Verstappen comemorando a vitória com a bandeira da Holanda. Foto: Getty Images

O holandês Max Verstappen se consagrou campeão da temporada de 2021 da Fórmula 1. O piloto venceu a última corrida do ano, realizada em Abu Dhabi, no dia 12 de dezembro, e, com isso, chegou a 395,5 pontos, oito à frente do segundo colocado na classificação, o inglês Lewis Hamilton.

Ao longo de toda a temporada, Verstappen e Hamilton se revezaram na liderança do campeonato. A disputa entre os dois era tão acirrada que ambos chegaram à última corrida do ano empatados, com 369,5 pontos.

Durante a prova decisiva, Hamilton esteve na liderança em 57 das 58 voltas. Porém, no último giro, Verstappen ultrapassou o concorrente e venceu a disputa, saindo na frente do piloto inglês no número total de pontos da temporada. Assim, Hamilton terminou o campeonato em segundo lugar e Carlos Sainz, da Espanha, em terceiro.

Temporada 2022

Agora, a Fórmula 1 só voltará no ano que vem. A temporada 2022 terá início em 20 de março, com o Grande Prêmio do Bahrein.

Como funciona o esquema de soma de pontos na Fórmula 1?

Para se tornar campeão de uma temporada, é necessário acumular o maior número de pontos possível nas corridas ocorridas ao longo do ano. Sendo assim, o atleta pode ganhar pontos conquistando uma das dez primeiras colocações em uma disputa e/ou realizando a volta mais rápida da prova. Veja a pontuação que cada posição pode render ao corredor:

Primeiro lugar: 25 pontos

Segundo lugar: 18 pontos

Terceiro lugar: 15 pontos

Quarto lugar: 12 pontos

Quinto lugar: 10 pontos

Sexto lugar: 8 pontos

Sétimo lugar: 6 pontos

Oitavo lugar: 4 pontos

Nono lugar: 2 pontos

Décimo lugar: 1 ponto

Fontes: GE e Grande Prêmio.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido