/6/2023. Eu me interessei bastante sobre o assunto e gostaria de ler mais sobre.

Até logo!


São Paulo, 15 de setembro de 2023.

Olá, prezado jornal Joca.

Meu nome é Lorena Maria, tenho 10 anos e estudo na Escola Estadual Jorge Saraiva, estou no 5° G e moro em São Paulo. Li a matéria “O adeus a Rita Lee”, publicado em 25/5 a 6/2023. Gostei de ler essa notícia, pois Rita Lee foi um exemplo para muitas mulheres de todos os lugares. Fiquei surpresa quando li que ela lançou 40 álbuns. Eu nunca imaginei que ela começou na escola com 16 anos e hoje é um grande sucesso.

Atenciosamente,
Lorena Maria, SP


São Paulo, 28 de setembro de 2023.

Olá, jornal Joca!

Meu nome é Davi, eu tenho 10 anos, estudo na Escola Estadual Jorge Saraiva e sou aluno do 5º G. A matéria que mais me chamou a atenção foi “Zoológico contrata pessoas para se fantasiar de ave e espantar gaivotas”, que foi publicado do dia 22/5 a 5/6/2023, na edição 206. Quando olhei sem ler o título, pensei que estivessem contratando pessoas para tirar fotos etc. Achei engraçado contratarem essas pessoas por causa de problemas com gaivotas! Gostei muito da matéria, espero que publiquem mais “maluquices” como essa.

Um grande abraço!

Davi V., 10 anos



Olá, jornal Joca! Tudo bem?

Gostei do seu jornal, gostei da marca do bezerro, porque ele tem a marca sorridente. Você poderia comentar sobre os ursos do zoológico?

Até a próxima.,
Maria G., 7 anos, São Paulo, SP


Olá, pessoal do jornal Joca!

Sou a Ana Julia, estudo na Emef Eliza Rachel, tenho 8 anos e adorei o bezerro que tem uma marca de nascença com um rosto sorridente.

Também gostei da Lolita.
Tchau!
Ana J., 8 anos, São Paulo


Olá, pessoal do jornal Joca!

Somos alunos da Emef Eliza Rachel. Eu gosto de jogar bola. Achamos muito legal e gostamos do Happy, porque ele tem uma marca de nascença sorridente.

Gostaríamos que vocês fizessem mais reportagens de marcas de animais. Até a próxima!

Sou o Levi M., 7 anos, São Paulo, 2º ano C


Olá, jornal Joca!

Estudo na Emef Eliza Rachel Macedo de Souza. Meu nome é Arthur Miguel S. Fiquei pensando se vocês poderiam pesquisar sobre as moedas antigas até hoje.

Até mais, jornal Joca!

Arthur M., 7 anos, São Paulo, SP


Mogi Guaçu, 4 de outubro de 2023.

Olá, jornal Joca!!

Somos alunos do 4º ano A, professora Ana Elisa, da Emef Antonio Giovani Lanzi, nós gostamos da reportagem “O que se sabe sobre as recentes aparições de óvnis”, da edição 200, por ser interessante saber sobre extraterrestres e pedimos mais reportagens como essa.

Obrigada por lerem!

Talles H. e Andrez B.


Nós, alunos do 4º ano A, lemos a reportagem “Congresso rejeita proposta para antecipar eleições do Peru”, edição nº 199, e gostamos muito, porque pudemos ver a situação do Peru e pedimos para nossa professora passar mais materiais sobre o país.

Obrigada,

Luiz H. e, Enzo M.


São Paulo, 6 de outubro de 2023.

Ao jornal Joca!

​Olá, somos os alunos do 4º C da E. E. Eng. Octávio Marcondes Ferraz, que fica na zona leste de São Paulo, e queremos comentar uma notícia, “Projeto que estudou o cérebro por 10 anos divulga resultados”, publicada na edição 212, de set/out 2023.

​Gostamos muito de ler essa notícia, porque ela fala sobre o cérebro, coisa que a gente usa muito na escola. Ficamos bem espantados ao saber que eles demoraram dez anos para mapear o cérebro.

​Escolhemos essa publicação por meio de uma votação e entendemos que os cientistas precisaram de dez anos para entender como nosso cérebro funciona.

​Gostamos muito da notícia e esperamos resposta.
Alunos do 4º C


Mogi Guaçu, 4 de outubro de 2023.

Olá, jornal Joca!

Somos alunas do 4º ano A da Emef Antonio Giovani Lnazi e lemos a notícia “Orca Lolita morre antes de ser solta ao mar”, edição 210, página 6. Gostamos muito e achamos interessante, pois a orca ficou 50 anos no aquário de Miami e gostaríamos de ver mais reportagens sobre animais.
Agradecemos muito!

Helena D.
Juliana G.


Mogi Guaçu, 4 de outubro de 2023.

Olá, jornal Joca!

Nós somos alunos do 4º ano A, estudamos na Emef Antonio Giovani Lanzi. A notícia de que gostamos foi “Orca Lolita será libertada após mais de 50 anos em cativeiro”, da edição nº 203.

Gostamos, pois fala sobre uma orca que será reabilitada no oceano e queríamos pedir mais reportagens como essa, que fale de animais marinhos.

Obrigada pela atenção!

Pietra E. e Miguel O.


Mogi Guaçu, SP, 4 de outubro de 2023.

Olá Joca!

Somos alunos do 4º ano A da Emef Antonio Giovani Lanzi e lemos a reportagem “Caso da capivara Filó movimenta redes sociais e gera discussões”, edição nº 205. Gostamos pelo animal ser muito conhecido e muito fofinho.

Gostaríamos de saber como está a capivara Filó atualmente.

Obrigado pela atenção,

Heitor P.
Arthur de C.


Mogi Guaçu, 4 de outubro de 2023.

Olá, pessoas incríveis do jornal Joca!

Somos alunos do 4º ano A da Emef Antonio Giovani Lanzi e vimos nas maluquices a notícia: “Pássaro rouba fone de jornalista durante um noticiário”. Pedimos que vocês postem mais notícias como essa, engraçadas e divertidas.

Muito obrigado pela atenção!

Amanda, Kauan e Vivian


Mogi Guaçu, SP, 4 de outubro de 2023.

Jornal Joca,

Nós, Mariah e Davi, do 4º ano A da Emef Antonio Giovani Lanzi, lemos a reportagem “Games Scarlet e Violet de Pokémon vendem mais de 20 milhões de cópias”, edição nº 200. Nós gostamos muito mesmo da matéria, pois ela é interessante, chamativa e adoramos ler sobre.

Gostaríamos que publicassem mais.

Muito obrigada por lerem nossa carta,

Mariah G., Antonio e Davi Luis.


Olá, pessoal do jornal Joca!

Sou Luiz Gustavo, tenho 8 anos e estudo na Emef Eliza Rachel.

Eu gosto de jogar bola. Gostei do bezerro Happy e queria que vocês mostrassem outros animais assim também.

Tchau, jornal Joca, até breve.
Luiz G., 8 anos, São Paulo, SP 😉


OLÁ, jornal JOCA!

Sou aluna da Emef Eliza Rachel. Eu e meus colegas gostamos muito da sua equipe.

Eu gostei muito da edição 203. Gostei muito dos desafios do jornal, que tem muitas atividades.

Até a próxima vez,

Alice T., 8 anos, SP


Meu nome é Fernanda e tenho 7 anos, sou da Escola Eliza Rachel, aluna da professora Andréa. Adorei o bezerro com uma marca sorridente. Queria que vocês fizessem uma reportagem dos brinquedos de antigamente.

Abraços,

Fernanda C., 7 anos, São Paulo, SP



Olá, equipe do jornal Joca!

Nós somos alunos do 3º ano da Emef Profa. Therezinha da Silva Paes Secco, localizada no Caimã, em Botucatu, SP.

Nós lemos a notícia “Racismo no futebol”, publicada na edição nº 207, e ficamos sensibilizados com o que ocorreu com o jogador Vinicius Júnior, então resolvemos fazer cartazes, com frases e desenhos, para promover uma “Campanha de Conscientização Contra o Racismo” em nossa escola. Também aprendemos a cantar a música “O Meu Cabelo É Bem Bonito”, de Allan de Souza, assim apresentamos a campanha aos demais estudantes e foi muito importante.

Nós adoramos as matérias do jornal Joca!

Abraços!
Alunos do 3º ano e professora Fabiana






Querido jornal Joca,

Sou estudante da PEI Dr. Helio Motta, da turma 4º A. Vim dar parabéns aos 100 anos da Disney.


São Paulo, 24 outubro de 2023.

Querido Felipe Sali,

Eu sou a Letícia e estou fazendo esta carta com a minha dupla, Isabella. Nós somos alunas do 4º ano A da escola PEI Dr. Helio Motta. Não sabíamos que a Disney está celebrando 100 anos, que a data é dia 16 de outubro e que a Disney lançou o filme. Nós gostamos muito do filme da Disney.

Isabella M e Letícia H.


São Paulo, 24 de outubro de 2023.

Querido jornal Joca,

Nós, Gustavo e Rhian, gostamos da ideia de comemorar os 100 anos da Disney, fazer um curta-metragem e colocar personagens icônicos da Disney.

Obrigado, jornal Joca, pela atenção e tchau!

Gustavo e Rhian.


Oi, jornal Joca.

Eu adorei a publicação do dia 16 de outubro, da notícia “Disney celebra 100 anos com curta-metragem estrelado por personagens icônicos”. As publicações que você faz são muito boas.

Gostei muito.

Tchau,
José Gustavo


São Paulo, 24 de outubro de 2023.

À equipe do jornal Joca.

Nós, alunas do 4º ano A (Bianca e Marya F.), da escola PEI Dr. Helio Motta, vimos a notícia que a Disney completou 100 anos! Achamos muito legal e interessante, porque eles fizeram um trailer falando sobre personagens icônicos que marcaram nossa vida.

A notícia está muito bem escrita, bem elaborada, com muitos fatos importantes etc. Achamos essa notícia no caderno de cultura.

Obrigada por nos manter informadas!

Beijos!!
Amamos a equipe 🙂
Marya F. e Bianca R.


Querido jornal Joca,

Adoro suas notícias e a minha preferida é a da Disney. Li tudo, assisti ao trailer e ao vídeo. Adoro a Disney. Esse texto está maravilhoso. Um beijo do Yan.





Suzano, 10 de novembro de 2023.

Caro Joca,

Somos estudantes do 4º ano D da Escola Morato de Oliveira e nos interessamos pela matéria “Amazônia já emite mais gás carbônico do que absorve”, da edição 173, de 26/7 A 9/8/21. Gostamos muito dessa matéria e gostaríamos mais desse tipo de assunto.

Obrigado pela atenção.


Prezados editores do jornal Joca,

Somos alunos do 4º ano A da Emeb Padre Estevo Fernando Laurindo. Nós lemos a notícia sobre a primeira loba-guará que foi reintroduzida à natureza e teve filhotes, da edição n° 214. Nós gostamos muito dessa notícia, pois é muito bom saber que há organizações que salvam os animais órfãos, cuidam e devolvem ao seu habitat natural. Nós ficamos felizes em saber que a tecnologia está evoluindo e ajudando a acompanhar os animais que foram devolvidos à natureza.

Gostaríamos que vocês publicassem mais notícias sobre os animais em risco de extinção.

Abraços,
Alunos do 4º ano A


Suzano, 10 de novembro de 2023.

Querido jornal Joca,

Somos alunas do 4º ano D da escola estadual de SP Morato de Oliveira. Nós gostamos da matéria “Amazônia já emite mais gás carbônico do que absorve, diz estudo”. Foi publicada na edição 173, do dia 26/7 ao dia 9/8/21. Achamos a ação importante para nos prevenir e nos cuidar.

Gostaríamos de mais matéria como essa.

Beijos,
Estudantes do 4° D



Olá, jornal Joca!

Eu estou aqui para falar um pouco sobre a reportagem lida na seção Maluquices, edição nº 215, que fala sobre o furacão que aconteceu no México. Muito obrigada, jornal Joca,

Tchau e até a próxima!

Thifany F., 4º ano B, Emef Dona Silvina, Bom Sucesso de Itararé, SP


Oi, Joca!

Sou aluno da Emef Dona Silvina, leio o jornal na escola. Quero que vocês falem mais sobre oceanos, porque é um assunto que eu acho legal.

Até mais,
Tchau.
Enzo M., 4º ano B, Bom Sucesso de Itararé, SP


Olá, jornal Joca.

Vou falar um pouco da seção “Maluquices”, ela é interessante, engraçada e divertida.

Um abraço e até a próxima!

Maria S., Emef Dona Silvina, Bom Sucesso de Itararé, SP


Olá, jornal Joca!

Queremos saber mais sobre animais domésticos, mais especificamente sobre o papagaio.

Tchau, até a próxima!

David B. e Thaemily F., Emef Dona Silvina, 4º ano B, Bom Sucesso de Itararé, SP


Olá, jornal Joca!

Estamos aqui para falar um pouco sobre a reportagem lida na seção “Maluquices”, edição nº 215, que falava do desaparecimento de uma tartaruga, nós gostamos dessa seção porque é interessante, engraçada e divertida.

Nós gostaríamos de ler mais reportagens sobre animais domésticos e, em especial, o papagaio. Obrigado, jornal Joca.

Tchau e até a próxima!
Alunos do 4º ano B, Emef Dona Silvina, Bom Sucesso de Itararé, SP


Olá, jornal Joca!

Eu sou aluno da Emef Dona Silvina, gosto muito de ler o jornal, parabéns pelas reportagens, quero saber mais sobre oceanos e descobrir coisas novas.

Tchau!

João Vítor, 4º ano B, Bom Sucesso de Itararé, SP


Bom Sucesso de Itararé, 1º de dezembro de 2023.

Olá, pessoal do jornal Joca!

Eu e minha amiga lemos a matéria de esporte “Fluminense é campeão da Libertadores masculina”; achamos interessante, não sabíamos que o Fluminense tinha ganhado de 2 a 1, por isso viemos parabenizar o seu trabalho.

Gostamos muito do seu jornal e estamos aprendendo muito com ele.

Um grande abraço!!!

Rarine e Kamilly


Bom Sucesso de Itararé, 7 de dezembro de 2023.

Olá, pessoal do jornal Joca!

Eu e minha amiga Maria Julia achamos interessante e ótima [a matéria] “Biologia para todos”. Com ela, descobrimos que o burro é um animal megainteligente. ADORARÍAMOS que pudessem trazer mais novidades sobre biologia.

Até a próxima, alunos do 4º ano C.

Um abraço da MAJU E RENYFFER!


Bom Sucesso de Itararé, 7 de dezembro de 2023.

Olá, pessoal do jornal Joca!

Li uma notícia “Moedas antigas do Brasil”, achei muito interessante e sensacional. Ainda não sabia disso, mas, depois de ler o jornal, eu gostaria muito de conhecer uma cédula dessas.

Um abraço de Valdinan M.


Bom Sucesso de Itararé, 20 de outubro de 2023.

Cara editora do jornal Joca,

Querida editora do Joca, eu sou aluna do 4º ano A da Emef Dona Silvina. Eu e minha dupla gostamos de “Maluquices”, e encontramos uma de que gostamos muito: “Cachorra foge de casa e assiste a show do Metallica”, achamos muito engraçado e legal, porque nunca tínhamos visto uma dessa. Queremos que continuem fazendo mais reportagem dessas.

Amamos muito, por serem repórteres incríveis!

Alunos do 4º ano A,

Thalyta G.
Davi Rafael W.


Bom Sucesso de Itararé, 20 de outubro de 2023.

Prezados editores do jornal Joca,

Gostamos da reportagem “Bienal bate recordes de público”, pois trouxe muitas informações do Brasil. É muito legal, porque é um texto curto, mas informativo. Agradecemos pelas riquíssimas reportagens do jornal Joca. Tragam mais reportagens para nós.

Gustavo F.
Lorraine Sophia P.


Bom Sucesso de Itararé, 20 de outubro de 2023.

Para o jornal Joca.

Eu, João Lucas, e minha dupla Bernardo gostamos da notícia “Animal híbrido entre cão e graxaim-do-campo é encontrado no Rio Grande do Sul”, na edição 212. Queremos mais reportagens sobre os animais híbridos que aparecem na natureza.

Abraços para todos(as) os(as) editores(as) do jornal Joca.

Editores João Lucas O. e Bernardo K.


Bom Sucesso de Itararé, 20 de outubro de 2023.

Para jornal Joca.

Olá, jornal Joca, estamos fazendo uma carta em dupla e queremos dizer que gostamos muito da reportagem da Disney. Achamos legal que a Disney completou 100 anos no dia 16 de outubro de 2023, divulgado na edição 212.

A partir do dia 22 de setembro, quem visitar o parque Epcot, em Orlando, poderá tirar fotos com estátuas de platina dos principais personagens da Disney espalhadas pelo local.

Abraços da dupla:
Guilherme A. e Heloara M.


Bom Sucesso de Itararé, 31 de outubro de 2023.

Somos estudantes do 4º ano, passamos a ler o jornal Joca e gostamos muito da matéria “98,8% dos alimentos ultraprocessados têm substancias que fazem mal à saúde”. Achamos muito interessante e importante, continuem escrevendo reportagem sobre alimentos.

Amamos ler o jornal!

Alunos do 4º ano: Heron Miguel e Isabelly.


Oi, jornal Joca,

Sou estudante do 4º ano e vim falar sobre a matéria “Disney comemora 100 anos”. Queria mandar parabéns! Eu gosto muito do jornal, parabéns pelo trabalho.

Sophia P.
Atenciosamente.
Data: 1/10/2023


Bom Sucesso de Itararé, 20 de outubro de 2023.

Olá, pessoal do jornal Joca!

Somos alunos do 4° ano A, estamos estudando sobre cartas de leitor e viemos aqui para falar sobre a reportagem “Disney completa 100 anos”, publicada no dia 22 de setembro. Achamos incrível a reportagem, é interessante porque no roteiro brasileiro, até 2024 [é que] parques e shoppings do país receberão exposições, shows, brincadeiras e até pista de dança. Queríamos que tivesse mais reportagem sobre a Disney.

Um abraço, tchau!

Luis Otavio e Luiz Henrique.


Bom Sucesso de Itararé, 20 de outubro de 2023.

Nós somos os alunos do 4º ano A e estamos escrevendo esta carta para falar que achamos muito importante a notícia do jornal Joca “Forte terremoto atinge o Marrocos”. Eu e a minha colega gostamos muito do jornal Joca, ele anuncia o que acontece, nós aprendemos muito com as reportagens e vamos continuar aprendendo.

Abraços!

Alunos do 4º ano A,

Theo e Emanuelly


Olá, equipe do Jornal Joca!
Eu e minha turma do 4º ano C da escola E.M.E.F Capistrano de Abreu lemos a edição 213, ficamos chocados com a senhora de 104 ANOS saltar de paraquedas, e sobre o rinoceronte bem RARO nascer (como só tem 80?) na Indonésia. Contem mais fatos interessantes!

Ana R. , 9 anos.


Olá jornal Joca,

Sou aluna do 5º ano D da Escola Estadual Jorge Saraiva São Paulo (SP) Li a reportagem “O lado da lua que ninguém vê” da edição 211, digo que sou bem fascinada com essas coisas de constelações e planetas, fiquei bem surpresa quando li e vi que a lua gira em torno dela mesma igual a terra, também achei interessante a ficha da lua com a distância da terra de 384. 400 km, 27 dias que demora para dar uma volta na terra e temperatura 173 graus negativos, espero que falem um pouco mais sobre este assunto.

Aline, 5º D, Professora Elaine.


Prezada equipe do Joca,

Somos duas estudantes do 7º ano que pertencem ao instituto SESI de Bebedouro. Debatemos sobre a notícia relacionada ao “crescimento do número de crianças que acessam a internet cada vez mais cedo” da edição 215, e chegamos à conclusão de que os pais devem estabelecer limites aos filhos e nós também gostaríamos de parabenizar a matéria por apresentar os dados por meio de gráficos, achamos que sua presença deixa a leitura dinâmica.

Forte abraço,
Alunas do 7º ano.


Prezada equipe do Joca,

Gostaria de falar sobre a notícia do “rosto da múmia histórica no Peru” que vi na edição 215:

Gostei muito da narrativa da matéria sobre “rosto da múmia histórica no Peru”. Fiquei surpreendida por ela ser muito antiga e ter morrido por volta dos seus 14, levou bastante tempo para ela ser reconstruída pela tomografia e o uso da tecnologia tridimensional de reconstrução facial. Gostei muito dessa notícia.

Um grande abraço

Ivy P., Bebedouro/SP


Prezada equipe do Joca,

Nós nos chamamos Emmily Cristina e Leonardo T., somos da Escola SESI-110 de Bebedouro do 7º ano, lemos na sala de aula a edição 215 e achamos as notícias muito interessantes. E a notícia “Cena criada por inteligência artificial em filme da Disney” nos interessou mais. Nós achamos muito intrigante o uso da inteligência artificial, pois ela está sendo capaz de substituir o ser humano, isso é bom em algumas partes, mas algumas pessoas ficaram desempregadas. Gostaríamos de ter mais notícias sobre a inteligência artificial e muito obrigada pela atenção.

Um grande abraço,
Emmily Cristina e Leonardo T.


Olá, equipe do Joca,

Nós alunas do 7° ano, Ana Lívia e Maria Clara, do SESI CE110 Bebedouro, São Paulo, lemos a notícia “Beatles lançam música inédita graças à inteligência artificial” e gostamos muito. O jornal apresentou uma notícia super interessante, e com isso tocaram nossos corações


Portanto, gostaríamos de ler mais matérias como esta, sobre artistas musicais.

Agradecemos pela atenção e por terem lido.

Ana Lívia e Maria Clara


Olá, equipe Joca!

Achamos muito interessante a ideia da Sony de convidar o Vini.Jr para criar um uniforme de um jogo. Também algo que achamos muito bacana é que o Vinícius Jr. conseguiu encaixar um elemento do futebol, da cultura brasileira e do universo do super-herói em um só traje.

Grato pela atenção,

Alunos: Yuji T. e Vitor Hugo S.
SESI 110. 7 ano

*MATÉRIA ATUALIZADA ÀS 18H30 DE 22 DE JANEIRO DE 2024

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido